Home / Animais / História Do Gorila E Origem Do Animal

História Do Gorila E Origem Do Animal

Conhecido e popular. Gorila é um dos principais animais presentes na cultura popular. Você com certeza deve ter visto, ouvido falar ou assistido muitos filmes com inspirações em animais como gorilas. Sua semelhança com os humanos e sua inteligência são surpreendentes. Vamos conhecer melhor sobre esse primata.

Características Gerais

Algumas variações de espécies entre os curiosos. Alguns vivem em regiões montanhosas tem outros em regiões mais florestais, porém todos compartilham dos mesmos comportamentos e hábitos.

Existem espécies orientais e ocidentais, a grande diferença entre as duas espécies tende a ser geográfica. O habita dos gorilas das planícies não exige tanto quanto o habitat dos gorilas das montanhas. Para regiões montanhosas precisam de pelos mais densos e grossas para sobreviverem as baixas temperaturas, enquanto os gorilas das planícies não precisam de tanta resistência podem sobreviver com pelos finos e mais curtos. Os gorilas são grandes predadores, são descritos em imagens que recebemos da cultura popular como animais perigosos, porém com uma grande identificação com os humanos. Isso porque seu DNA é 99% semelhante ao DNA humano.

É o maior primata que existe atualmente, seu corpo é forte podendo levantar mais de 1 tonelada com os braços. Seu abdômen é ressaltado e não possuem pelos, assim como seu rosto. Essas partes são coureadas. Também não possuem pêlos em suas mãos e em seus pés, fora isso todo resto do seu corpo é coberto por pelugem densa e preparada para a variação climática de onde vivem.

Seu modo de andar é conhecido e muito característico. Apoiam-se nas articulações de seus dedos. Os machos podem ser duas vezes mais pesados que as fêmeas, e podem ser maiores do que elas também. Ou seja, machos podem chegar a 220 quilos e fêmeas podem chegar a 90 quilos. No geral gorilas podem viver até 50 anos fora de cativeiro.

Comportamento e Hábitos dos Gorilas

Na maior parte de seus dias, os gorilas são animais arborícolas, ou seja, escalam as árvores e passam parte de seus dias por lá. Nas copas das árvores ele se alimentam, descansam, socializam, constroem pequenos abrigos e analisam o local onde estão abrigados. São animais diurnos e também tem muitas atividades terrestres. Diferente de outros primatas não são tão ágeis sobre as árvores. Porém seu tamanho e intimidação o permite transitar entre terra e árvores, sem temer por possíveis predadores.

Os gorilas vivem em grupos formados até 30 indivíduos. Raramente esse número sobe, porém, é possível. Apenas um macho é o líder do grupo, as obrigações de um líder é proteger seu bando, providenciar comida e segurança, escolher um bom habitat, e ser apaziguador em situações de brigas. Apesar de ser um macho dominante, a determinação desse macho é por responsabilidade das fêmeas. A aceitação das fêmeas é crucial para a definição de um bom líder.

Fotos do Gorila

Além do DNA assustadoramente compatível com o DNA humano, os gorilas são considerados animais altamente inteligentes. A simples observação já é capaz de apontar diversos comportamentos que indicam uma inteligência sobrenatural por parte de um animal tão primitivo. Porém pesquisas e estudos já apontaram que realmente, a inteligência dos gorilas e de alguns outros primatas é algo fora do comum em relação aos outros animais.

Algumas pesquisas já descreveram um comportamento dos gorilas que se assemelham ao comportamento de crianças. O desenvolvimento e aprendizado de um gorila acompanha exatamente o aprendizado de uma criança, podendo ser até ser mais rápido e mais desenvolto, porém, ao chegar aos quatro anos, a criança continua se desenvolvendo, e o gorila se estabiliza.

Algo que também chama atenção de grandes cientistas, é a utilização de ferramentas naturais para tornar a rotina mais fácil. Por exemplo já foi notado e gravado uso de estacas para determinar a profundidade de um rio, há também primatas que utilizam pedras para quebrar em cocos ou descascarem frutas com casca grossa. Alguns também já foram flagrados confeccionando pequenas lanças a partir de gravetos e estacas pontiagudas.

Origem da Palavra Gorila e Curiosidades

Os Gorilas foram descobertos em grandes expedições de estudiosos, médicos e missionários. Um deles foi Thomas S. Savage. Esse médico se deparou com um gorila em meados de 1847. Havia uma palavra grega que significava uma tribo descoberta por outro explorador.

Esse explorador era Hannon. Ele era um navegador que, em uma de suas viagens para África, encontrara um grupo de mulheres exóticas. Seus corpos eram cobertos de pelos e isso era totalmente novo para um europeu como Hannon. Eram as Gorillai. Por isso a se deparar com os macacos primatas que assemelhavam a essa tribo de mulheres, foram nomeados Gorilas.

Gorilas tem liberação de substâncias assim como tem o corpo humano. Elas podem ser responsáveis por sentimentos e sensações que nós temos. Por isso, eles podem sentir afeto, saudade, amor, raiva, e podem até ter ataques e crises de risos. Podem ser muito brincalhões e sarcásticos, coisas que também são surpreendentes e apontam a enorme inteligência desses animais.

A vocalização é muito importante e muito utilizada pelos primatas, inclusive para os gorilas, servem como principal meio de comunicação. Como não podem falar, há milhares de tipos de vocalizações diferentes entre eles, cada uma com uma vibração diferente e que indicam coisas e situações diferentes. Por exemplo, existem vocalizações especificas para acasalamentos, solicitações, advertências, brigas, intimidações, guerras entre outros.

Gorilas: Ameaças

Apesar de serem vistos como grandes predadores e perigosos, esses primatas são altamente pacíficos e tranquilos. Se alimentam de furtas e não tem interesse em carne, muito menos carne humana. Portanto, não detectarem nenhum tipo de ameaça, não irão avançar ou atacar nada e ninguém.

Com certeza seu porte é intimidador e tem tudo para que seja um grande e poderoso predador. Seus caninos são enormes e uma mordida pode ser letal. Portanto, apesar de não atacarem, eles têm como se defender.

Isso faz com que não haja tantos predadores ano nível dos gorilas, raramente são presas de algum animal.

A maior ameaça a esses animais exóticos e tão incríveis é o ser humano. São caçados principalmente para fins lucrativos. Seu couro, pelugem e até órgãos são comercializados e muito valorizados. Por isso e por destruição de seu habitat natura, também por culpa dos humanos, gorilas correm risco de extinção.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *