Home / Animais / Ovo de Minhoca Californiana

Ovo de Minhoca Californiana

Vermicompostagem, uma nova técnica de conversão de resíduos orgânicos decomponíveis em valiosos compostos de vermes através da atividade da minhoca é um processo mais rápido e bom do que os métodos convencionais de preparação de composto. Dentro de um período de tempo muito curto, é preparado um composto rico em nutrientes de boa qualidade, que é um insumo altamente eficiente, rentável e ecologicamente correto para a agricultura. Mas o que isso tem haver com ovos de minhocas californianas?

Minhocas Californianas

Minhoca californiana ou eisenia fetida é uma espécie de minhoca adaptado para deteriorar material orgânico. Esses vermes prosperam em vegetação podre, adubo e esterco. São epígeos, raramente encontrados no solo. As minhocas de eisenia fetida são usados ​​para a vermicompostagem de resíduos orgânicos domésticos e industriais. Elas são nativos da Europa, mas foram introduzidos (intencionalmente e não intencionalmente) em todos os outros continentes, exceto na Antártida.

As minhocas californianas são vermelhas, marrons, roxas ou até mesmo escuras. Duas bandas de cor por segmento são observadas dorsalmente. No entanto, ventralmente o corpo está pálido. Na maturidade, o clitelo se espalha nos 24º, 25º, 26º ou 32º segmentos corporais. A taxa de crescimento é muito rápida e a duração da vida é de 70 dias. O adulto maduro pode atingir até 1.500 mg de peso corporal e atingir a capacidade de reprodução em 5055 dias após a eclosão do casulo.

Vantagens da Minhoca Californiana

Minhocas californianas têm muitas propriedades que as tornam ideais para o escaninho de compostagem. De todos as minhocas adequadas para a criação, a minhoca californiana é, de longe, a mais adaptável e saudável. Entre todas as 1800 espécies de minhocas distribuídas mundialmente, poucas espécies são eficazes para vermicompostagem. Espécies a serem usadas para vermicompostagem devem ter boa sobrevivência no leito de matéria orgânica densa, alto consumo de carbono, digestão e taxa de assimilação. A minhoca californiana é a espécie mais utilizada no mundo para o processo de vermicompostagem. Elas podem suportar uma ampla gama de condições ambientais e mudanças que matariam a maioria das outras minhocas.

Ao contrário das minhocas comuns que se infiltram profundamente no solo, as minhocas californianas prosperam nos primeiros centímetros de solo diretamente abaixo da decomposição da matéria orgânica vegetativa. Realmente não importa qual é a matéria, a minhoca californiana adora. Folhas em decomposição, gramíneas, madeira e esterco animal são os favoritos delas. Eles trituram os resíduos orgânicos na moela e as ações das bactérias apressam o processo de decomposição.

Minhoca Comum Na Mão de um Homem
Minhoca Comum Na Mão de um Homem

O apetite voraz dessa minhoca faz dela a campeã do compartimento de compostagem. As minhocas californianas são relativamente pequenas, geralmente não ultrapassando 12 centímetros. Mas não as subestime. Estima-se que essas minhocas comam quase 3 vezes o seu peso a cada semana. A natureza resistente das minhocas vivas pode ajudar a tolerar grandes flutuações de temperatura e umidade. Isso permite o fácil cultivo desta espécie. A adaptabilidade da alimentação à matéria orgânica é muito boa. E eles podem se alimentar de uma grande variedade de resíduos orgânicos degradáveis.

A Reprodução dos Ovos

Tal como acontece com outras espécies de minhocas, a minhoca californiana é hermafrodita. No entanto, duas minhocas ainda são necessárias para a reprodução. As duas se juntam à clitela, as grandes bandas de cor clara que contêm os órgãos reprodutivos delas, e que só são proeminentes durante o processo de reprodução. As duas minhocas trocam espermatozóides.

Ambas secretam então casulos que contêm vários ovos cada. Estes casulos são em forma de limão e são amarelo pálido no início, tornando-se mais acastanhados quando os vermes dentro se tornam maduros. Estes casulos são claramente visíveis a olho nu.

Durante o acasalamento, as minhocas deslizam uma a outra até que o clitelo esteja alinhado. Elas seguram uma a outra com pêlos como cerdas localizadas na parte inferior. Enquanto abraçadas, trocam fluidos reprodutivos seminais que são armazenados para uso posterior. Durante a sessão de acasalamento, que dura cerca de 3 horas, as minhocas secretam anéis de muco em torno de si mesmas. Quando se separam os anéis de muco em cada uma começa a endurecer e, eventualmente, desliza para fora da minhoca. Mas antes de deixar cair, todos os materiais reprodutivos necessários são recolhidos no anel.

Quando o anel de muco cai da minhoca, a extremidade fecha, fazendo com que o casulo se afunile em uma extremidade, causando a familiar forma de limão. Nos próximos 20 dias, o casulo escurece e endurece. Os filhotes dentro do casulo crescem por pouco mais de três meses. Geralmente três filhotes emergem de cada casulo.

Porque os Ovos São Valiosos?

Além do que já foi dito sobre o potencial da minhoca, há uma particularidade sobre esses ovos que tornam a espécie ainda mais valiosa para o comércio da compostagem. Os casulos das minhocas californianas podem sobreviver por mais de dois anos, quando as más condições ambientais colocam a sobrevivência das minhocas em perigo e a eclosão é evitada. Quando as condições de temperatura e umidade melhoram, os filhotes emergem e o ciclo de reprodução entra em alta velocidade. Algumas minhocas realmente retêm alimentos e água para simular as condições de seca e aumentar a produção de casulos.

Compostagem Com Ovos de Minhoca Californiana
Compostagem Com Ovos de Minhoca Californiana

Temperatura, umidade e população de minhocas são fatores determinantes importantes. Se as condições em um declínio do sistema, depleção da fonte de alimento, secagem da cama, temperaturas caírem, etc, minhocas californianas muitas vezes começarão a produzir mais ovos para garantir o sucesso das gerações futuras. E os casulos das minhocas podem suportar condições muito piores do que aquelas toleráveis ​​pelas próprias minhocas!

Os casulos também podem permanecer viáveis ​​por muitos anos antes da eclosão. Existem, na verdade, peritos em vermicompostagem afirmando que casulos dessas minhocas são capazes de sobreviver por 30 ou até 40 anos! Outra coisa interessante sobre esses ovos é que as minhocas nascidas de casulos em um determinado material tenderão a ser muito melhor adaptadas do que minhocas já adultas introduzidas no mesmo material.

Chega a ser uma surpresa que, no negócio da vermicompostagem, os criadores e distribuidores não ofereçam casulos ao invés de minhocas. Os casulos certamente seriam muito mais baratos de transportar e poderiam potencialmente resultar em mais lucro para o seu negócio. Até porque cada casulo de minhoca californiana geralmente produzirá múltiplos vermes bebês.

Veja também

Curiosidades Sobre a Raça de Cachorro Pug e Fatos Interessantes

Os cachorros são um dos animais mais amados pelo brasileiro, principalmente por conta de todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *