Home / Animais / Quais os Benefícios de Passear com Cachorro?

Quais os Benefícios de Passear com Cachorro?

Que os cães adoram passear a gente já sabe, não é mesmo? Mas muita gente pensa que isso é apenas um luxo para eles, mas precisamos entender que se trata de uma necessidade natural do animal.  Explorar novos lugares, novos cheiros, tudo isso é muito importante para a saúde do seu pet, e isso faz parte do instinto natural dele. Negligenciar essa necessidade pode se tornar um grande problema na relação de convivência entre vocês dois, o animal acaba ficando extremamente estressado e querendo destruir tudo que tem na sua casa, além de passar a ficar um tanto agressivo sem motivo. Tudo isso são problemas que o seu animal pode desenvolver ao ficar com energia acumulada e entediado de ficar dentro de casa. Por esse motivo, hoje trouxemos uma série de benefícios que fazem valer a pena investir no passeio com seu grande melhor amigo. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Quais os Benefícios de Passear com Cachorro?

Cachorro Passeando
Cachorro Passeando

Saiba que existem uma série de benefícios para o seu animal quando passeios diários são inseridos em sua rotina, aliás para vocês dois, pois se ele está bem a relação de vocês dois se tornará incrível.

Atividades Físicas

Atividade física é tão necessária para o seu pet como é para você, isso deve fazer parte dos dias deles para que tenha um corpo e mente saudáveis, isso pode ajudar a prevenir diversas doenças ao longo de sua vida. Seu cachorro ficará mais calmo e menos ansioso.

Instinto Explorador

Cachorro Passeando de Carro
Cachorro Passeando de Carro

Saiba que seu cão antes de ser domesticado passava o dia todo andando em busca de água e comida para sua sobrevivência, conhecer e cheirar novos lugares faz parte da natureza dele. Seus sentidos são todos ativados quando ele está em um ambiente diferente, e isso faz com que sua mente trabalhe para entender tudo o que está acontecendo a sua volta. Por isso essa necessidade tão grande de explorar o mundo.

Muitas pessoas acham que cachorros que moram em casas espaçosas, com um quintal grande não precisam de passeios diários. É aí que você se engana, claro que espaço é sua importante para o animal, mas isso não substitui as novas aventuras que ele terá fora dali, pois serão sensações diferentes, uma série de estímulos sensoriais diferentes. Para o cachorro, quando ele exercita o corpo, automaticamente estará exercitando também a sua mente.

Novos Desafios

Cachorro na Grama
Cachorro na Grama

Quando você leva o seu cão para rua, ele passa a receber uma série de desafios diferentes do que tem dentro de casa. É também uma ótima oportunidade de ensinar coisas importantes para ele, como por exemplo ao tentar brigar com algum cachorro você consegue imediatamente intervir e mostrar para ele que não é assim que as coisas funcionam, ele vai ser repreendido em tempo real e consequentemente guardar melhor essa informação.

Por outro lado, se ele demonstrar um bom comportamento diante desse tipo de situações e não se exaltar, você pode fazer um carinho ou oferecer um petisco para que ele receba esse reforço positivo de como deve se comportar.

E esses comportamentos tendem a se repetir, ele vai entender que sempre que estiver diante daquela situação deve ficar calmo e tranquilo. Mas lembre-se, passeio seguro é passeio com guia.

Interação com Pessoas e Outros Animais

Cachorro Sorrindo
Cachorro Sorrindo

Nos passeios diários dele, o cachorro vai conhecer muitas pessoas e animais diferentes, isso vai auxiliando em sua socialização. Se ele é um cachorro medroso vai aos poucos se tornando mais confiante, se relacionando melhor com pessoas estranhas, e também com outros cachorros, gatos e outros animais.

Tudo com muita calma para evitar acidentes, não exponha seu cachorro ao risco, não se aproxime tanto de animais que você não  conhece para evitar acidentes. Se for um cachorro agressivo, por exemplo, ou que está sem o dono ou sem a guia, melhor ficar longe.

Fortalecendo os Laços

Cachorro Passeando com o Dono
Cachorro Passeando com o Dono

Levar seu melhor amigo para passear ajuda no relacionamento entre vocês, ele vai ficar ainda mais feliz por passar um maior tempo de qualidade contigo. Vocês exploram novos lugares juntos, fazem coisas diferentes e tudo isso fortalece a conexão. Fazer com o que seu cachorro te obedeça também fortalece os vínculos, pois os cachorros tem necessidade de serem direcionados, e para ele você é a pessoa mais importante do mundo.

O tempo de passeio vai variar de acordo com a necessidade diária de cada, indicamos que esses passeios ocorram entre 2 e 3 vezes por dia, quem dita a velocidade e o tempo é ele, respeite. Se você não tem disponibilidade de sair várias vezes por dia com ele, faça um passeio mais longo e bem calmo. Aliás isso é importante, não tenha pressa no passeio, se ele quiser parar para cheirar algumas coisas, de esse tempo para ele, nada mais frustrante do que ser puxado para andar mais rapidamente. Ele também pode utilizar esse tempo para fazer as suas necessidades fisiológicas, por isso o passeio deve ser demorado e tranquilo.

Antes de comprar ou adotar um cachorro, conheça as necessidades dele e veja se vai conseguir oferecer o que ele precisa. Cães menores têm uma necessidade menor de gastar energia, enquanto cães de grande porte precisam de muitas atividades ao longo do dia para não ficarem entediados. Os filhotes só devem sair para passear depois de todo esquema vacinal completo, além de vermífugos e liberação do médico veterinário.

Portanto saiba que todos os cachorros precisam sim passear, não ache que o seu animal não precisa. Os passeios devem acontecer diariamente, o ideal é que aconteça várias vezes por dia. Devem ser longos, e nunca rápidos, no mínimo 40 minutos, mas 1 hora por dia seria o tempo ideal.

E aí? Você tem levado seu cachorro para passear? Espero que depois dessa dica você perca a preguiça e leve seu pet para explorar o mundo.

Veja também

Patos e Gansos

Qual é a Diferença entre Pato e Ganso?

Hoje viemos esclarecer mais algumas dúvidas sobre a diferença entre o pato e o ganso, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.