Home / Animais / Por Que os Animais Se Camuflam No Ambiente?

Por Que os Animais Se Camuflam No Ambiente?

O mundo animal é muito rico em todos os aspectos, sendo que os animais apresentam todo um cenário favorável à sua beleza em muitas partes do mundo. Assim, é muito natural que, quando encontrado em seu habitat, um animal apresente detalhes únicos de beleza que jamais poderão ser vistos em outras partes do mundo.

Isso porque o habitat é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento daquele animal, que encontra li todo o necessário para ganhar forma e melhorar a sua maneira de ser. Portanto, é que por esse motivo que animais presos em cativeiros depois de muitos anos de convivência na floresta podem não se adaptar da melhor forma.

Logo, quando isso acontece é preciso recolocar esse exemplar animal na selva, pois apenas naquele ambiente em questão ele poderá se manter em boas condições de vida, algo essencial para que um animal possa mostrar todas as suas facetas positivas.

Dessa forma, em muitos casos os animais fazem uso do seu habitat para mostrar o quanto podem ser poderosos ali. Esse é o caso de muitos exemplares animais que possuem o poder da camuflagem, algo muito importante por uma série de motivos.

Assim, por mais que as pessoas logo pensem em camaleões quando se fala em camuflagem e capacidade de se esconder, a verdade é que grande parte dos seres vivos de todo o planeta Terra possuem o poder de se camuflar em meio ao ambiente onde vivem. Muitas vezes, até mesmo as pessoas se camuflam em seus ambientes, o que faz com que não possam ser vistas naquele local.

Esse é um típico movimento de sobrevivência por parte dos animais, incluindo o ser humano. Logo, sem essas ações básicas de sobrevivência por instinto, nenhum dos animais presentes na Terra atualmente ainda estaria vivo.

Por Que os Animais Se Camuflam No Ambiente?

Contudo, a grande questão é uma só e a pergunta que todos se fazem é: por que os animais se camuflam no ambiente? Essa questão pode ser desenvolvida de uma série de formas distintas, embora todas apontem para a necessidade de sobrevivência animal.

O certo é que, no fim das contas, os animais apenas se camuflam com o intuito de fazer com que a se mantenham vivos, seja para caçar, para se esconder ou até mesmo para executar outras tarefas menos conhecidas por parte das pessoas. Porém, ao fim de tudo isso, os animais apenas desejam estar vivos quando a noite cair.

Contudo, seria negligente não informar que o principal motivo pelo qual os animais se camuflam, de forma mais específica, é para fugir de predadores contra os quais não podem combater diretamente. Dessa forma, se um camaleão tentar lutar contra um pequeno felino, por exemplo, não terá êxito algum e morrerá em pouco tempo de combate.

Todavia, quando se camufla na natureza, esse camaleão sequer precisa começar o combate direto com o seu predador, pois o predador sequer terá visto o camaleão. Dessa forma, evita-se a perda de energia e mantém-se os predadores muito distantes.

Mais Motivos Para a Camuflagem Animal

Além da necessidade de fugir dos principais predadores do reino animal, o poder de se camuflar e meio ao ambiente pode ser útil também por outros motivos. Dessa forma, existe uma série de utilidades para uma boa capacidade de camuflagem. Um motivo para se camuflar é a busca por presas, já que caçar pode ser muito mais fácil e até mesmo mais rápido quando um animal não pode ser visto pela sua presa com facilidade.

Dessa forma, é muito natural que um animal se camufle no ambiente para conseguir atacar a outros, o que faz com que seu ataque seja muito mais agressivo e muito mais inesperado. Além disso, a camuflagem também pode ser útil para que os animais fujam das pessoas, o que, de uma outra forma, significa que o animal em questão está fugindo de um predador.

Um detalhe interessante a notar é que os animais podem fazer uso de diversas formas de camuflagem, não sendo a parte visual a única a ser levada em conta. Dessa maneira, a camuflagem também pode ser relacionada ao cheiro e ao som, o que é ainda mais complicado no reino animal.

Animais Ótimos em Camuflagem

O camaleão é o animal mais conhecido quando se fala em camuflagem, mas há também outros animais que podem ser muito bons quando se trata de esconder-se em meio ao ambiente ao seu redor. Esse é o caso do bicho-pau, um inseto alongado que é capaz de se esconder mesmo estando à plena vista. Isso porque o bicho-pau possui o corpo e a coloração de um tronco de madeira, o que faz com que o animal possa ser muito bom quando se trata de camuflagem em florestas e diversos outros locais com muitas árvores.

De qualquer maneira, outro tipo de animal também muito bom quando se trata de camuflagem é o bicho-folha, que se assemelha muito a uma folha de planta e, por esse motivo, consegue ficar muito tempo sem ser notado pelas pessoas e por outros animais na natureza. Esse tipo de animal consegue se esconder também em qualquer local que tenha uma planta ou uma árvore, já que a sua capacidade de camuflagem é ótima.

Camaleão na Árvore
Camaleão na Árvore

Assim, outro animal também perito nesse aspecto é a boa e velha coruja. Sempre tranquila e calma, a coruja costuma estar sempre em locais que possam a esconder de perigos, sendo que esses locais acabam por servir de camuflagem para o animal.

O Poder de Camuflagem do Camaleão

A grande maioria dos animais consegue se camuflar pelo fato de serem parecidos com os ambientes onde vivem, algo conquistado a partir de anos de evolução biológica e seleção natural.

Contudo, o caso do camelão é distinto, já que esse animal realmente reflete cores diferentes e, assim, consegue fazer com que o seu corpo mude de cor. Isso se deve a um “supergene” que possui o camaleão, que faz com que o animal seja o grande rei da selva em termos de camuflagem.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *