Home / Animais / Pode dar Banana para Filhote de Cachorro?

Pode dar Banana para Filhote de Cachorro?

Alimentação dos cachorros. Esse é um assunto que costuma gerar muita dúvida entre os criadores do animal. Isso porque alguns alimentos podem ser extremamente prejudiciais para o seu cãozinho. Mas e as frutas?  Elas são permitidas? Cachorro pode comer banana? São esses questionamentos que iremos esclarecer agora. É só continuar acompanhando o artigo. Vamos conferir?

O que é Permitido Além da Ração?

Você certamente já deve ter se perguntando que tipo de alimentos pode ser usado para complementar as refeições do seu cão, não é verdade? Saiba que são inúmeras a opções possíveis para variar uma alimentação que é baseada somente em ração. Uma das opções mais indicadas são as frutas, pois são fontes de energia naturais e saudáveis.

Entretanto, é importante saber que nem todas as frutas são indicadas para os cachorros. Algumas delas podem causar problemas como alergias e indigestões além de desencadear problemas de saúde no seu bichinho. Assim, antes de oferecer qualquer fruta para o seu cão é necessário saber quais delas podem ser incluídas na dieta do seu animal, ok?

Cachorro Pode Consumir Banana?

A banana é uma fruta muito popular e bastante consumida nos lares brasileiros. Possui nutrientes que pode auxiliar a manter uma saúde equilibrada proporcionando um funcionamento adequado do nosso corpo. Mas ela pode ser consumida por cachorros?

A resposta para essa pergunta é sim! Você pode oferecer a banana para o seu cão. A banana é uma opção gostosa e saudável que pode ser inserida como complemento na dieta dos cachorros.

Entretanto, um cuidado muito importante deve ser tomado: não esqueça de tirar a casca da banana antes de oferecer para o seu pet.  Tome cuidado também com a quantidade de banana oferecida para o animal e não exagere nas porções, ok?

Minerais como o potássio estão presentes na banana e em associação com as vitaminas presente na fruta podem auxiliar no fortalecimento da imunidade do seu cãozinho. A fruta pode ser incluída na dieta de cachorro de todas as idades, inclusive, na dos filhotes.

Outras Frutas que os Cachorros Podem Consumir

Separamos a lista de algumas de outras frutas que podem ser consumidas pelos cachorros. Confira:

  • Maçã
Cachorro Comendo Maçã
Cachorro Comendo Maçã

Essa fruta pode ser dada de forma segura para os cachorros. Além de saborosa, possui muitos nutrientes essenciais para o bom funcionamento da saúde dos pets, como as vitaminas B, C e E. Mas todo cuidado com o talinho e as sementes das maçãs: eles devem ser retirados pois ambos apresentam uma substância chamada ácido cianídrico que pode ser muito prejudicial para os animais.

  • Caqui
Cachorro Comendo Caqui
Cachorro Comendo Caqui

São frutas docinhas e que também ser oferecidas para os cachorros com ou sem a presença da casca. Seus nutrientes podem auxiliar a prevenir várias doenças degenerativas no seu cão.

  • Goiaba

A goiaba pode ser uma grande aliada na regulação do sistema digestivo canino. Pode ser consumida com casca e evita  desarranjos intestinais como as diarreias. Possuem diversos minerais e vitaminas além de ser rica em carboidratos.

Cachorro Comendo Goiaba
Cachorro Comendo Goiaba

Outros alimentos que também pode servir como complemento da ração são os legumes como:  cenoura, brócolis e tomate. Lembre-se que é muito importante consultar um veterinário antes de começar a introduzir novos alimentos na dieta do seu animal de estimação.

Quais Frutas os Cachorros Não Podem Comer?

Um detalhe muito importante e que deve ser observado ao oferecer frutas aos animais é a quantidade ofertada para o animal. O excesso de algumas frutas pode proporcionar um aumento de açúcar consumido e, consequentemente, um aumento de peso dos bichinhos. Além disso, podem ocasionar outros problemas de saúde para o animal. Confira alguma das frutas que os cachorros não podem comer:

  • Abacate
Abacate
Abacate

Essa fruta possui a persina, uma substância que pode ser muito nociva aos pets. Os cachorros podem passar mal e apresentarem problemas intestinais. Então, mesmo possuindo muitos nutrientes importantes, o abacate não é indicado para os cães.

  • Laranja
Laranja
Laranja

Por ser uma fruta cítrica não é também indicada para os cachorros. Rica em vitamina C a laranja é um verdadeiro veneno para aqueles animais que já sofrem de algum problema gastrointestinal.

  • Uva
Uva
Uva

Outra fruta que pode causar problemas para os cães. Ao consumi-las eles podem apresentar diarreia e insuficiência dos rins. Lembre-se que a mesma indicação vale para as uvas passas, ok?

É importante lembrar que alguns outros alimentos também não são indicados para o consumo canino. Dentre eles, um que sempre gera muitas dúvidas é o chocolate. Saiba que esse produto pode causar problema de coração e convulsões nos cãezinhos. Em alguns pets é possível encontrar chocolates especialmente desenvolvidos para esses animais. Então não esqueça: nada de chocolate para os cachorros!

Quem não gosta da combinação de alho e cebola para temperar os alimentos, não é verdade? Pois saiba que essa dupla pode ser muito prejudicial para os cães. Eles podem causar desde alteração na medula óssea até problemas cardíacos.

Filhote de Cachorro Comendo Frutas
Filhote de Cachorro Comendo Frutas

Por fim, não esqueça que o leite e os derivados da lactose também não são recomendados para o consumo dos cachorros.

Agora que você já saber que a banana e outras frutas podem complementar a dieta dos cachorros (inclusive dos filhotes), encerramos nosso artigo por aqui.  Lembramos que um veterinário sempre deve ser consultado para indicar a melhor dieta para o seu cão. Se você notar que o pet apresentou alguma reação diferente ao consumir algum alimento, não hesite e procure orientação médica.

Que tal aproveitar e compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais. Seja sempre bem-vindo ao Mundo Ecologia e não deixe de acompanhar nossos novos artigos sobre cachorros. Até mais!

Veja também

Qual é o Animal Que Come Barata? Como a Barata Dorme?

Lagartos, aves e alguns insetos se alimentam das baratas. Sim, sei que é preocupante, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *