Home / Animais / Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Se o seu coração está definido em ter duas criaturas adoráveis ​​em sua vida? A boa notícia é que cães e gatos são completamente capazes de se dar bem, no entanto, existem vários passos que você deve seguir para garantir uma transição suave para a coabitação.

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Se você já tem um cachorro e está pensando em comprar um gato, ou vice-versa, é muito importante pensar em sua primeira introdução. Ao deixar um gato solto e um cachorro sem coleira se encontrarem em uma sala aberta pela primeira vez, você provavelmente está preparando ambos os animais para falhar.

Em vez disso, planeje com antecedência e leve bastante tempo na socialização.  Se você está pensando em comprar um gato para o seu cachorro ou um cachorro para o seu gato, é importante considerar as personalidades dos dois animais. Pode ser útil procurar um companheiro que já tenha sido exposto a outras espécies no passado.

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Avalie a Personalidade

Se um cão tentar agredir, morder ou “maltratar” qualquer gato, é melhor nem pensar em pegar um gato – ou, pelo menos, proceder com cautela. Além disso, um cão que rosna, arremessa ou late obsessivamente contra um gato provavelmente se sentiria melhor em um ambiente livre de gato.  Da mesma forma, um gato que rosna, golpeia, corre ou se esconde de cães provavelmente preferiria não viver com um cachorro.

Se um cão adora perseguir coisas, então um gato tímido e medroso que foge provavelmente não seria a melhor escolha, da mesma forma como um gato energético que corre e pula caia nessa mesma categoria. Um jogo melhor aqui seria um gato calmo e confiante que não correrá (com medo ou brincando), aticando o cachorro a persegui-lo.

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Avaliando  Compatibilidades

Se um cão brincar mais ou menos, é melhor evitar gatinhos ou gatos idosos que possam ser facilmente feridos. Em vez disso, atenha-se a adultos brincalhões que estejam interessados ​​em brincar, mas também confiantes o suficiente para cuidar de si mesmos. Se um gato é indisciplinado ou brincalhão, um cão que é brincalhão.

Se um gato é indisciplinado ou brincalhão, um cão que é brincalhão, mas gentil, pode ser uma ótima opção.Se um cão ou gato é idoso, descontraído, quieto ou ansioso, então um parceiro calmo seria o melhor. Evite companheiros indisciplinados que possam incomodar, amedrontar ou incomodar o outro animal de estimação.

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

A Primeira Impressão

Se você estiver adotando um cão, não leve seu gato para encontrá-lo em um abrigo ou outro estabelecimento que abrigue vários animais por motivos de saúde e segurança. Em vez disso, a introdução deve ocorrer em casa.Se você estiver adotando um gato, não leve seu cão a um abrigo e o exponha aos gatos, pois isso pode ser altamente estressante ou traumático para todos os gatos. Além disso, não é necessariamente um bom indicador de como o cão reagirá em casa. Em vez disso, pergunte aos conselheiros de adoção do abrigo se eles têm gatos confiantes e perspicazes que possam encontrar seu cão sob condições controladas. Se isso não for possível, uma alternativa seria levar o seu cão para conhecer um gato com experiência em cães que pertença a um amigo ou parente. Como último recurso, você pode trazer seu novo gatinho para casa e fazer uma apresentação em casa.

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Separe os Animais

Durante os primeiros  dias, faça um rodizio entre o animal que está em liberdade passeando pela casa e o animal que está confinado para permitir que cada animal tenha bastante tempo para investigar o cheiro do outro, se possível compartilhando os mesmos acessórios como roupas de cama e vasilhas de água e alimentos.

Às vezes, o cão deve ficar confinado em uma caixa ou em outro cômodo (ou ser levado para outro local se não puder ser deixado sozinho) para permitir que o gato passeie livre e investigue o cheiro do cão. Se o cão obsessivamente cavar a barreira de separação ou latir para o gato por mais de um dia ou dois, a interação provavelmente não funcionará sem o treinamento adequado.

Foto Com de Um Cachorro e Um Gato
Foto Com de Um Cachorro e Um Gato

Você pode precisar da ajuda de um profissional. Quando ninguém está em casa, o cão ou gato deve estar sempre confinado de forma segura, para que não sejam possíveis interações não supervisionadas.

Uma vez que o cão está calmo (ou pelo menos não obcecado com o gato) e o gato está calmo, comendo e usando a caixa de areia normalmente, você pode prossegui para uma próxima etapa.

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Permita Que se Vejam

Permita que os animais estejam no mesmo cômodo ao mesmo tempo, mas mantenha o cão bem atado.  Continue com este tipo de introdução até que o cão esteja calmo e ignore o gato, e o gato esteja calmo, comendo e usando normalmente a caixa de areia. Se houver qualquer medo ou agressão exibida em qualquer das partes do animal, continue mantendo os dois no mesmo comodo, mas com o cão ainda atado.  Continue indefinidamente até que o cão e o gato pareçam felizes e relaxados um com o outro.

Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?

Permita Interações

O tempo não supervisionado em conjunto pode ocorrer depois que o gato e o cão forem supervisionados um ao outro por um período de tempo significativo (cerca de um mês) e você tem certeza de que eles não se machucarão mutuamente.

Dicas Para Treinar Cães Obcecados

Se o cachorro ficar olhando para o gato ou para a porta que separa o gato, tente distraí-lo e levá-lo a desviar o olhar com petiscos, uma voz feliz ou gentilmente guiando o cão para longe na coleira. Uma vez que o cão está longe do gato, tente oferecer um petisco. Se ele aceitar, repita esse processo até que ele não esteja mais focado no gato ou na porta.

Ao abordar a socialização do seu cão e gato de uma maneira que leve os dois animais em consideração, você terá mais chances de alcançar o sucesso.

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *