Home / Animais / Quantas Vezes a Cadela Entra no Cio Durante o Ano?

Quantas Vezes a Cadela Entra no Cio Durante o Ano?

O cio da cadela é um evento natural que muitas vezes perturba os novos donos. É um evento natural mas, quando acontecer, o que você quer fazer com isso? Será que precisamos impedir que aconteça ou isso pode ser prejudicial ao cão? Vejamos um pouco sobre isso nesse artigo.

Quantas Vezes a Cadela Entra No Cio Durante O Ano?

A maturidade sexual é geralmente alcançada entre 6 meses (cães pequenos) e 12 meses. A fêmea pode acasalar mesmo desde o primeiro calor, portanto, não se deixe enganar pela tenra idade. Se a gravidez não for desejada, tenha cuidado desde o início.

Quantas vezes a cadela entra no cio durante o ano? Duas vezes por ano, em intervalos variáveis. A “normalidade” sempre permanece a cada 6 meses, sendo que algumas cadelas têm intervalos diferentes (de 4 meses a 8 meses por assim dizer). O importante é que os intervalos sejam regulares.

Para explicar melhor: o cio deve sempre ocorrer a cada 4 meses ou sempre a cada 8 meses. Se houver alterações significativas (uma vez a cada 3 meses ou uma vez a cada 7 meses), consulte um veterinário para descartar possíveis problemas com os ovários.

Quanto tempo dura o cio? Em média, você pode aguardar por pelo menos três semanas. Aqui também a duração é bastante variável. Algumas cadelas podem precisar de menos tempo para completar as fases do ciclo estral do que outras.

Com a experiência, você notará que andando na presença de outros cães, terá indicações muito claras da chegada do calor bem antes das primeiras perdas de sangue (mesmo um mês antes). Nesta fase, os cães machos sofrem alterações hormonais e são muito atraídos pelas fêmeas, que não apenas recusam o namoro, mas também podem parecer mais nervosas do que o normal.

Compreendendo O Período Fértil De Sua Cadela

Normalmente o ciclo externo da cadela é dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro. Vamos ver juntos o que essas grandes palavras significam em termos mais compreensíveis:

Proestro: geralmente dura de 7 a 10 dias. É a fase da perda de sangue, inicialmente não muito densa, depois mais encorpada e novamente não muito densa no final. Nesta fase, a fêmea atrai os machos como um ímã, mas ainda não está pronta para acasalar. Ela vai pensar em repeli-los.

Estro: fase perigosa se você não quiser uma gravidez indesejada. Também esta fase dura de 7 a 10 dias. A perda de sangue está prestes a terminar ou está completamente terminada. É o período favorável para o acasalamento. O estrogênio atinge seu pico e, na presença de cães machos, pode mover sua cauda para convidá-los a acasalar.

Período Fértil De Sua Cadela
Período Fértil De Sua Cadela

Tenha muito cuidado durante este período, se você não quiser que sua cadela engravide. Em alguns casos, a perda de sangue ainda pode estar presente e a cadela ainda aceitará o macho. Em alguns casos, a secreção sanguínea (perda de sangue) dura toda a fase do estro.

Diestro: se conseguiu sobreviver ileso à fase do estro, nessa nova fase a fêmea começará a recusar o acasalamento novamente. É muito comum que a chamada gravidez histérica ocorra nestes dias. O excesso de progesterona talvez faça a cadela pensar que está grávida, começará a produzir leite e, muitas vezes, “adotará” um fantoche como filhote.

Anestro: período entre um calor e outro. Sem instinto reprodutivo. A atividade hormonal está adormecida e a progesterona está diminuindo gradualmente.

É Errado Impedir Sua Cadela De Engravidar?

Claro que não! Não acredite na história de que o cão precisa acasalar pelo menos uma vez na vida. Infelizmente, este conto de fadas também é alimentado por alguns veterinários. Na natureza, a cadela acasalaria com praticamente qualquer cio. Se isso acontece uma vez ou nunca na vida, nada mudaria.

Então o que fazer com esse processo natural se a ideia de gravidez é indesejada? A única maneira de impedir que isso aconteça é recorrer à esterilização. O problema de não esterilizar um cão que não deve ser acasalado é a possibilidade de patologias graves: tumores (mama e ovários acima de tudo), pirômetros (infecções do útero), cistos ovarianos.

Não fique constantemente pensando que ela está sofrendo. É um evento natural, não sofre. Mas evite deixá-la no jardim nessa época. Sua cadela exposta atrairá ondas de cães na frente da sua porta. Não acredite que a cerca possa detê-los. Um cão que tem uma meta refletirá por um longo tempo e será capaz de contornar qualquer obstáculo.

A natureza, nessa situação, é muito poderosa e será quase matemático que eles serão capazes de acasalar. Apenas uma porta deixada aberta, um momento de descuido e o indesejável vai ocorrer. Não subestime seus cães.

Cães Machos Também Entram No Cio?

Acreditamos que a resposta é óbvia! A resposta é não! Na verdade, pelo menos não como a entendemos pelos cães. Quando um cão atinge a maturidade sexual, portanto, a partir dos 6 meses em diante, ele está potencialmente sempre no cio! Ele só precisa farejar uma fêmea fértil para começar a ficar excitada e sentir vontade de acasalar.

Sendo assim, como você acalma um cão macho no cio, ou seja, potencialmente o tempo todo? Quando um cão macho sentir uma fêmea fértil nas proximidades, vai uivar, frequentemente marcará o território e tentará fugir até ela: não é exatamente uma situação a ser subestimada.

O único comportamento a adotar com um cachorro “no cio” é armar-se com muita paciência e distraí-lo, mais do que o habitual, com abraços e jogos, para impedi-lo de focar em outros instintos! Vamos ser sinceros aqui: não será nada fácil!

O Problema Com a Secreção Sanguínea

Como já mencionamos, em alguns casos a cadela pode sofrer com secreção sanguínea (perda de sangue) durante a fase do estro. E se você evita manter sua cadela exposta pra evitar gravidez indesejada, pode ter que enfrentar essa inconveniência dentro de casa, por exemplo.

Para impedir que a cadela suje a casa com perda de sangue, existem calcinhas higiênicas no mercado projetadas para essas ocasiões. É claro que isso é um truque para reduzir a inconveniência de ter a casa cheia de gotas de sangue (por pelo menos duas semanas).

O uso dessas calcinhas é recomendado apenas pelo período de perdas e somente quando a cadela estiver em casa. Para evitar adicionar mais estresse em um período já delicado, seria bom se acostumar alguns meses antes do cio chegar e deixá-la se desgastar por alguns minutos.

Veja também

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *