Home / Animais / O Que é Um Blastóporo? Para Que Serve?

O Que é Um Blastóporo? Para Que Serve?

A biologia pode ser uma ciência extremamente interessante e até mesmo fascinante, desde que haja uma predisposição positiva por parte de quem tenta entendê-la. Logo, essa ciência pode tratar de aspectos muito pequenos e, ao mesmo tempo, falar ainda de animais enormes, variados e muito complexos.

Isso é bastante importante para que muitas das pessoas que amam biologia tentem compreender os detalhes que envolvem a arte de estudar a vida. Pois, no fim das contas, a biologia estuda a vida em seus mais variados aspectos, sob pontos de vista diferenciados, que outras ciências não são capazes de ver. Quando se fala em blastóporo, por exemplo, se fala em algo pequeno, mas, ao mesmo tempo, capaz de gerar duas cavidades fundamentais para a existência de um ser vivo.

Esse blastóporo pode definir a forma como o ser vivo vai se alimentar para o resto da sua vida, além de definir, também, a qual grupo o ser vivo em questão será adicionado. São muitas possibilidades, por mais que muitas pessoas nem lembrem mais o que é o blastóporo e para que serve. Sim, pois você certamente estudou, estuda ou estudará sobre o blastóporo na escola. Veja abaixo mais informações sobre essa abertura, entendendo também o que ela pode gerar para os seres vivos.

O Que é Um Blastóporo e Para Que Serve?

O blastóporo é, de forma resumida, uma abertura. Essa abertura é chave ao longo da faz embrionária, aquela na qual o embrião é formado e, mais tarde, o ser vivo nasce. Por mais que essa fase da vida animal tenha detalhes pequenos, com pequenas reações, ela é fundamental para a definição de como será a vida posterior desse ser vivo. O blastóporo, então, coloca a cavidade digestiva em contato com o meio externo.

Blastóporo
Blastóporo

É possível que o blastóporo dê origem à boca ou ao ânus, embora na maioria dos animais o blastóporo crie a boca. Na realidade, apenas nos equinodermos, nos cordados e hemicordados é que o blastóporo gera o ânus primeiro e, depois, a boca. Esses animais, assim, se apresentam menos complexos em sistemas e organização interna, sendo muito mais simples, com modo de vida também facilitado.

Contudo, animais que geram o ânus antes da boca costumam ter mais dificuldades em relação a absorver e digerir os nutrientes quando comparados àqueles em que o blastóporo gera a boca primeiro. Logo, o blastóporo é essencial para entender como se dá a formação do ser vivo.

Em Qual Momento da Vida Surge o Blastóporo?

O blastóporo é uma abertura fundamental para a produção da vida animal, gerando cavidades tão importantes quando a boca e o ânus. Contudo, para entender a sua importância a fundo, antes é preciso entender em que momento da criação da vida surge o blastóporo.

Essa abertura, na realidade, aparece na embriogênese. Essa fase nada mais é do que aquela na qual o embrião é formado e desenvolvido, onde ganha as suas características básicas para que, mais tarde, possa ser um filhote ou bebê pronto para nascer. A fase da formação do embrião é iniciada ainda cedo, quando o óvulo sofre a fertilização por parte do gameta masculino. Assim, é gerado o zigoto, que sofre divisões até que vire um embrião.

A embriogênese, por mais que possa parecer anormal, também acontece nos vegetais. Contudo, o blastóporo apenas existe no caso dos animais, para a geração das cavidades, algo que as plantas não possuem. Em todo caso, entender a fase de formação do embrião, com as primeiras características animais, é chave para que seja possível compreender também o blastóporo e a sua função para a produção da vida.

Animais Que Geram Primeiro a Boca, Os Prostômios

Os prostômios são aqueles animais que geram a sua boca antes de gerar o seu ânus, algo que costuma tornar os sistemas desses animais mais complexos. Há muitos animais dentro desse quadro, o que torna um tanto complicado encaixar todos como se as suas características fossem iguais.

O grande fator em comum entre eles, portanto, é como o blastóporo age na fase de produção do embrião. No caso, depois do desenvolvimento completo do embrião, muitas vezes os animais mantém o blastóporo como a sua boca, o que permanece para o restante da vida do animal.

Em relação à sua clivagem, essa se dás em espiral, sendo que as células são geradas após uma série longa de divisões por mitose. É interessante notar como os animais classificados como prostômios, por mais que estejam na mesma classificação, possuem uma enorme e quase infinita variedade de detalhes e características, além dos modos de vida completamente diferentes. No fim das contas, a divisão dos animais nesse sentido vale apenas para que se saiba como acontece a produção do ânus e da boca, além de mais alguns poucos detalhes.

Animais Que Geram Primeiro o Ânus, os Deuterostômios

Prostômios e Deuterostômios
Prostômios e Deuterostômios

Esses animais são aqueles conhecidos em todo o mundo por gerar a sua boca apenas depois de gerar o seu ânus, isso ainda na fase de formação do embrião. Por mais que haja exemplos de animais desse tipo que possuem complexidade em seus sistemas, como é o caso de algumas aves, em geral os deuterostômios apresentam organismos mais simplificados e que exigem menos tempo e atenção para que sejam compreendidos.

Contudo, além disso, há muitas questões que os animais desse grupo também não compartilham, assim como se dá com os prostômios. Um dos filos mais conhecidos dentre aqueles que geram primeiro o ânus e só depois a boca é o Chordata, que é o filo dos cordados. Mesmo dentro desse filo, na verdade, há muitos conflitos em relação ao jeito como os animais podem ser ligados.

Dessa forma, muitas das características que deveriam ligar o filo são frequentemente confrontadas por especialistas de opiniões conflitantes, mostrando como pode ser complicado realizar relações entre os animais do grupo. Logo, isso serve para mostrar como a ciência ainda busca ligações mias fortes envolvendo os animais deuterostômios, algo que pode ser alcançado nos próximos anos. Em todo caso, ainda há muitas perguntas a serem respondidas sobre o assunto.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *