Home / Animais / Quais os Sintomas de Mordida de Cobra em Cachorro?

Quais os Sintomas de Mordida de Cobra em Cachorro?

Nos meses mais quentes do verão, as cobras se tornam muito mais ativas e os donos precisam ter cuidado e proteger seus animais de estimação das picadas de cobra, além de observar os sinais de alerta caso um animal seja mordido.

Os cães costumam tentar perseguir ou matar cobras, resultando em picadas de cobra geralmente no rosto e nas pernas do cão. Gatos, sendo caçadores e perseguindo tudo o que se move, também são bastante suscetíveis a picadas de cobra.

O tipo de reação do seu animal de estimação a uma picada de cobra é determinado por vários fatores: o tipo de cobra, a quantidade de veneno injetado e o local da picada da cobra. Geralmente, quanto mais perto a mordida está do coração, mais rápido o veneno se espalha para o resto do corpo. Além disso, no início do verão, as glândulas de veneno das cobras estão mais cheias e suas picadas são muito mais graves.

Tipos de Cobras e Venenos

Existem muitos tipos de cobras venenosas, elas podem ser encontrados em todo o mundo, e o perigo que eles representam é muito real. Embora nem todas as cobras tenham veneno mortal, uma picada de cobra ainda causará desconforto e estresse ao seu animal de estimação. No caso de cobras venenosas, o tempo é essencial no que diz respeito ao tratamento que salva vidas.

A cobra tigre (Notechis scutatus) e a cobra-cipó-marrom (Colubridae) são responsáveis ​​pela maior parte das picadas de cobra em animais domésticos. As cobras-tigre têm uma mordida que pode ser fatal não apenas para animais de estimação, mas para os seres humanos. O veneno de cobra marrom é mais suave que o da cobra-tigre. Essas cobras têm uma toxina que causa paralisia e também possuem um agente que utiliza todos os fatores de coagulação que ajudam a impedir o sangramento do animal. As cobras-tigre também possuem uma toxina que quebra os músculos, causando danos aos rins.

Quais os Sintomas de Mordida de Cobra em Cachorro?

Os sinais de picada de cobra incluem:

Fraqueza repentina seguida de colapso;

Tremor ou contração muscular e dificuldade em piscar;

Vômito;

Perda do controle da bexiga e do intestino;

Pupilas dilatadas;

Paralisia;

Sangue na urina.

Mordida de Cobra em Cachorros
Mordida de Cobra em Cachorros

Se você acha que seu animal de estimação foi mordido por uma cobra, mantenha-o calmo e quieto e leve-o ao veterinário imediatamente. As chances de recuperação são muito maiores se o animal for tratado precocemente, com alguns animais recuperando-se em 48 horas. Animais de estimação deixados sem tratamento têm uma taxa de sobrevivência muito menor e muitos morrem. Se o seu veterinário estiver a alguma distância, se possível, você pode aplicar um curativo de pressão – um curativo firme sobre o local da picada – para ajudar a retardar a propagação do veneno no coração. Nunca lave a ferida nem aplique um torniquete.

Se você conseguir identificar a cobra, diga ao seu veterinário que tipo de cobra é – mas não tente pegá-la ou matá-la. Se estiver morto, leve a cobra com você, caso contrário, há um exame de sangue ou urina que pode identificar se o animal foi mordido e o tipo de cobra responsável.

Depois que a cobra for identificada, seu veterinário poderá administrar antiveneno. Esteja ciente de que o antiveneno é caro e pode resultar em uma grande conta veterinária; portanto, é melhor tentar manter seus animais de estimação seguros e longe de cobras em primeiro lugar.

O Processo de Envenenamento

Cachorro Envenenado
Cachorro Envenenado

Os sintomas da picada de cobra podem aparecer dentro de 1 hora a 24 horas após o incidente, mas é muito importante observar que os efeitos da picada de cobra no sistema do seu cão começam a ter efeito imediato.

As complicações que seu animal de estimação experimentará, desde uma picada de cobra, variam de mínimas (como em uma picada não-venenosa, a menos que a infecção ocorra) a extremamente perigosas,  em se tratando de uma picada venenosa. A reação à picada varia de acordo com a espécie da cobra e a toxicidade do veneno.  O tamanho e a maturidade da cobra afetarão a quantidade de veneno. O local da picada é um fator (por exemplo, uma picada no tórax ou no abdômen significa que o veneno entra no corpo mais próximo do coração e abre caminho para o envenenamento mais rapidamente).  Assim, mordidas na cabeça ou extremidades causam menos mortalidade.

Mordidas peçonhentas podem causar danos nos vasos sanguíneos e nos tecidos, danos nos órgãos, pressão arterial baixa, acidemia láctica (perturbação da PH no sangue) Pode haver destruição dos glóbulos vermelhos.

O Socorro Médico

Mantenha a calma. Você não quer que seu cão sinta seu pânico porque ele precisa ficar o mais quieto possível enquanto estiver em trânsito até a clínica. Não permita que ele ande; leve-o para o seu veículo e tente acalma-lo com sua voz e ações. Não tente remédios caseiros, como compressas de gelo ou torniquetes; você pode pensar que está ajudando, quando, na verdade, está apenas atrasando a ajuda de seu amado animal de estimação. Se possível, traga cuidadosamente a cobra morta com você ou tire uma foto da cobra com seu telefone celular para mostrar ao veterinário e ajudar no diagnóstico. Com base nas informações fornecidas e nos sinais clínicos, seu veterinário determinará a melhor terapia. Alguns veterinários podem optar por usar um kit de detecção de veneno de cobra como parte do diagnóstico.

Picada de Cobra
Picada de Cobra

Tratamento Médico

O antiveneno é mais eficaz quando administrado dentro de 6 horas após uma picada de cobra Se a mordida for grave, será fornecido suporte de oxigênio, corticosteroides e fluidos intravenosos para controlar o choque e proteger contra danos nos tecidos. Anticonvulsivantes, antibióticos, anti-histamínicos, controle da dor e anti-inflamatórios também são geralmente necessários.  Seu animal de estimação precisará de uma observação cuidadosa por até 48 horas, pois às vezes os sinais e efeitos completos do envenenamento não aparecem imediatamente.  Um caso leve de picada de cobra pode desaparecer em alguns dias. Um caso sério com muitas complicações pode significar uma longa permanência no hospital e um período de recuperação de várias semanas.

Recuperação Clínica

A recuperação do seu membro peludo da família dependerá de vários fatores. A idade, tamanho do cão, estado de saúde atual no momento da picada e o tempo que passa antes de ser tratado contribuem para o sucesso da recuperação. O local da picada pode ter um impacto, assim como o tamanho da ferida.

No caso de uma recuperação bem-sucedida (e é possível), será necessário acompanhamento para avaliação da cicatrização de feridas e uma bateria de exame e teste para avaliar o retorno dos sistemas, músculos e órgãos corporais à sua função normal. Como proprietário de um animal de estimação, você deve perceber que o tempo de recuperação pode ser bastante extenso, envolvendo reabilitação e terapia continuada.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *