Home / Animais / Quanto Tempo Depois de Comer o Cão Defeca?

Quanto Tempo Depois de Comer o Cão Defeca?

O cachorro é o melhor amigo do homem, ditado popular no mundo inteiro. Isso nos faz pensar que ele tem as mesmas necessidades. Não é bem assim! É um ser vivo diferente de nós, principalmente anatomicamente, e é essencial conhecê-lo para não incorrer em erros que possam arruinar sua saúde.

Um dos aspectos que diferencia o homem do cão é certamente o sistema digestivo. Vamos ver juntos o que os diferencia. Tal como acontece com os seres humanos, a digestão começa na boca também em cães. No entanto, a boca do cão funciona de maneira muito diferente da do ser humano: em primeiro lugar, o cão tem 42 dentes e quase 2000 paladar, enquanto uma pessoa tem 32 dentes e 9000 paladar.

Isso significa que o cão não vai gostar muito da refeição, porque na natureza a sobrevivência consiste em comer o mais rápido possível. Os dentes do cão, embora não sejam totalmente carnívoros, são particularmente adequados para mastigar carne e o objetivo da mastigação canina é enviar comida para o esôfago e estômago o mais rápido possível. Portanto, não deveria nos surpreender se nosso amigo devorar tudo em alguns segundos: é a natureza dele!

Outra diferença entre homem e cachorro está no estômago e no intestino: o cão tem estômago grande e intestino curto, o homem é o inverso. Isso é normal se você acha que a digestão ocorre principalmente no intestino. O órgão do cão mais explorado para digestão, no entanto, é o estômago. Como o cão deve estar pronto para digerir qualquer coisa (da grama aos ossos), o estômago produz ácidos particularmente poderosos (três vezes mais que os humanos) e a comida fica mais tempo dentro do estômago antes de passar para intestino, que funcionará muito menos que o humano.

A coisa adicional que o cão tem é que ele pode comer quase tudo e terá menos infecções bacterianas do que os humanos, dada a velocidade e o poder do seu sistema digestivo. Então, mais uma vez não deveria nos surpreender e muito menos precisamos ficar tão preocupados se seu cão devorar praticamente tudo!

Quanto Tempo Depois de Comer o Cão Defeca?

Uma pesquisa mostrou que existem opiniões conflitantes sobre a duração da digestão do cão, portanto não há dados absolutos que possam definir um tempo preciso de digestão. Embora saibamos que leva até 4 horas para um homem digerir uma refeição, é mais difícil digerir dados precisos sobre a digestão do cão. Vamos tentar entender o porquê.

A duração da digestão do cão, especialmente a fase de esvaziamento gástrico (ou seja, a passagem de alimentos do estômago para o intestino) varia de acordo com muitos fatores:

Densidade energética da dieta
Tamanho de partícula alimentar
Volume de refeições
Acidez, viscosidade, osmolaridade dos alimentos
Ingestão de água
Tamanho do estômago do animal

Além disso, no que tange a digestão canina, os cães também são afetados pelo estilo de vida e a saúde do animal. Por essas razões, torna-se difícil prever como o cão digere e em que momento defecará. De um modo geral, no entanto, pode-se dizer que alimentos crus e alimentos úmidos enlatados são mais rápidos de digerir do que alimentos secos.

Para digerir os alimentos úmidos, de fato, o cão leva de 4 a 6 horas, em vez de alimentos secos, mesmo 8 ou 10 horas. Os alimentos no intestino do cão também podem permanecer por dois dias, dependendo da dificuldade em absorver e eliminar (por exemplo, ossos).

Cuidados com Obstrução Intestinal no Cão

Se você possui um cão com a reputação de comer tudo o que vê pela frente, deve ter muito cuidado em reconhecer os primeiros sinais de bloqueio intestinal. A lista de objetos recuperados dos sistemas digestivos caninos todos os anos é bastante impressionante e, ocasionalmente, surpreendente. Os mais comumente encontrados são: moedas, ossos, gravetos, brinquedos, meias, pedras, botões, roupas íntimas, bolas, cotonetes e bolinhas de gude.

Os sintomas podem variar dependendo da localização do bloco. Os sintomas mais comuns incluem: vômitos, perda de apetite, dor abdominal e/ou constipação. Seu cão deve ser visto imediatamente pelo veterinário se você suspeitar que ele tenha ingerido alguma coisa. Se não tratada, um bloqueio em cães pode levar a complicações fatais, como perfuração intestinal e peritonite.

Obstrução Intestinal no Cão

Se você puder fazer com que seu cão chegue ao veterinário rapidamente, às vezes é possível evitar a cirurgia e remover o objeto através de endoscopia. Além disso, dependendo do que o cão comeu, o veterinário pode sugerir a indução de vômito antes que ocorra um bloqueio; isso pode funcionar se o cachorro engolir um objeto macio como uma meia.

Considerando que o tempo de trânsito dos objetos para se mover através do trato gastrointestinal é entre 10 e 24 horas, os sintomas de uma obstrução intestinal geralmente ocorrem dentro de 24 horas após a ingestão do objeto problemático. No entanto, dependendo de onde o objeto trava, o intervalo de tempo pode variar (quanto mais cedo ele travar no sistema, mais rapidamente os sintomas surgirão).

Cão Comeu Ossos: O que Fazer?

Isso é algo bastante comum. Desvie o olhar da mesa por um segundo, e seu cachorro pode pegar uma asa de galinha. Quando você se der conta, ele já engoliu tudo. O que fazer neste caso? Ossos cozidos são mais propensos a quebrar do que ossos crus, apresentando um perigo para o seu animal de estimação.

A seguir apresentaremos três coisas que você pode dar ao seu cão. Elas ajudarão a proteger o estômago e o revestimento intestinal, envolvendo o osso e permitindo que ele se mova pelo sistema digestivo sem problemas:

  • 1/2 a uma fatia inteira de pão rico em fibras
  • De 1/4 a 1/2 xícara de abóbora enlatada
  • 1/2 xícara de arroz integral cozido

Depois de fazê-lo ingerir uma dessas coisas, tudo o que resta é esperar pelo resultado. Os cães que começam a parecer apáticos ou desinteressados ​​em comida, começam a vomitar, têm dor abdominal, as fezes estão ensangüentadas ou tardias, se esforçam para passar pelas fezes ou simplesmente não agem normalmente, devem ser vistos imediatamente pelo veterinário.

Se o cão ingeriu um corpo estranho há menos de duas horas e o objeto puder ser devolvido com segurança, os veterinários podem recomendar a indução de vômito com peróxido de hidrogênio a 3%. Ligue para o seu veterinário o mais rápido possível para ver se é seguro induzir ao vômito (se o objeto for tóxico ou afiado, pode não ser). Se for, o seu veterinário lhe dirá quanto peróxido de hidrogênio usar.

Em alguns casos, se isso não funcionar, o veterinário pode administrar medicamentos mais eficazes para induzir o vômito. Nota: não tente provocar vômito por conta própria. Alguns objetos podem ser perigosos! Consulte o seu veterinário para descobrir se é apropriado ou não a indução do vômito.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *