Home / Animais / O Que dar Para um Filhote de Tartaruga Comer?

O Que dar Para um Filhote de Tartaruga Comer?

Um filhote de tartaruga merece cuidados especiais em relação aos alimentos que deve ingerir.

Esses cuidados são totalmente diferentes dos cuidados que devem ser tomados em relação a uma tartaruga adulta, por exemplo.

Para que cresçam de forma saudável e merecida, a tartaruga filhote deve se alimentar de comidas exclusivas e variadas.

Isso ocorre pelo fato de que os filhotes de tartarugas são muito propensos a sofrerem de certas doenças e problemas de crescimento que influenciam diretamente na sua expectativa de vida.

Ou seja, é através da alimentação que o filhote irá se desenvolver plenamente, por isso é obrigatório dedicar bastante atenção ao que se é dado para esses animais, principalmente quando os mesmos ainda são filhotes.

Em determinadas lojas que vendem comida para animais exóticos, é possível encontrar rações específicas para filhotes de tartaruga, mas é importante pesquisas a marca da empresa responsável antes de dar o alimento para o animal.

Aliás, algumas rações são realmente nutritivas e devem fazer parte da alimentação do filhote de tartaruga.

Porém, comprar ração específica para o filhote de tartaruga não significa que o mesmo deva comer apenas isso.

Na verdade, uma tartaruga que é alimentada apenas de ração pode não resistir por muito tempo devido a falta de nutrientes que as rações não conseguem suprir, por melhores que sejam.

Dessa forma, é importante saber que é necessário alimentar o filhote com alimentos naturais de excelente qualidade.

Sendo assim, disponibilizamos aqui no site várias dicas de como e quando alimentar corretamente um filhote de tartaruga.

Quais Alimentos dar ao Filhote de Tartaruga?

Como fora dito anteriormente, as rações são boas pedidas pra dar aos filhotes, mas não devem ser o único alimento que devem comer.

A dieta de um filhote de tartaruga deve conter alimentos naturais que venham a preencher completamente o organismo dessas pequenas criaturas.

Por isso, é importante aliar à ração, alimentos como carnes, frutas, insetos e verduras.

No começo, tanto a carne, a fruta e a verdura devem ser cortados em vários pedaços pequenos para facilitar a ingestão e o consumo pelos filhotes.

Esses alimentos, frescos e de qualidade, garantem um desenvolvimento pleno da tartaruga, sem o risco das mesmas sofrerem pela falta de nutrientes, coisa que acontece com frequência com filhotes criados por pessoas que não possuem conhecimento.

Filhote de Tartaruga Comendo Alface

Portanto, o melhor tipo de carne para se dar ao filhote de tartaruga é a carne de peixe fresco, bem cortado para facilitar a ingestão.

No entanto, ao decorrer do crescimento do filhote, é importante aumentar os pedaços de carne, para dessa forma a tartaruga se acostumar a mastigar alimentos mais fibrosos.

O mesmo funciona com as verduras e frutas, que devem ser dados inteiros ao animal, para dessa forma o mesmo se habituar de forma mais orgânica à sua presença.

Outro detalhe muito importante em relação às carnes, é que as mesmas precisam sempre ser frescas, pois uma carne passada pode ser fatal ao filhote.

Com que Frequência Alimentar o Filhote de Tartaruga?

Saber o que dar para o filhote de tartaruga é um ponto crucial e de importância ímpar, porém, saber com que freqüência realizar essa ação é tão importante quanto.

Um filhote de tartaruga precisa ser alimento de duas a três vezes por dia, nem menos e nem mais que isso.

Essa intermitência precisa ocorrer para que o filhote se sinta saciado por mais tempo entre as refeições sem exagerar na sua quantia.

Nunca Deixar Comida à Vontade Para o Filhote Comer

Um dos principais costumes que precisa mudar em relação a forma que se alimenta uma tartaruga é aquele em se abandonar a comida para o animal comer a hora que preferir.

No máximo, a comida deve ficar no local de refeição do filhote de tartaruga por 30 minutos e nada mais que isso.

Assim, o alimento não irá expirar e perder seus nutrientes e nem se tornar nocivo ao animal.

Não obstante, retirar a comida mesmo que o animal não tenha comido, equilibra a alimentação do mesmo.

Isso ocorre já que o fato do filhote não comer indicar que ele não está com fome, e se a fome voltar, a próxima refeição garante uma comida fresca.

Além de Comida, Uma Vida de Qualidade Também é Importante

Assim como qualquer outro animal, o filhote pode sofrer e até mesmo falecer com o sobrepeso.

Portanto, além de uma alimentação de qualidade e regrada, a liberdade é um requisito importante, onde o filhote precisa praticar bastante caminhadas e se aninhar em um ambiente que simule sua verdadeira casa que é a natureza.

Não obstante os exercícios, o contato direto com o clima é extremamente importante, seja com sol ou com chuva, além de poderem se refestelar em gramados e poças d’água.

Filhote de Tartaruga Nadando

Se o filhote de tartaruga vive em aquários, por exemplo, é importante que o mesmo só passe algumas horas específicas do dia dentro do mesmo.

Se não existe a possibilidade do filhote de tartaruga andar, brincar e viver dignamente, então é necessário que pessoas responsáveis sejam acionadas.

Dicas Gerais Sobre a Alimentação de Filhotes de Tartaruga

Não é necessário ser um entendido sobre animais para poder alimentar corretamente um filhote de tartaruga.

Basta tem em mente que o mesmo precisa comer aquilo que ele comeria caso estivesse vivendo na natureza.

Algumas tartarugas gostam de roubar e comer ovos de ninhos de outros animais, assim como insetos que encontram pelo chão, como grilos, gafanhotos, formigas, besouros, libélulas, além de minhocas e variados tipos de vermes.

Além disso, quando não encontram alimentos vivos, a tartaruga pode procurar na mata por inúmeros vegetais e verduras e até mesmo tubérculos, portanto dar milho, beterraba, batata e cenoura é uma boa opção.

Além desses, todo tipo de vegetação é bem-vinda, como alface, couve-flor, espinafre, brócolis e até mesmo a coroa dos abacaxis.

Além de tudo isso, inclua frutos, pois as tartarugas adoram maçã, uva, tomate, banana, manga, mamão, melancia. Não esqueça do fato de que o filhote come toda a fruta, portanto não pense em descascar.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *