Home / Animais / Onde a Pulga Vive no Corpo Humano?

Onde a Pulga Vive no Corpo Humano?

Pulgas e carrapatos são um problema muito presente não apenas nas áreas rurais, diferentemente do que muitas pessoas pensam; mas sim em muitos centros urbanos próximas de cachorros e gatos, de maneira que elas consigam se reproduzir e se alimentar melhor maneira.

A verdade é que as pulgas não estão presentes apenas em animais domésticos, mas também em outros animais presentes nas cidades como os ratos e os cavalos, por exemplo. Além disso, o que muitas pessoas não sabem é que as pulgas na verdade estão presentes no ambiente, e os animais são apenas um meio que elas arranjaram de consumir sangue para se tornarem mais fortes, mas eles não são o habitat delas.

Assim, muitas pessoas – principalmente aquelas que convivem com animais – acabam se perguntando se as pulgas vivem no corpo humano ou se elas apenas aparecem para picar, já que muitas vezes pode parecer que alguma pulga está vivendo no seu cabelo por exemplo, o que com certeza não é uma ideia boa de se imaginar.

Portanto, neste artigo vamos te explicar  de maneira mais profunda como as pulgas vivem e qual é a função e influência que você possui na vida desses seres tão pequenos que conseguem criar grandes transtornos. Assim, leia até o fim para saber onde a pulga pode ser encontrada no corpo humano!

Pulga em Humano
Pulga em Humano

É possível “pegar” pulga?

Quem vive com gatos e cachorros sabe que é muito comum vermos os animais se coçando demais no dia a dia, e isso pode ser causado por falta de banho (que causa o acúmulo de sebo), por alergia a alguma coisa, por carrapatos e outros bichinho ou simplesmente por pulgas.

No caso das pulgas, na maioria das vezes nós pensamos que esses insetos estão vivendo no animal e por isso utilizamos o termo “pegar pulga” assim como falamos “pegar piolho”, mas a verdade é que a realidade desses dois seres é muito diferente.

Isso porque as pulgas são mais parecidas com pernilongos: elas picam, conseguem obter o sangue do qual necessitam e depois simplesmente vão procurar outros lugares para conseguir sangue e outras necessidades básicas para seu desenvolvimento.

Assim, podemos dizer que nenhum animal pega pulga, mas sim serve como palco de picadas e por isso pode parecer que as pulgas estão sempre lá, mas muito provavelmente são diferentes pulgas que vão aparecendo ao longo do dia para conseguir puxar o sangue do animal e crescer, de forma que o termo “pegar pulga” está errado.

Onde a pulga vive no corpo humano?

De acordo com o que indicamos no tópico anterior, ficou bem claro de se entender que nenhum animal atrai pulgas que estão sempre presentes em seu corpo como um hospedeiro parasita, já que esse ser vivo na verdade está presente no ambiente antes de passar para o animal, e não o contrário.

Como já sabemos o ser humano também é um animal, e é exatamente por isso que nele as pulgas fazem a mesma coisa que fazem nos outros animais como cachorros e gatos: elas aparecem, picam a pele deixando picadas que coçam muito e bem pequenas e vermelhas, mas depois saem da pele do ser humano.

Sendo assim, é possível percebermos que a pulga não vive em lugar nenhum do corpo humano justamente porque ela não vive em nenhum lugar, mas sim obtém o que precisa e depois já sai para voltar ao seu ambiente natural, já que é lá que elas vivem no dia a dia.

Portanto, não precisa se preocupar se algum bichinho seu tiver pulga, elas não viverão no seu corpo! Porém, lembre-se que isso não significa de forma alguma que elas não fazem nenhum tipo de mal quando presentes em excesso.

Afinal, onde as pulgas vivem?

Quando paramos para estudar as pulgas de uma maneira mais detalhada pode ficar um pouco difícil de entender onde elas podem ser encontradas, principalmente porque a grande maioria das pessoas acredita que elas vivem nos animais, e quando descobre-se que isso é mentira tudo cai por terra.

Porém, como já dissemos a tendência é que a pulga vá do ambiente para o animal, e não do animal para o ambiente. Sendo assim, ela vive nas casas e outros locais principalmente urbanos, ou também no meio do mato quando falamos sobre as áreas rurais.

Nas casas as pulgas estão presentes nos mais diversos tipos de lugares, podendo ser encontradas principalmente em frestas de janelas, portas e também pequenos buracos, justamente porque elas são muito pequenas e então conseguem se enfiar em qualquer lugar de maneira bem simples.

Justamente por esse motivo dizemos que na hora de limpar a casa contra pulgas não há opção melhor do que o aspirador de pó, já que ele consegue remover pulgas que você provavelmente não veria a olho nu, ainda mais que também existem os ovos.

Logo, agora que você já sabe disso foque mais no ambiente na hora de remover as pulgas.

Pulgas fazem mal ao ser humano?

A pergunta “onde as pulgas vivem no ser humano” é a segundo mais frequente quando o assunto é pulgas, já que a primeira mais frequente é justamente “as pulgas fazem mal ao ser humano”, feita principalmente por donos de animais que estão infectados.

A grande verdade é que assim como pernilongos as pulgas irão picar (nesse caso principalmente nos pés e nas pernas das pessoas), mas essa picada será bem pequena e vermelha, de maneira que se coçar muito ela pode chegar a sangrar.

Assim, pode-se dizer que assim como os pernilongos na grande maioria das vezes o único problema que as pulgas passam é a coceira e as manchinhas de picada. Porém, em algumas exceções pulgas que acabaram por se infectar com o sangue de algum animal podem acabar levando essa infecção para você por meio de picada, e por isso é importante estar atento.

Pulga em dedo Humano
Pulga em dedo Humano

Portanto, lembre-se que não é necessário entrar em desespero com uma simples picada de pulga, mas se ela começar a sair pus ou doer muito isso pode ser um sinal de infecção, e então é a hora de ir ao hospital para entender o que está acontecendo.

Quer aprender mais com a gente? Leia também: Quais São os Predadores do Bicho Preguiça e Seus Inimigos?

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *