Home / Animais / Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em home office, ter plantas em casa deixa o ambiente ainda mais delicioso. Ter uma casa onde a natureza está presente faz bem para a mente e para o corpo. Por esse motivo é indicado que sua casa tenha pontos que lembram a  natureza e o ar livre.

Ter plantas e ambientes verdes dentro de casa tornam o ambiente muito mais agradável. Não é só uma questão ornamental, mas sim traz benefícios verdadeiros para o local, como purificar o ar por exemplo. Mas hoje vamos trazer para vocês os benefícios comprovados de ter plantas e flores em casa.

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Dicas

Confira com a gente agora os principais benefícios de ter plantas e flores aí em sua residência.

Fonte de Bom Humor

Acredite, não existe gente mal humorada ganhando flores. Quem cuida e vive cercado de plantas se sente mais feliz e mais positivo.

Fonte de Cura

Acredite, existem pesquisas científicas que comprovam essa teoria. Fizeram um teste, escolheram 90 pacientes que estavam em quarto de hospital, dentro do quadro colocaram algumas mudas de plantas. O resultado foi surpreendente, os pacientes que receberam as plantas tiveram uma melhora expressiva quando comparados com outros com o mesmo quadro, mas que não tinham plantas dentro do quarto.

Menos Estresse  

Sim, as plantas também podem ajudar a reduzir o estresse. Pessoas que cuidam de plantas são mais tranquilas. Isso foi comprovado durante a pandemia que vivemos, as pessoas que foram trabalhar em casa e estavam bem ansiosas resolveram investir em  plantas em casa, relatam que tiveram uma melhora.

Decoração Ornamental

Planta em Casa
Planta em Casa

Quem não deseja ter uma casa bonita? Pois é, todo mundo fica mais feliz com uma casa estilosa e bem decorada. As plantas são perfeitas para trazer bem estar e sensação de cada viva, colorida e gostosa.

Aflora a Criatividade

Saiba que ter plantas no ambiente onde você estuda ou trabalha melhora significamente a criatividade. Por isso é super interessante levar algumas plantinhas para o escritório, ou se você trabalha em casa tenha sempre por perto.

Crie um espaço onde você possa ter um momento de reflexão,  lá você vai poder ter novas ideias e até mesmo encontrar a resposta para aquele problema que você precisava tanto resolver. Acredite, vai fazer muita diferença.

Purificação do Ar

Isso mesmo, as plantas podem colaborar para que o ar que você respira seja mais limpo. Inclusive uma planta muito indicada para este fim é a Hera, considerada a planta que mais renova o ar.

Farmácia Natural

A medicina das plantas é muito respeitada, por isso elas são remédio para nós humanos. Esse conhecimento vem desde o antigo Egito, naquela época as plantas já eram utilizadas como medicinais, como é o caso da aloe vera, ela servia para aliviar e cicatrizar feridas abertas. Até nos dias de hoje utilizamos a aloe vera para amenizar queimaduras, por exemplo, além de ser um importante ingrediente da indústria cosmética.

Descanso para os Olhos

Planta na Mesa de Trabalho
Planta na Mesa de Trabalho

Você sabia que olhar para plantas e flores pode acalmar os seus olhos? Pois é, cansamos nossos olhos com tantas telas que ao olhar para as folhagens verdes descansam nossa visão,e isso é comprovado. Por isso, especialmente as pessoas que ficam na frente do computador o dia todo, vão se beneficiar ao fazer algumas pausas para admirar uma planta.

Umidificação do Ar

Sim, além do poder de purificar o ar elas são capazes de umidificar também. Uma ótima dica para essa finalidade é adquirir samambaias americanas, elas ficam lindas em casa e fazem um ótimo trabalho. Quando as plantas transpiram, elas acabam por umidificar o ar, um ambiente com plantas é um ambiente mais fresco.

Melhora a Concentração

As plantas ainda têm um super poder quando o assunto é melhorar a concentração, e isso foi comprovado através de estudos. Fizeram um teste em sala de aula com e sem plantas, nas salas que possuíam foi constatado que a atenção foi maior cerca de 70%. Por isso invista em plantas nos ambientes internos. Escolha plantas que toleram esse tipo de ambiente, uma ótima dica é o bambu.

Maior Sensação de Bem Estar

Você sabia que plantas em casa podem te ajudar a se sentir mais relaxado? É exatamente isso. Plantas com flores coloridas podem te ajudar demais no dia a dia. Flores de cor roxa podem unir o poder da natureza com a terapia das cores e te trará mais calma. É tudo comprovado por estudos, a natureza e as cores fazem nosso organismo liberar diversas sensações.

Mais Informações

Saiba que as flores possuem muitos efeitos positivos na nossa vida, por isso é importante dedicar um tempo para isso.

Comprar flores prontas não tem o mesmo efeito que cultivar uma planta. Pois os benefícios compreendem todo o processo, quando você mesmo planta, cultiva, rega e aduba e toda essa atenção ocupa sua mente e faz maravilhas na sua vida. Você vai perceber que seu humor vai ser outro, você vai se relacionar com uma planta viva e entre vocês haverá uma troca única de boas emoções.

Se você acredita que tudo isso é muito difícil, saiba que basta escolher a espécie correta, principalmente se for iniciante. Escolha plantas de fácil cultivo e que não precisam de muita manutenção, o mais importante é a relação que você vai estabelecer com ela. Pesquise todas as espécies que mais te agrada, e veja o que é necessário para cuidar dela.

Cuidando de Planta

A primeira coisa que você deve cuidar é o local onde deseja plantar uma muda. Se for dentro de casa, por exemplo, verifique se bate sol, se recebe iluminação o suficiente para manter uma planta saudável. Caso note que sua casa é muito escura, por exemplo, você pode pesquisar sobre iluminação artificial para planta, isso pode ajudar muito.

Veja também

Wolverine

Tudo Sobre o Carcaju: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre o Carcaju, mais um animal incrível para nossa lista …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.