Home / Animais / Curiosidades Sobre o Camarão e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre o Camarão e Fatos Interessantes

Os camarões são crustáceos marinhos que se encontram no fundo da água em quase todos os ambientes do mundo. Camarões são geralmente pequenos em tamanho, com algumas espécies de camarão sendo tão pequenas que muitos animais não podem vê-los.

Existem mais de 2.000 espécies diferentes de camarão em todo o mundo, todos os quais são invertebrados, o que significa que o camarão não tem uma espinha dorsal.

Em vez disso, o camarão tem um exoesqueleto duro (a casca do camarão), que muitas vezes é transparente e incolor, dificultando a visão do camarão na água. Estes são alguns dados básicos do animal. Quer descobrir mais? Então prossiga com a leitura do artigo!

Informações Sobre O Animal

Reino: Animalia;

Filo: Euarthropoda;

Subfilo: Crustáceos;

Classe: Malacostraca;

Subclasse: Hoplocarida;

Ordem: Stomatopoda.

O camarão vive nos leitos dos rios e nos oceanos ao redor do mundo, filtrando areia e partículas na água. Os camarões são conhecidos por permanecer em lugares que contêm numerosos indivíduos e são capazes de se adaptar facilmente a mudanças nas condições da água.

Camarões são animais onívoros e, portanto, ingerem e variedades de espécies vegetais e animais. Camarões se alimentam principalmente de algas e outras partículas de plantas, juntamente com pequenos peixes e plâncton na água.

Sabe-se que uma espécie de camarão atordoa sua presa antes de comê-la, fazendo um barulho alto com uma de suas garras, o que faz o som estalar na água. Devido ao seu pequeno tamanho e abundância, os camarões são presas naturais de numerosos predadores, tanto na água como fora dela.

O camarão é comido por peixes, crustáceos — como caranguejos, ouriços do mar e estrelas do mar — aves marinhas, papagaios, baleias, golfinhos, tubarões, seres humanos e muitas outras espécies de animais também.

O camarão fêmea pode depositar até um milhão de ovos de uma só vez, o que leva apenas algumas semanas para eclodir. O minúsculo camarão torna-se parte do plâncton na água até que seja grande o suficiente para uma grande caça em grupos para partículas maiores de alimento.

Dieta

Os camarões adquirem seus alimentos, seja peneirando a areia do fundo do oceano ou filtrando as águas ao redor para ingerir pequenas partículas de várias espécies vegetais ou animais. Eles vão comer os dois tipos de proteínas, por isso são considerados onívoros.

A maior parte de sua dieta é composta de algas e matéria de plâncton. O camarão representa uma ameaça muito pequena quando se trata de consumir outros animais e plantas. No entanto, eles são presas de um grande número de espécies maiores, especialmente humanos.

Estrutura Social

Assim como os peixes, eles viajam em cardumes. Eles podem se adaptar facilmente a novas condições na água, respondendo por seu grande número em todos os oceanos da Terra.

Por causa de seu tamanho pequeno, é vantajoso para eles ficar em grupos, a fim de se protegerem de predadores maiores. Seu tamanho real é tipicamente entre 0,5 e 5 centímetros de comprimento. Apesar de sua estatura, essas criaturas ainda podem ser vítimas de parasitas microscópicos.

Eles frequentemente desenvolvem relacionamentos mutuamente benéficos com pepinos do mar ou lesmas do mar, a fim de remover quaisquer ectoparasitas. Dentro dos cardumes, há comunicação de áudio.

Características Físicas

Espécies de Camarão
Espécies de Camarão

Diferentes espécies de camarão podem variar na aparência de suas características físicas. No entanto, as características corporais deles são extremamente comuns em todos os 2.000 tipos diferentes conhecidos atualmente.

Seus corpos são divididos em duas partes: o tórax e a cabeça. Os dois componentes são conectados pelo cefalotórax e abdome estreito. O corpo em si é protegido por uma casca dura conhecida como a carapaça. A boca do camarão trabalha em conjunto com suas guelras.

Protegida pela casca exterior dura, as brânquias permitem derivar oxigênio das águas circundantes. Suas pernas, olhos e rosto também crescem de sua casca dura.

Para se proteger dos predadores, o camarão possui um nariz ou bico afiado, chamado rostro, que se estende para fora da cabeça do corpo. Este bico também serve como estabilizador ao nadar para a frente e para trás na água.

Fatos Interessantes

Todas as espécies de camarão podem ser divididas de acordo com as suas garras. Com base nos tipos de garras que possuem e nas táticas usadas para matar a presa, eles são classificados entre “esmagadores” ou “cortadores”.

Os cortadores têm apêndices espinhosos com pontas farpadas, que são usados ​​para esfaquear presas de corpo mole, como diferentes tipos de vermes e peixes.

Os esmagadores têm apêndices mais desenvolvidos que são usados ​​para esmagar suas presas em pedaços. Os esmagadores podem perfurar na mesma velocidade que um tiro de um rifle de calibre 22. Eles têm dois apêndices raptorial na frente do seu corpo, que usam para perfurar sua presa.

Esses punhos são carregados com mola, capazes de acelerar a partir de seu corpo a mais de 80 km/h, liberando uma força de mais de 1.500 newtons, o suficiente para esmagar caranguejos e conchas de molusco. Isso é 2.5k vezes a força do peso do próprio camarão, se um humano pudesse fazer isso, ele seria capaz de perfurar o aço!

Outras Curiosidades

Seu soco é tão rápido que resulta em bolhas de “cavitação”. Esta é uma bolha superaquecida e um pequeno flash de luz, que por frações de segundo também gera temperaturas de 4.400 Cº (que é quase tão quente quanto o sol) na água circundante.

Quando as bolhas colapsam, causam uma onda de choque intensa que é como um soco duplo e pode atordoar, desmembrar ou matar a presa instantaneamente — mesmo que o camarão perca o alvo. Eles podem rachar e perfurar buracos no vidro do aquário.

Enquanto eles são altamente desejados, eles exigem aquários especiais mais fortes. Quando se deparam com um obstáculo que desejam se mover, muitas vezes tentam sair.

Eles também são conhecidos por atacar seu próprio reflexo através do vidro. Os restaurantes têm um núcleo absorvente de choque especial que os impede de quebrar. Por baixo dos seus cascos de revestimento duro, o camarão tem camadas especiais de quitina, que estão posicionadas de forma a atuar como amortecedores.

Essa estrutura evita que pequenas fissuras se tornem uma ruptura completa. Pesquisadores estudaram até mesmo a estrutura de suas células para a blindagem avançada de tropas de combate, estruturas de carros e painéis de aeronaves. Algumas espécies de camarão são parentes do louva-a-deus, um inseto.

Alguns estudiosos acreditam que o camarão é o animal vivo mais velho da terra. Outros acreditam que este título pertence ao ouriço-do-mar. Não se sabe ao certo qual das correntes está certa, portanto, só podemos ficar na especulação dos fatos.

 

Referências

“Camarão”, do site Animais de A a Z;

“Curiosidades do camarão”, do site Fatos Sobre os Animais;

“Camarão”, da página Wikipédia.

Veja também

Ariranha: Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre Esse Animal

Uma das principais curiosidades (ou fatos interessantes) sobre a “Ariranha” diz respeito às inúmeras denominações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *