Home / Animais / Por Que o Bico do Tucano é Tão Grande?

Por Que o Bico do Tucano é Tão Grande?

Você já parou para se perguntar por que o bico dos tucanos é tão avantajado se em comparação com outras aves? Hoje vamos trazer a resposta para esse mistério. Que tal acompanhar nosso artigo e descobrir essa curiosidade sobre uma das aves mais exuberantes de todo o mundo?

Função do Bico do Tucano

É por meio do bico que os tucanos capturam os alimentos e conseguem se alimentar. Essas aves apreciam folhas, frutas, sementes, mas também não dispensam animais como os insetos e até mesmo aves de menor porte.  Com o auxílio do bico eles também se defendem dos predadores e fazem “aquele charme” para atrair as fêmeas para o acasalamento.

O bico representa 50% de todo o comprimento do corpo do tucano e também serve para que eles se comuniquem com outros indivíduos da espécie. Os machos possuem o bico  ainda maior e mais curvo  se comparado com o com a fêmea. Em algumas espécies, como tucano toco, o bico chega a atingir trinta centímetros.

Engana-se quem pensa que esse bico pesa muito. Eles são leves pois são formados de esponja, o que não prejudica no equilíbrio do bicho no momento do voo ou no momento e descanso na parte de cima das árvores. Os bicos dos tucanos são formados de queratina, o mesmo componente que forma nossos cabelos e unhas.

Por Que o Bico do Tucano é Tão Grande?

Não faz muito tempo que os pesquisadores descobriram que o bico do tucano tem esse tamanho para realizar a regulação de temperatura do corpo dos animais. A descoberta foi feita por cientistas canadenses e também brasileiros e destaca que o bico auxilia na troca de calor com o meio ambiente. Assim, ele funciona com uma espécie de auxílio térmico para o tucano.

A descoberta só foi possível depois de muitos teste e estudos realizados durantes anos com o tucano. Quando foi comparado a temperatura das penas com a temperatura do ambiente constatou-se que existia pouca variação.

A avaliação é que a mudança de temperatura do ambiente exterior repercute de forma muito diferente no bico do animal, já que a mudança brusca é “sentida” de forma muito mais intensa por essa parte do corpo do tucano.

Bico do Tucano
Bico do Tucano

Nesse momento, os vasos sanguíneos presentes são essenciais para que o animal não acabe perdendo calor. O mesmo vale para quando a temperatura fica quente: os vasos acabam se dilatando e fazem com que o tucano não sinta tanto calor.

Manutenção de Temperatura

Alguns animais também realizam esse mesmo procedimento. É o caso dos patos que usam os bicos e dos elefantes que usam as orelhas. Incrível, não é mesmo? Nem mesmo os mais renomados cientistas conseguiram desvendar esse mistério por anos e a função do bico do tucano foi apenas atribuída ao processo de reprodução como uma forma de atrair as fêmeas.

O tamanho do bico das aves também está relacionado a forma como se realiza a sua alimentação. Um exemplo bem interessante é o do pelicano que utiliza o enorme bico com uma espécie de “rede” para capturar peixes.

As águias, gaviões, corujas também possuem um bico robusto para atacar as suas presas e cortar a carne necessária para se alimentar. As araras e papagaios usam essa parte do corpo para cortar sementes e retirar a parte das frutas que serve de alimento.

Outra ave que também é sempre lembrada pelo seu bico é o pica-pau. Por meio dele ele consegue furar caules de árvores em busca de insetos e outros pequenos animais para a alimentação. Já o beija-flor possui um bico bem fino para coletar o néctar de diversas flores.

Informações Sobre os Tucanos

Os tucanos podem ser encontrados na América do Sul. No nosso país, a região amazônica é a que abriga a maior quantidade de espécies. Eles também podem ser encontrados nos cerrados e nas regiões de Mata Atlântica e do Pantanal.

Estima-se que existem quase quarenta espécies de tucanos em todo o mundo. São animais que se alimentam tanto de animais, quanto de vegetais. Apreciam sementes, frutas e também alguns insetos, ovos e até mesmo pequenos répteis ou anfíbios.

No Brasil, a espécie mais conhecida é o tucano-toco. Eles possuem uma expectativa de vida de mais de quinze anos. Também são encontrados com facilidade no Brasil o tucano de papo branco e tucano de bico verde.

De forma geral, os tucanos possuem olhos claros e um bico enorme com a coloração amarela. Já as penas podem possuir diversas cores (a depender da espécie que pertence) como: azul, branco, vermelho e amarelo. Outra curiosidade interessante é que esses animais podem se comunicar por meio de ruídos muito peculiares. Mas diferente dos papagaios, os tucanos não possuem a capacidade de imitar vozes.

Tucano Voando
Tucano Voando

Na época de reprodução, a tucano fêmea põe seus ovos nas árvores. Em cada ninhada podem nascer de dois até quatro filhotinhos, que não possuem penas e permanecem quase dois meses nos ninhos recebendo os cuidados e alimentação das mamães.

Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que você tenha desvendado o mistério sobre o tamanho do bico desta ave tão exuberante. Ficamos muito felizes com a sua visita aqui no Mundo Ecologia e esperamos contar com sua visita mais vezes para conhecer um pouco mais sobre o mundo das plantas e dos animais.

Aproveite e nos deixe um comentário, sugestão ou dúvida! Não esqueça de compartilhar essas curiosidades nas suas redes sociais, ok? Até a próxima.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *