Home / Animais / O que Fazer Quando a Tartaruga não Quer Comer?

O que Fazer Quando a Tartaruga não Quer Comer?

As tartarugas são reptéis caracterizados pela presença de casco. Ao todo, contabilizam 14 famílias e aproximadamente 356 espécies.

Embora seja animais silvestres, as tartarugas são bem queridas como pets, isto porque são muito calmas e dóceis. Segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 2,2 milhões de reptéis de estimação no país.

No entanto, convém lembrar que na qualidade de animal silvestre, manter uma tartaruga em casa requer autorização legal do IBAMA- neste caso, o mais recomendado é checar se o estabelecimento no qual o animal foi comprado possui as autorizações devidas, de modo que a assegura que a tartaruga não venha a ser adquirida através de comércio ilegal.

A criação da tartaruga como animal de estimação também requer o cumprimento de certa check-list de cuidados, tais como alojamento e alimentação. Mas, algumas dúvidas também podem surgir neste processo, como por exemplo, o que fazer quando a tartaruga não quer comer?

Neste caso, venha conosco e descubra.

Boa leitura.

O que Fazer Quando a Tartaruga Não Quer Comer?  Investigando e Agindo Sobre as Causas

Qualquer animal de estimação que se recuse a comer pode representar uma verdadeira dor de cabeça para o dono. Quando a tartaruga se recusa a comer, tal comportamento pode indicar a presença de alguma doença ou alterações no hábitat.

Nestes casos, como proceder?

O primeiro passo é investigar a causa.

É importante checar a temperatura. Convém lembrar que as tartarugas são animais de sangue frio, e, desta forma, baixas temperaturas podem trazer muito desconforto às mesmas. Dias frios requerem o uso de aquecedores e termostatos. O ideal é que a temperatura esteja em aproximadamente 25°C. Temperaturas inferiores a 15°C podem ser bastante desconfortáveis.

Para aferir a temperatura do ambiente, a sugestão é instalar um termômetro no terrário da tartaruga. Se a tartaruga fica fora da residência ainda é mais provável que a mesma sinta frio, neste caso, colocar um aquecedor de cerâmica no local poderá aliviar o problema.

Quando as tartarugas recebem pouca luz também podem manifestar falta de apetite. No caso das espécies aquáticas, há necessidade de receber tanto os raios UVA quanto UVB. O ideal é manter a tartaruga na luz durante 12 a 14 horas e em seguida mantê-la de 10 a 12 horas no escuro. Esta iluminação pode ser realizada utilizando-se de uma lâmpada UVB juntamente com uma lâmpada incandescente; ou expondo o animal diretamente à luz solar. Tartarugas que recebem menos de 12 horas diárias de luz tendem a manifestar certa falta de apetite.

No caso das tartarugas que ficam do lado de fora da casa, em locais nos quais as estações do ano são bastante definidas, é importante ajustar a fonte de luz de acordo com a estação. Geralmente, o outono e inverno transmitem a sensação de que os dias são mais curtos e com isso demandam uma maior quantidade de luz artificial, a qual não é necessária durante o verão.

Caso a temperatura esteja nos parâmetros ideais e a tartaruga esteja recebendo luz na frequência necessária e, ainda assim, se recuse a comer, está na hora de investigar a presença de doenças.

Muitos agravos em saúde podem causar falta de apetite, tais como infecção respiratória, deficiência de vitamina A e até mesmo constipação. A falata de apetite também pode estar acompanhada de outros sintomas que devem ser observados. A deficiência de vitamina A, por exemplo, também pode gerar manchas esbranquiçadas. Os casos de infecção respiratória, por sua vez, vêm acompanhados de chiado, dificuldade para respirar, espirros, inchaço e letargia. Quando a tartaruga não come e também não defeca, pode estar com prisão de ventre.

Tartaruga Não Quer Comer

É sempre importante estar atento aos sinais e sintomas, de modo a procurar pelo auxílio de um veterinário.

Curiosamente, problemas na visão também podem interferir na falta de apetite, uma vez que a tartaruga que não enxerga dificilmente vai localizar seu alimento com facilidade. Além das doenças, outras condições (tais como a gravidez) também como influenciar a frequência alimentar.

O que Fazer Quando a Tartaruga Não Quer Comer?  Readaptando a Dieta

A ração de tartaruga é uma alternativa bastante prática, no entanto, em alguns casos pode se tornar monótona ao paladar. Sempre que possível, recomenda-se colocar no terrário minhocas, grilos, traças, besouros, gafanhotos ou até mesmo aranhas vivos no terrário. As tartarugas são atraídas por movimento, logo esta experiência será bastante interessante para elas.

A ração também pode ser misturada a outros alimento. No caso, o atum enlatado pode ser um boa opção, uma vez que possui cheiro mais forte e convidativo.

Alimentos coloridos também são uma boa opção. Neste caso, a sugestão é optar por morangos, mangas e outras opções do gênero. A combinação de alimentos vivos com alimentos coloridos pode ser duplamente atrativa.

Muitas tartarugas podem preferir rações molhadas- embebidas em água de atum ou até mesmo em suco de larvas vermelhas (sugere-se variar o líquido, sempre que possível). Outra dica mais simples consiste apenas em colocar a comida na água, ao invés de coloca-la na terra.

Qual o Melhor Horário Para Alimentar a Tartaruga?

Geralmente, de manhã cedo é o período do dia em que as tartarugas estão mais ativas, e, dessa forma, o organismo está mais receptivo à alimentação. Uma dica é colocar comida no local entre os horários de 4h30 e 5h30 ou um pouco antes do nascer do sol.

A rotina de alimentação também pode ser ajustada de acordo com as estações do ano. Quando as tartarugas vivem fora de casa, por exemplo, podem sentir muito frio para se alimentarem nas manhãs de inverno- preferindo comer um pouco mais tarde durante esta estação.

Existem alguns alimentos específicos que nunca devem ser oferecidos à tartaruga, como é o caso do abacate; semente de frutas; alho ou cebola, alimentos enlatados (no caso, o atum citado acima não deve ser in conserva); doces e pães; assim como laticínios.

*

Depois de conhecer algumas dicas alimentares para as tartarugas, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Se este artigo foi útil para você, sinta-se à vontade para contar um pouco mais da sua experiência abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Blog do Dr. Fala. Reptéis. Alimentação e Nutrição. Tartaruga não come. Disponível em: < http://drfala.com.br/post/repteis/alimentacao-e-nutricao/tartaruga-nao-come>;

CEVEK. Tartarugas de estimação que você pode ter em casa. Disponível em: < https://www.cevek.com.br/blog/animais-silvestres/tartarugas-de-estimacao-que-voce-pode-ter-em-casa/>;

WikiHow. Como Alimentar uma Tartaruga que se Recusa a Comer. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/Alimentar-uma-Tartaruga-que-se-Recusa-a-Comer>;

Veja também

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características

Em linhas gerais, os animais são classificados como seres vivos multicelulares, eucariontes e com padrão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *