Home / Animais / Ficha Técnica do Orangotango: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Orangotango: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os orangotangos são uma espécie de primata, assim como os macacos, os gorilas, os chimpanzés e até mesmo os seres-humanos.

Naturalmente, contudo, pela falta de contato com os orangotangos, é bastante possível que existam dúvidas em relação ao animal e até mesmo que as pessoas confundam os orangotangos com macacos.

O que acontece é que, devido ao fato de os orangotangos não serem animais típicos do Brasil e os macacos serem muito populares por todo o território nacional, é muito comum que se confunda um com o outro e que muitas pessoas sequer saibam as diferenças que existem entre os dois tipos de primatas.

Dessa forma, é muito importante indicar as principais diferenças entre os macacos e os orangotangos, já que esse é um passo inicial para que se conheça mais a respeito dos primatas e para que o conhecimento geral em relação aos animais seja maior no Brasil.

Diferenças Entre Orangotangos e Macacos

Assim, existem algumas diferenças claras entre os orangotangos e os macacos, sendo algumas mais evidentes e outras um pouco menos claras. Algo que mostra muito bem as distinções entre macacos e orangotangos, portanto, é a diferença típica de tamanho entre ambos os animais.

Por mais que possam existir variações de cada animal, o que depende da espécie específica, os orangotangos costumam ser muito maiores que a grande maioria dos macacos.

Dessa forma, os orangotangos são, também, mais desequilibrados no momento da movimentação e têm mais dificuldade para caminhar ou até mesmo se movimentar entre as árvores. Ademais, o rosto do orangotango é diferente da face típica do macaco, já que os traços faciais dos orangotangos são mais grossos e maiores.

Orangotangos Características

Logo, boca, nariz e orelhas costumam ser maiores nos orangotangos, por exemplo. Ademais, pelo fato de serem maiores, os orangotangos têm muito mais força nos braços que os macacos.

Já em relação ao comportamento, as diferenças continuam a aparecer entre orangotangos e macacos. Enquanto os macacos são tidos como animais extremamente dependentes do grupo para viver bem, os orangotangos são mais solitários e vivem até mesmo melhor quando distantes de sociedades.

Assim, é muito difícil imaginar um macaco que consiga viver da melhor forma possível quando separado do seu grupo, mas no caso dos orangotangos é bastante diferente.

O caso dos orangotangos, dessa maneira, é curioso até mesmo quando comparado a outros primatas. As pessoas e os chimpanzés, por exemplo, também dependem muito mais da convivência em grupo do que os orangotangos.

Essa independência também se dá na relação entre o macho e a fêmea, já que eles costumam se procurar apenas uma vez por ano para realizar as práticas de acasalamento. No caso dos chimpanzés, por exemplo, a relação sexual costuma ser praticada de maneira contínua ao longo do ano, seja para a reprodução ou simplesmente para estreitar os laços entre os membros de um grupo social.

Veja abaixo mais informações detalhes sobre os orangotangos, entendendo melhor a forma de vida desses animais e as suas características mais comuns. Além disso, veja a ficha técnica do orangotango.

Ficha Técnica do Orangotango

  • Nome científico: Pongo pygmaeus;
  • Altura: até 1,5 metro;
  • Peso: até 100 quilos;
  • Maturidade sexual: a partir dos 7 anos;
  • Expectativa de vida: 40 anos quando em cativeiro.

Os orangotangos são conhecidos pelas suas características muito destacadas e até mesmo peculiares em comparação a outros primatas e outros animais em geral.

Uma característica interessante dos orangotangos é que em muitas coisas eles são semelhantes às pessoas, já que o comportamento dos orangotangos pode ser bastante comparável ao dos seres-humanos em certos aspectos. De qualquer forma, o certo é que os orangotangos são tidos como animais preguiçosos, que executam as suas tarefas de forma bastante lenta.

Assim, a maior parte do dia dos orangotangos é dedicada a comer e dormir. Dessa forma, os descansos longos após as fases de alimentação fazem com que os orangotangos sejam, em sua maioria, muito pesados. Em alguns casos, um orangotango pode chegar a pesar até 100 quilos.

A alimentação dos orangotangos costuma ser baseada em frutas, folhas e flores. Dessa forma, como os outros primatas, os orangotangos têm uma dieta bastante diversificada que permite a esses animais se adaptar a distintos locais.

Além disso, até mesmo pequenos pássaros podem fazer parte da dieta dos orangotangos. Em relação à extinção, os orangotangos são muito ameaçados, já que alguns fatores fazem com que a vida dos orangotangos esteja frequentemente em perigo.

A caça a animais desse tipo é um dos fatores que mais atrapalham o desenvolvimento pleno dos orangotangos pelo mundo. Contudo, esse não é o único problema ao redor dos orangotangos.

Além desse fator, os orangotangos também são ameaçados pela destruição do seu habitat natural por parte das pessoas. Outro fator que atrapalha o desenvolvimento dos orangotangos é a venda ilegal desses animais, o que caracteriza tráfico de animal silvestre, mas ainda assim acontece com relativa frequência no mundo.

Reprodução e Gestação dos Orangotangos

Os orangotangos são animais tidos como solitários, que não dependem muito do restante do grupo para realizar as suas tarefas diárias. Assim, os orangotangos também são conhecidos pelo relativo descaso que o macho possui em relação à fêmea. Dessa forma, o macho apenas procura a fêmea para praticar a relação sexual uma vez por ano, sempre buscando passar o seu código genético adiante e não por prazer.

Gestação do Orangotango

Após o acasalamento, a gestação da fêmea costuma levar cerca de 250 dias. Na maioria dos casos, o mais comum é que nasça apenas um filhote por vez, mas isso pode mudar em alguns casos.

Os Predadores dos Orangotangos

Como animais grandes que são, talvez você imagine que os orangotangos não têm predadores, mas não é bem assim que funciona na natureza.

Dessa forma, leopardos, crocodilos e cães-do-mato são alguns dos predadores que buscam atacar os orangotangos com certa frequência. Para se protegerem desses predadores, os orangotangos costumam ficar na parte alta das árvores, onde os predadores não irão chegar ou chegarão apenas com dificuldade.

Contudo, quando não há incidência de predadores por perto, os orangotangos até mesmo conseguem andar pelo solo, algo inimaginável quando há predadores por perto.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *