Home / Animais / Pantera Negra (Animal): Características e Fotos

Pantera Negra (Animal): Características e Fotos

A Pantera Negra é um animal fabuloso! Ela ficou muito conhecida e despertou a curiosidade de muitas pessoas quando o filme do herói Pantera Negra foi lançado. Então o raro e exótico animal passou a receber um pouco mais de atenção e conquistou muitos admiradores em todos os cantos do mundo

Mas você sabe o que é uma pantera negra? Onde ela vive? Quais suas características? Continue acompanhando este artigo para entender tudo sobre esse animal.

Aqui vamos mostrar as principais características, o habitat, a alimentação, reprodução e no fim, exibiremos algumas fotos desse animal tão pouco conhecido, que ficou famoso depois do renomado filme do Herói de Wakanda, o poderoso Pantera Negra. Veja a seguir

Pantera Negra – Um Poderoso Felino

Este fantástico animal, chama a atenção de todos devido a sua rara beleza e também por causa de alguns de seus hábitos. Ela não possui super poderes como o personagem do filme e dos quadrinhos, mas é um felino extremamente inteligente, ágil e um exímio predador.

Pouco se sabe acerca da família das panteras negras, mas elas fazem parte da família dos felinos, e estão classificadas no Gênero Panthera, onde estão estão os leões, tigres e onças.

Logo, podemos concluir que a pantera negra não é uma espécie ou um gênero único. Ela possui melanismo nos seus pelos e por isso, são diferentes das onças pintadas; possuindo uma mesma coloração por todo o seu corpo e sem nenhuma mancha. Ou seja, a pantera negra é uma onça pintada com melanismo.

Sendo assim,a pantera negra nasce de uma  ninhada de onças pintadas, como também o contrário. E conhecemos como pantera negra por que é um nome popular que foi dado ao animal, mas cientificamente, seu nome é Panthera Onca, o mesmo da nome da onça Pintada.

Elas nascem tanto de onças pintadas, como de onças pretas, e vice-versa. A diferença é que algumas nascem com o melanismo no corpo, e outras não.

Então Pantera Negra pode ser qualquer felino que possui melanina na pele. Isso ocorre com alguns felinos, já foram registradas 13 espécies de felinos que possuem melanina na pele. Um exemplo claro são os leopardos das florestas asiáticas e africanas e com as onças pintadas que vivem na América do Sul.

A Onça Preta, Pantera Negra, Pantera Nebulosa – chame como quiser –, é um dos animais mais bonitos e poderosos da natureza. Elas podem chegar aos incríveis 3 metros de comprimento, se medidas do focinho até a cauda, e cerca de 1 metro e 20 centímetros de altura. Elas ainda pesam entre 130 a 150 kg; ou seja, pelas dimensões do animal, podemos ver que é um dos maiores de seu habitat.

Mas existe um único predador para este animal, e ele consegue fazer com que não só as onças, mas muitos animais sejam prejudicados, são os homens.

Pantera Negra Andando na Mata
Pantera Negra Andando na Mata

Infelizmente, o homem com devastação e poluição do ambiente, afetam drasticamente o estilo de vida de inúmeros seres vivos. E claro, a poluição, o desmatamento, o agronegócio, a caça e o mercado ilegal de animais, também estão incluídos nestes fatores que prejudicam a vida das onças e de todos o seres que vivem ali.

A Pantera negra, devido a sua beleza, foi desejada por inúmeros zoológicos durante um certo período, então aumentou muito a caça e o mercado ilegal em cima do animal; que perdiam sua liberdade para viver em meio as jaulas da cidade. Mas você já se perguntou onde é o verdadeiro habitat dela? Onde ela vive? Confira!

Habitat da Pantera Negra (Onça Preta)

Pantera Negra Em Cima da Árvore
Pantera Negra Em Cima da Árvore

Ela adora viver em meio às matas fechadas, como todas as onças, são encontradas principalmente nas matas da América do Sul. No Brasil, ela está na Floresta Amazônica, como também na Mata Atlântica. Elas procuram por lugares onde possam caçar e ter disponibilidade de água.

Elas possuem algumas habilidades fantásticas, como subir em árvores, correr, e possuir poderosas mandíbulas, que são capazes de ferir qualquer animal, fatores que facilitam muito a caça.

Ou seja, estamos falando do maior predador da América do Sul, como aqui não existem leões, ou tigres.

Hábitos e Alimentação

São carnívoras, ou seja, alimentam somente de carnes, e por ser uma ótima caçadora, é capaz de capturar tanto pequenos, como grandes mamíferos. Ela caça tanto durante o dia quanto a noite, porém, prefere o período noturno para tal atividade. Na Amazônia, ela caçam desde tartarugas, peixes e até filhotes de jacarés.

Mas as panteras negras não são curiosas apenas pela sua aparência e beleza, mas também por seus hábitos. Além de possuírem um visual diferente e único, elas também são peculiares nas suas atividades e em determinados hábitos. Elas são totalmente solitárias, não andam em grupo e preferem caçar sozinhas. Só andam acompanhadas no período reprodutivo, e nos primeiros anos de vida de seus filhotes.

Além disso, as onças são os únicos felinos que conseguem rugir, quando percebem alguma presa, algum perigo ou mesmo quando desejam se comunicar com outras onças.

São seres únicos, que vivem em grande parte do nosso território e por isso merecem toda nossa atenção. O que resta de seu habitat natural (Amazônia e Mata Atlântica) precisa ser preservado, para que as onças, tanto pintadas, quanto melânicas possam viver tranquilamente em seu ecossistema e habitat ideal.

Veja agora algumas fotos e curiosidades deste misterioso animal, que atrai a atenção de todos, mas que mesmo assim, é pouco conhecido.

Pantera Negra – Fotos e Curiosidades

Diferentes Nomes

também conhecida como Onça Preta, ou Pantera Nebulosa, a Pantera Negra em Tupi Guarani é conhecida como Jaraguá-Pichuna.

O Maior Felino da América

É um animal muito grande se comparado com os outros de seu habitat. Elas são menores apenas que os leões e que os tigres, mas como esses dois animais não estão presentes na América, a onça pintada, ou negra é considerada o maior felino do continente.

Maior Predador

E como consequência de ser o maior animal, também é o maior caçador. Suas próprias características físicas facilitam (e muito) para que ele consiga abater suas presas com extrema facilidade.

Discretas

Elas são muito discretas e cautelosas, são capazes de esperar por horas suas presas, e segui-las até conseguir capturá-las. Deste modo, a presa não percebe que está sendo perseguida por um predador, e quando percebe, já pode ser tarde demais.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *