Home / Animais / Pode Dar Comida de Gente Para Cachorro?

Pode Dar Comida de Gente Para Cachorro?

As pessoas costumam ter o animal de estimação como parte da família, um ente realmente querido. É bastante comum, por exemplo, que o nome do cachorro da casa seja parecido com o do dono ou que o animalzinho use roupa em ocasiões especiais. Porém, como se sabe, embora o cachorro possa ser muito próximo da família e já estar há anos na mesma casa, ainda assim ele continuará sendo um cachorro e seguirá com as necessidades de um cão. Logo, não é aconselhável realizar algumas atividades com o seu animal de estimação como se ele fosse um ser-humano, pois as consequências poderão ser desastrosas para ele e, naturalmente, para você. Existe um limite muito tênue entre o que pode ou não ser feito com o cão, e esse limite deve ser respeitado.

A Comida Correta Para os Cachorros

Assim, uma das coisas mais comuns no universo dos donos de cachorros é dar comida de ser-humano para as mascotes. Na tentativa de humanizar o cachorro, porém, é bastante possível que você esteja fazendo um grande mal ao animal. O que acontece é que não é proibido dar comida considerada “de gente” para o cachorrinho, mas é preciso saber se o alimento que você está oferecendo ao seu cão pode, de fato, ser consumido por ele.

Porque muitas vezes o cachorro comerá qualquer coisa que o dono oferecer a ele, primeiro pelo senso instável dos cães em relação ao que pode ou não ser consumido e, depois, pela confiança que a mascote possui em relação ao dono, que no pensamento do cachorrinho apenas fará o bem para ele.

Dessa forma, há muita confusão ao redor do tema e da discussão, com opiniões em conflito por todos os lados, incluindo profissionais da área. Ultimamente, com a crescente conscientização por parte das pessoas em se alimentar de forma mais saudável e ecologicamente correta, esse “pensamento verde” passou rapidamente para o mundo canino, fazendo com que os donos de pets passassem a se questionar a respeito do preparo da ração canina e do impacto que um produto industrializado pode ter no crescimento do pet. Assim, muitos donos passaram a preparar eles mesmos a comida dos seus cachorros, realizando misturas que envolvem arroz, legumes, frango e verduras frescas.

Mas será que a combinação desses itens realmente torna a alimentação canina mais saudável? Eu posso fazer o mesmo com o meu cachorro? Essas são perguntas essenciais para se discutir a respeito do tema e entender melhor o que pode ou não ser feito para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos nossos amiguinhos.

Portanto, veja abaixo mais informações sobre a forma correta de alimentação para o seu cachorro e entenda melhor o que pode ser destinado ao seu pet.

Afinal, Pode ou Não Dar Comida de Gente Para o Pet?

Até pouco tempo, era quase indiscutível que comida de cachorro era ração e que qualquer outra variação na alimentação do cão poderia fazer muito mal para a saúde do mesmo. Todavia, com a crescente discussão a respeito da alimentação humana e de como as pessoas podem melhorar o seu estilo de vida apenas com decisões mais conscientes em relação à ingestão de alimentos, o modo de vida dos cachorros também passou a ser questionado. As rações especializadas, antes consideradas um prato cheio para os cachorros, passaram a ser vistas como um problema a ser superado para tornar a vida das mascotes mais saudável. Naturalmente, muitas pessoas deixaram de comprar rações e passaram a montar elas mesmas o plano de alimentação dos seus cachorros, sempre envolvendo produtos naturais e uma grande variedade de alimentos frescos.

Porém, por outro lado, conservadores do mundo canino acham tolice preparar pratos tão refinados e variados para os cães, que podem até mesmo passar mal ao ingerir alimentos que não estão acostumados e que, portanto, os seus organismos não reconhecem. A verdade por trás da discussão é que você pode sim montar a alimentação do seu cão e essa é uma forma até mais saudável de alimentá-lo, mas existem pratos e substâncias específicas que devem passar longe da dieta do cachorrinho. Logo, é permitido dar comida preparada para os humanos para o cãozinho, mas apenas aqueles ingredientes recomendados e sempre em doses condizentes com o tamanho do animal.

É Permitido Dar Doce Para o Cachorro?

Embora seja possível montar o plano alimentar do seu cão, como vimos, em hipótese alguma é permitido dar doces para os cachorros. Isso se dá pelo fato de que os cachorros, antes da domesticação, não possuíam acesso a açúcar. Desde então, muitas alterações aconteceram no metabolismo dos cães para facilitar o convívio com o homem, mas a tolerância ao açúcar não é uma delas. Se comerem açúcar com alguma frequência, mesmo que em quantidades pequenas, os cachorros podem desenvolver facilmente doenças como a diabetes e a obesidade, pois a metabolização da substância se dá de maneira inadequada pelos pets.

Mulher e Cachorro Dividindo uma Barra de Chocolate
Mulher e Cachorro Dividindo uma Barra de Chocolate

Alimentos considerados “diets”, mas que possuem adoçante artificial, também não são recomendados para os cachorros. A mesma coisa se dá com o adoçante que utilizamos no dia-a-dia, para adoçar o cafezinho, pois sob circunstância alguma ele deve ser colocado na dieta animal. Dentro disso, o chocolate é especialmente tóxico para os cães, podendo levar à morte imediata, pois possui uma substância chamada teobromina, que age de maneira rápida na corrente sanguínea dos cachorros.

A Questão do Sal na Alimentação Canina

O sal é outro ingrediente que não deve ser colocado na alimentação canina em hipótese alguma. Por vezes podemos dar alimentos com sal para os pets sem sequer perceber, mas isso é algo errado. O único benefício proveniente do sal para o seu cão é a ingestão de sódio, mas se a alimentação dele está balanceada já haverá a quantidade certa de sódio sem a necessidade do sal.

Logo, não caia na tentação de preparar a sua comida junto à comida do cachorro por ser mais prático e rápido, pois existem substâncias que nós devemos adquirir e que os cachorros não podem sequer sonhar em ingerir. Embora o sal seja a mais comum, temperos picantes e o alho, por exemplo, podem fazer mal aos cachorros.

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *