Home / Animais / Tudo sobre o Galo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo sobre o Galo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre os galos, então se você tem alguma curiosidade fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre o Galo

Nome Científico do Galo

Conhecido cientificamente como Gallus gallus.

Esse animal também é conhecido como o macho da famosa galinhas, popular também como um animal heráldico.

O galo ao longo dos anos na história do mundo já foram animais de esporte, hoje em dia em muitos países isso é proibido, o esporte é chamado de rinha. Um galo jovem comumente é chamado de frango, galispo ou galeto dependendo da região.

Existem algumas espécies de galo que são criados apenas por sua característica estética, pois possuem penas bem coloridas e brilhantes.

Características do Galo

Galo na Grama
Galo na Grama
  • O galo e a galinha possuem diferenças estéticas que mostram qual a fêmea e qual o macho, e não pelo órgão sexual.
  • O galo é um pouco maior que a galinha, isso pode variar um pouco de acordo com a espécie;
  • O bico do macho é bem mais duro e forte;
  • O galo possui suas cristas maiores e ela possui uma cor mais viva de vermelho, no caso das galinhas a crista tem uma cor pálida;
  • O galo tem a cabeça pelada, desde seus olhos até o seu bico, sua pele tem coloração avermelhada que vai até sua barbela, muito desenvolvida, as galinhas não possuem barbela;
  • O galo possui penas mais brilhantes, cobrindo o pescoço, as suas asas e as costas;
  • Em algumas espécies as penas do rabo são mais longas;
  • O galo possui esporões acima dos seus pés, eles são pontiagudos e servem como arma de defesa em caso de brigas entre eles, a galinha não possui;
  • Somente o galo tem o dom do canto;
  • Mesmo que os galos possuam uma estrutura com a mesma função do pênis em sua fase de embrião, quando ele desenvolve esse órgão fica suprimido.

Qual a Diferença entre o  Galo e o Frango?

Essa é uma pergunta bem comum, porém fácil de ser respondida, o frango é como são chamados os galos juvenis. Se comparado com o homem, poderíamos dizer que os frangos são como os moços, e os galos já seriam os homens adultos. Esse momento de transição que acontece do frango para o galo é quando ele atinge sua maturidade sexual, isso deve acontecer normalmente por volta do 6º ou 7º mês de vida. Quando isso ocorre, o animal já fica maior, inicia então a cantar, além de passar por uma série de transformações no seu corpo.

Essas transformações estão associadas ao disformismo sexual desses animais, é aqui então que conseguimos diferenciar os sexos deles. Então não podemos esquecer que quando filhotes tanto fêmeas como machos são chamados de pintos. Depois de completados 21 dias, os machos podem ser chamados de frangos e as fêmeas de frangas. Somente quando adultos são chamados de galinha e galo.

Galo e Galinha como Pet

Galinha de Estimação
Galinha de Estimação

Saiba que galinhas e galos podem ser ótimos animais de estimação. Isso acontece bastante em cidades do interior, mas isso tem mudado um pouco e a ideia tem chegado nas grandes cidades. Algumas pessoas gostam de presentear crianças com pintinhos, a família acaba se apegando e logo cresce e se torna um galo ou galinha. Embora esse animal esteja acostumado a viver em lugares espaçosos como sítios, é possível sim ser criado em quintais de casa.

Um Animal de Estimação Diferente

Embora não seja comum, esses animais são muito carinhosos e interagem bastante com humanos, mas com relação ao seu temperamento isso pode variar bastante de acordo com o seu cuidado e paciência. O que não dá é para esperar deles o mesmo que se espera de um cão, pois são totalmente diferentes.

Aves em Apartamento

Esses animais também podem se adaptar como pet de apartamentos, embora não seja claramente a situação ideal. Mas se você não abre mão desse tipo de pet, confira as nossas dicas de como melhorar a qualidade de vida do animal.

Para que galinhas e galos consigam se adaptar em locais como esse algumas modificações serão necessárias, a primeira delas é o piso. Esses animais foram feitos para andar sob a grama, o piso duro pode machucar seus pés, mas não pense que os levar para passear no gramado do seu prédio vai ser o suficiente. A melhor opção é criar um canteiro mesmo que pequeno na sua varanda com um gramadinho.

Barulhos dentro de condomínios são um grande problema, para evitar esse tipo de situação com o galo é fechar todas as janelas no começo da manhã, vai aliviar um pouco. Mas não se esqueça que no restante do dia é super importante que entre luz natural no ambiente. Outra dica é não deixar eles muito expostos a lâmpadas, principalmente à noite, isso vai estressar demais todo seu sistema hormonal. Esses animais são criados soltos na natureza e por isso tem o ciclo do dia muito bem definido.

Saúde do Pet Galo ou Galinha

Assim que nascem os pintinhos devem ser vacinados, mas essas vacinas e remédios são importantes em aves criadas em granjas, pois como são muitos a chance de doenças são maiores. Com um animal desse em casa a maior atenção deve estar voltado ao ambiente adaptado com grama e uma boa alimentação. Nunca alimento esses animais com restos de alimentos, pois correm o risco de acumular gordura no fígado deles. Com relação a ração própria, elas foram desenvolvidas com excesso de proteína para que eles engordem mais rápido na granja. Por esse motivo a alimentação ideal é híbrida, intercale ração com folhas verdes, quirera de milho e etc, assim ele ficará muito mais saudável.

Expectativa de Vida do Galo

Saiba que a expectativa de vida tanto do galo quanto da galinha é a mesma, dependendo da raça isso pode variar de 5 a 10 anos. Os cuidados com alimentação e ambiente impactam muito nesses valores, com uma qualidade de vida bacana podem alcançar 12 anos de vida.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *