Home / Animais / Raça de Cavalo Iomud: Características, História, Origem e Fotos

Raça de Cavalo Iomud: Características, História, Origem e Fotos

Todos os cavalos, em geral, costumam apresentar um porte físico bem parecido. Todos apresentam um corpo posicionado corretamente, pescoços alongados, ancas musculosas, orelhas pontudas, cabeça em formato triangular e bastante atenção aos sinais sonoros.

Todas as raças apresentam essas mesmas características em comum, uma vez que eles são descendentes de uma linha evolutiva de algo em torno de 60 milhões de anos. Ainda que esses animais tenham essa antiga linha evolutiva, seus antecessores acabaram sendo extintos há, pelo menos, 120 mil anos. E só ficaram o que conhecemos atualmente.

No post de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre a raça de cavalo Iomud, suas principais características, história, origem e muito mais… Ao final do artigo, listamos alguns exemplos de cavalos de raça existentes no mundo. Acompanhe abaixo!

Raça de Cavalo Iomud – História e Origem

A raça de cavalo Iomud  é de Turkmenistan. Assim como as demais raças de Turkmen, essa raça foi nomeada para turcomana, onde recebeu o nome de Iomud. Essa raça de cavalo também é conhecida por vários outros nomes, como Yamud, Yomud e Yomut.

A raça Iomud é originária no Turquemenistão, principalmente em Uzbequistão, velayat de Dasoguz, em Karakalpaquistã (que hoje faz parte do Uzbequistão), em especial na região Khwarezm, e também no Irã, no Iraque e na Turquia. Diferente do Akhal-Teke, que, normalmente, são mantidos em rebanhos, nas áreas semi-desérticas ou desérticas.

Assim como acontece com outras raças de cavalos, como é o caso do Ersari, Sarik, Akhal-Teke, Salor e o Goklan, o Iomud também foi nomeado para a tribo que o formou, a tribo turcomana.

Os Iomud são responsáveis por ocuparem a área norte da Turcomenistão, considerada moderna, da parte norte da costa oriental do mar chamado Cáspio, na região oeste, em direção à área do Dasoguz, situado no extremo norte de Karakum, um deserto ao nordeste.

Encontram-se concentrados, em especial, em Dasoguz e nas Velayats de Balksn. Essa área é considerada como a área de origem da raça de cavalo Iomud.

Não se sabe ao certo como se a origem da raça de cavalos Iomud. A história sobre a sua origem não é bem clara. Assim como a origem dos outros cavalos turcomanos também não é.

Existem várias diferenças entre os cavalos turcomanos e as várias outras raças. E essas diferenças foram descobertas pelos viajantes ocidentais da região, entre os séculos XVIII e XIX.

No ano de 1848, Clemente Augusto de Bode chegou a escrever que os cavalos Tekke foram os mais resistentes. Por isso, optou pela raça pura de cavalos árabes. Enquanto isso, as raças Iomud e Goklan apresentaram maior leveza e rapidez.

Durante o século XX, os cavalos da raça Iomud diminuíram bastante. No ano de 1980, durante a era Soviética, a quantidade total existente era de 964. Desses, 616 eram tidos como cavalos de raça pura.

No ano de 1983, foram criados haras com o intuito de aumentar a quantidade de éguas de melhoramento de cerca de 140 para 250.

Foi estabelecida também uma 5° conservação no Gyzyletrek distrito, situado ao Sudoeste Turquemenistão.

A raça Iomud teve uma grande importância no desenvolvimento do Lokai, uma raça de cavalos do Tajiquistão.

Características dos Cavalos Iomud

Raça Iomud Com o Dono
Raça Iomud Com o Dono

No que diz respeito às características dos cavalos da raça Iomud, eles possuem uma resistência incrível. Em 1937, foram coletadas informações, nas quais constatou-se que essa raça era capaz de cobrir até 800 km, de Gasoguz até Etrek, gastando somente 7 dias.  Além do mais, eles também são capazes de transportar até 120 Kg com muita facilidade, em um deserto ou subindo uma montanha.

Os cavalos da raça Iomud apresentam uma tonalidade castanha ou cinzenta, normalmente. Mas também podem ter exemplares na cor preta ou castanha dourada. A circunferência torácica (o perímetro), apresentado é de algo em torno de 168 cm. Apresenta um perfil reto, um pouco convexo. As suas pernas são mais finas, e podem ser um pouco curvadas também, em algumas vezes. Cauda e crina escassas. E a pele do Iomud é bem delicada.

Principais Cavalos de Raça

Abaixo, vamos listar alguns dos principais cavalos de raça existentes no mundo e as suas características. Confira!

1 – Cavalo Quarto de Milha

Cavalo Quarto de Milha
Cavalo Quarto de Milha

Sua pelagem pode ser baia, alazã, castanha, zaina, tordilha, preta, alazã tostada, baia amarilha ou palomina ou lobuna. Essa raça surgiu nos Estados Unidos a partir da raça Mustang. O cavalo Quarto de Milha é inteligente, se adapta facilmente, é ágil e dócil. Animal ideal para corrida plana, sela, lida de gado, hipismo rural e salto.

2 – Cavalo Mangalarga Marchador

Cavalo Mangalarga Marchador
Cavalo Mangalarga Marchador

O andamento desse cavalo é com marcha batida ou picada, simétrico, andamento natural, a 4 tempos usando apoios alternados de seus bípedes laterais e diagonais, e também o tríplice apoio. É um cavalo facilmente adestrável, dócil e ativo.

O cavalo Mangalarga Marchador é uma raça tipicamente brasileira, originário de Minas Gerais, por meio do cruzamento genético entre cavalos que foram trazidos para o país durante o período da colonização. Essa raça é ideal para hipismo, sela, salto, equitação e lida de gado.

3 – Cavalo Mangalarga

Cavalo Mangalarga
Cavalo Mangalarga

Essa raça tem uma arrancada rápida, golpe reunido e suas paradas são bruscas. A sua marcha é trotada. O cavalo Mangalarga é proveniente dos cavalos Alter e Andaluz. O início da seleção genética se deu em 1812, na região da Cruzilha.

Essa raça de cavalo é resistente, dócil e de caráter nobre. Ideal para lida de gado, sela e caça.

4 – Cavalo Árabe

Cavalo Árabe
Cavalo Árabe

De acordo com relatos, essa raça de cavalo é a mais antiga que existe, havendo indícios que datam de 700 a.C. Ela se popularizou com o fim do império turco, durante as invasões muçulmanas. O Cavalo Árabe é resistente, nervoso, refinado e ágil. Ideal para lida de gado, laço, corrida, performance, conformação, rédeas, enduro e hipismo.

5 – Cavalo Appaloosa

Cavalo Appaloosa
Cavalo Appaloosa

O andamento dessa raça de cavalo é natural, harmonioso em reta e baixo. Ele levanta o pé livremente, e o recoloca no solo de uma vez. Apresenta trote de campo. É um animal veloz, ágil, resistente e rústico.

Esse cavalo foi introduzido na América através de colonizadores europeus, na região do Vale do Rio Palouse. O Cavalo Appaloosa é indicado para hipismo rural, lida de gado, sela e corrida plana.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *