Home / Animais / Como Cuidar De Um Filhote De Tartaruga? O Que Ele Precisa?

Como Cuidar De Um Filhote De Tartaruga? O Que Ele Precisa?

Mesmo não sendo um sonho tão comum como o de ter um cachorro em casa, o sonho de possuir uma tartaruga em casa é algo que está se tornando cada vez mais recorrível. As tartarugas são consideradas animais calmos e que vivem de forma tranquila. E ao longo desse texto nós iremos falar sobre isso mesmo, como cuidar de um filhote de tartaruga em casa, o que é necessário para que ele se desenvolva e cresça de forma correta, se ele necessita de cuidados especiais e se sim quais são esses. Porém, primeiro de tudo isso, iremos falar sobre as características gerais das tartarugas, para que você possa conhecer um pouco mais o animal, caso sinta que é necessário.

Características Gerais Das Tartarugas: Corpo e Reprodução

As tartarugas são famosas, podem ser facilmente encontradas na beira de algumas praias, são répteis e não anfíbios como muitas pessoas pensam e dependendo da espécie eles podem viver tanto em águas doces quanto em águas salgadas. Esse é um animal que possui sangue frio, que respira através de seus pulmões, que possui uma pele bem seca e cheia de escamas e ele também bota ovos, isso o caracteriza como um réptil e não como um anfíbio. A temperatura do corpo das tartarugas vai variar de acordo com a temperatura da água ou do ar que circula perto delas. Como já citamos, esse animal bota ovos, e independente da espécie, os ovos são botados na terra e não dentro da água. Para que isso ocorra de maneira correta, as tartarugas saem da água, vão para a praia e procuram um lugar onde não haja marés, então elas cavam a areia, o buraco feito terá cerca de 60 cm de profundidade, logo em seguida elas enterram seus ovos. A cada gestação elas botam em média entre uma a duas centenas de ovos de uma só vez. Depois de uma média de seis meses, os filhotes de tartarugas vão nascer.

Características Gerais Das Tartarugas: Habitat e Alimentação

Tartaruga Se Alimentando
Tartaruga Se Alimentando

Elas também precisam subir à superfície para que possam respirar, pois elas só respiram o oxigênio presente no ar, fora da água. A maior proteção que as tartarugas possuem são seus cascos, formados de queratina, além disso, a melanina encontrada nesses cascos por muitas vezes podem formar desenhos neles, fazendo com que pareça até uma obra de arte nas costas da tartaruga. As tartarugas terrestres optam por viverem em locais que haja um clima mais tropical, enquanto as tartarugas aquáticas optam por viver em áreas onde os mares sejam mais quentes, essas conseguem nadar para longas distâncias pelo fato de possuírem o sistema para a natação mais desenvolvido e também possui um ótimo sentido de orientação. A alimentação desse animal varia de espécie para espécie, pois há espécies que são carnívoras, as que são vegetarianas e as que são onívoras.

Como Cuidar De Uma Tartaruga Em Casa

Tartaruga de Estimação
Tartaruga de Estimação

Antes que você formule a ideia de possuir uma tartaruga ou um filhote de tartaruga dentro de casa, é importante que você saiba o que o animal vai precisar. Independente da idade da tartaruga que você for possuir, esses cuidados são cuidados mais gerais e que as tartarugas de todas a idades vão precisar para que se sintam confortáveis e aconchegadas. O primeiro passo, antes de tudo, é formar uma casinha para seu novo amigo, essa casinha é mais comum ser feita dentro de um aquário, que precisa ser bem espaçoso, pois a tartaruga vai crescendo bastante conforme o tempo for passando  e também porque ela precisa de bastante espaço para caminhar. É necessário que este aquário possua uma tampa, para que não ocorra da tartaruga fugir e sair andando pela casa toda, outra coisa importante é que se a tartaruga for aquática, o aquário precisa possuir uma profundidade de no mínimo duas vezes o comprimento dela.

Forre todo o aquário com terra, em uma camada de cerca de 7 cm. Em um dos lados do aquário faça um cantinho para que a tartaruga consiga sair da água e se secar, para isso você só irá precisar fazer meio que um morrinho com a terra e quando a terra não estiver mais dentro da água, coloque pedras grandes ou pedaços de madeiras. Logo em seguida, encha o aquário, para esta etapa pode até ser usada água da torneira mesma, porém antes disso, se certifique que a água não possua um nível muito alto de cloro. Compre uma lâmpada específica para répteis e a posicione na área seca do aquário, para os repteis possuir um lugar quente e outro mais fresco é fundamental. Dentro do aquário deixe posicionado um termômetro para que você possa saber se a água se encontra na temperatura certa, que é por volta de 30°C na área seca do aquário. Compre e instale um filtro para que o aquário não suje com tanta facilidade e tenha um aquário menor para os dias que em você for limpar o aquário principal e para quando você tiver que transportar a tartaruga.

Como Alimentar Um Filhote De Tartaruga

Filhote De Tartaruga
Filhote De Tartaruga

Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários para que as tartarugas se adaptem bem com o ambiente onde elas se encontram e para que elas fiquem confortáveis, vamos falar sobre como se deve alimentar um filhote de tartaruga, para que não ocorra nenhum erro na hora que ele tiver fome. Primeiramente você deve saber qual é o tipo de alimentação que o seu filhote possui, pois há algumas espécies de tartarugas que mudam seus hábitos alimentares conforme vão crescendo, enquanto outras só comem um tipo de alimento. Depois dessa etapa, é importante que você saiba que uma ração de alta qualidade vai proporcionar uma saúde melhor para o seu novo animal de estimação, porém as tartarugas não se alimentam somente de ração. Para que você consiga saber o que mais  o seu animalzinho quer comer, faça uma pesquisa mais especifica para o tipo de alimentação que sua tartaruga gosta e veja quais são as outras opções que vão aparecer disponíveis.

Tartaruga Comendo Alface
Tartaruga Comendo Alface

Coloque essas opções na frente da tartaruga e observe quais delas a tartaruga comeu e quais ela nem ligou. Crie um local de alimentação agradável para que o filhotinho se sinta confortável e tenha vontade de comer. Quando as tartarugas ainda são filhotes elas precisam comer todos os dias e os melhores horários para isso vão ser durante o período da manhã e de tarde, pois são quando elas estão mais ativas. Não coloque a comida da tartaruga e dê para elas através de sua mão, pois pode ocorrer delas associarem a comida a sua mão e acabarem te morderem.

Quer saber mais sobre as tartarugas? Quais são as principais diferenças entres as tartarugas terrestres, as aquáticas e as domésticas? Então acesse esse link e leia mais um de nossos textos: Diferença Entre Tartarugas Marinhas, Terrestres e Domésticas

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *