Home / Animais / História do Jamelão: Significado, Origem da Planta e Fotos

História do Jamelão: Significado, Origem da Planta e Fotos

A história do jamelão está por trás de todas as suas características peculiares. Esta é um tipo de árvore tropical e sempre-verde de tamanho médio, com cerca de 10 a 30 m de altura.

As folhas são lisas, opostas, brilhantes, coriáceas e ovais. As flores são rosa ou quase brancas. Os frutos são ovais, verdes a pretos quando maduros, com polpa roxa escura. Estes contém uma semente grande.

História do Jamelão e Seus Significados Indianos

Estado de Maharashtra, Índia

Jamelão Sob Folha Verde
Jamelão Sob Folha Verde

Em Maharashtra, as folhas do jamelão são usadas na decoração de casamentos. Às vezes, as sementes são usadas em chás de ervas para tratar a diabetes.

Essa fruta foi relacionada em uma história do grande épico indiano, Mahabharatha. Ele a chamou de Jambulaakhyan, relacionada a essa fruta.

Estado de Andhra Pradesh, Índia

Além dos frutos, a madeira da árvore do Jamelão ou Neredu (como é chamado na língua da região, Telugu) é usada em Andhra Pradesh para fabricar rodas de boi e outros equipamentos agrícolas.

A madeira de Neredu é usada para construir portas e janelas. Os hindus usam um galho considerável da árvore para inaugurar o início dos preparativos para o casamento e o plantam em um local onde um pandal será erguido.

Culturalmente, belos olhos são comparados a história do jamelão. No grande épico da Índia Mahabharatha, a cor do corpo de Krishnas (Vishnu) também é comparada a essa fruta.

Tamil Nadu Estado, Índia

A lenda fala de Auvaiyar, do período Sangam, e Naval Pazham em Tamil NaduAuvaiyar, acreditando ter conseguido tudo o que deve ser alcançado, disse estar ponderando sobre sua aposentadoria do trabalho literário tâmil enquanto descansava sob a árvore de Naval Pazham.

Auvaiyar Ilustração
Auvaiyar Ilustração

Mas ela foi recebida e espertamente justa por um Murugan disfarçado (considerado uma das divindades guardiãs da língua tâmil), que mais tarde se revelou e a fez perceber que ainda havia muito mais a ser feito e aprendido. Após esse despertar, acredita-se que Auvaiyar empreendeu um novo conjunto de obras literárias, voltadas para crianças.

Estado de Kerala, Índia

O jamelão, conhecido localmente como Njaval Pazham, é particularmente abundante em Kollam.

Estado de Karnataka, Índia

A árvore dessa fruta é comumente encontrada em Karnataka, particularmente nas partes rurais do estado. O nome da fruta em Kannada é Nerale Hannu.

Origem do Jamelão

Dentro da história do jamelão não se pode esquecer de sua origem. Produzindo um fruto de valor local, sua árvore teria sido introduzida desde os tempos remotos.

De fato, acredita-se que a fruta tenha se espalhado intencionalmente durante a pré-história no;

  • Butão;
  • Nepal;
  • China;
  • Malásia;
  • Filipinas;
  • Java;
  • E outros lugares das Índias Orientais.
Bacia de Jamelão
Bacia de Jamelão

Antes de 1870, foi estabelecido no Havaí, EUA, e no início dos anos 1900 foi encontrado cultivado em muitas ilhas do Caribe. Chegou a Porto Rico em 1920. Também foi introduzido na América do Sul e nas ilhas do Pacífico e Oceano Índico, embora as datas não sejam precisas.

O jamelão foi introduzido em Israel em 1940 e é provável que a árvore seja muito mais difundida do que o indicado, especialmente na África.

Um Pouco Sobre o Jamelão

Propagação

As sementes são os meios mais comuns de disseminação e são conhecidas por serem consumidas e espalhadas por animais. Bons exemplos são os pássaros e outras aves frugívoras, como também os porcos selvagens.

Sabe-se que muitos tipos de pássaros e mamíferos comem os jamelões, sem contar com os morcegos. Sendo uma espécie ribeirinha, é provável que as sementes sejam dispersas localmente pela água. A dispersão a longa distância deve-se quase inteiramente à introdução intencional como fruta, madeira e espécies ornamentais.

Usos

A história do jamelão e de sua árvore incluem seus ovos. A planta de origem da fruta é polivalente altamente valorizada por seus usos medicinais e culinários. Sem contar que a madeira pesada é boa para combustível.

É encontrada principalmente como uma árvore de fruto de horta, embora também seja encontrada selvagem em florestas secundárias. É também uma planta hospedeira do bicho-da-seda e uma boa fonte de néctar para as abelhas.

Cesto de Jamelão
Cesto de Jamelão

É uma árvore sagrada para hindus e budistas. As sementes eram comercializadas para uso medicinal até o final da década de 1700, quando foram exportadas da Índia para a Malásia e Polinésia e das Índias Ocidentais para a Europa.

A árvore é cultivada como sombra para o café. Às vezes, sendo resistente ao vento, é plantada em fileiras densas como um quebra-vento. Se encimadas regularmente, essas plantações formam uma cobertura densa e maciça.

O jamelão tem um sabor doce ou subácido com pouca adstringência. Pode ser consumido crua ou transformado em tortas, molhos e geleia. Os exemplares mais adstringentes podem ser consumidos de maneira semelhante às azeitonas. Isso significa que é preciso embebê-los em água salgada.

A polpa é rica em pectina e produz geleia muito deliciosas, além de ser ótima para se fazer sucos. E o que falar sobre os vinhos e licores destilados? O vinagre de jamelão, amplamente produzido em toda a Índia, possui uma atraente cor púrpura clara, com um aroma agradável e sabor suave.

Impacto da Fruta

Impacto Econômico

Uma Mão Cheia de Jamelão
Uma Mão Cheia de Jamelão

A história do jamelão tem um impacto econômico positivo através do fornecimento da fruta nutritiva. Além do mais, a árvore oferece madeira e meios de ornamento comercializado.

Impacto Social

A árvore é venerada no sul da Ásia por budistas e hindus. É considerada sagrada para os deuses hindus Krishna e Ganesha e é comumente plantada perto dos templos.

Árvore de Jamelão
Árvore de Jamelão

Seu uso como uma árvore ornamental é bem comum nas ruas do continente asiático. A frutificação pesada pode levar a massas de frutas espalhadas por calçadas, estradas e jardins, fermentando rapidamente. Isso produz insetos pequenos e desagradáveis. Por isso, muitas pessoas querem que essas árvores sejam substituídas por outras espécies.

Impacto Ambiental

Essa grande árvore sempre-verde forma uma densa cobertura e, ao formar uma monocultura, pode impedir que outras espécies se regenerem e cresçam. Embora não seja uma invasora agressiva de florestas, é conhecida por impedir o restabelecimento de outras plantas nativas.

Grandes Árvores de Jamelão
Grandes Árvores de Jamelão

É interessante o quanto consumimos um produto e não sabemos sua origem, não é mesmo? Agora que você já conhece a história do jamelão pode comê-lo com outros olhos.

Veja também

Norwich Terrier

História do Norwich Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo da história e da origem do Norwich …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.