Home / Animais / Ferida de Pulga em Cachorro: O Que Fazer? Como Resolver?

Ferida de Pulga em Cachorro: O Que Fazer? Como Resolver?

As pulgas são o parasita externo mais comum dos animais de companhia. Além de causar coceira e outros problemas de pele, as pulgas podem transmitir doenças a animais e pessoas. A maioria da população de pulgas (ou seja, ovos, larvas e pupas) são encontrados fora do animal de estimação e em torno da casa.

O Ciclo de Vida da Pulga: Ctenocephalides Felis

O ciclo de vida da pulga consiste em estágios de ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são colocados no casaco do cachorro e são projetados para cair do seu animal de estimação e em sua casa. As larvas eclodem dos ovos e se desenvolvem no ambiente de um animal alimentando-se de fezes de pulgas adultas (ou seja, sangue digerido) que caem do pêlo do animal de estimação.

As larvas eventualmente giram casulos, muitas vezes dentro de fibras de carpete, para pupação. As pupas são resistentes ao congelamento, secagem e inseticidas, e podem ficar dormentes por muitos meses! Novas pulgas desenvolvem-se a partir de pupas e podem começar a se alimentar poucas horas depois de encontrar um cão. Todo o ciclo de vida da pulga pode ser concluído em apenas três semanas.

Tratamentos Anti Pulgas

No passado, veterinários e donos de animais de estimação tinham que tentar controlar as pulgas tratando o ambiente do animal para os estágios imaturos da pulga. Essa abordagem era trabalhosa e exigia aplicações frequentes. Embora alguns produtos de controle de pulgas mais antigos possam ser aplicados a animais de estimação, esses produtos não matam pulgas com rapidez suficiente ou não são de longa duração.

Hoje, os veterinários têm ótimos produtos de controle de pulgas em seu arsenal. Existem agora muitos novos produtos eficazes e seguros para escolher. Trate todos os animais de estimação com um produto mensal de controle de pulgas. Como as pulgas podem viver dentro de casa, mesmo no inverno, seu veterinário também pode recomendar o controle de pulgas durante todo o ano.

Tratamentos Anti Pulgas

Às vezes, o ambiente interno de um animal de estimação também precisa ser tratado com pulgas, usando um spray de pulga projetado para matar pulgas rapidamente e interromper a reprodução. Para usar um spray em sua casa: retire seus animais de estimação da área a ser pulverizada; lave todas as roupas de cama; aspire todos os tapetes e estofados e depois descarte o saco de vácuo. Isso evitará que os ovos da pulga saiam dos sacos de vácuo e se espalhem pela sua casa.

Pulverize todas as superfícies até a umidade ao toque. Às vezes, o ambiente externo de um animal de estimação também precisa ser tratado por pulgas. Seu veterinário pode recomendar um produto para você usar ou o ambiente externo pode ser tratado profissionalmente por especialistas em pragas.

Sugestões de Como Resolver

Hoje existem inúmeros produtos químicos disponíveis que efetivamente combatem o problema da pulga, mas também existem algumas opções de tratamento natural e medidas que você pode tomar para se livrar das pulgas e mantê-los de infestar sua casa e seus animais de estimação novamente.

Já ouviu falar num pente de pulgas? Existe e é muito eficaz. Você encontrará em petshops e prefira aqueles de qualidade, que são capazes de varrer pulgas, incluindo larvas e ovos. A maioria dos ovos e larvas não residem no animal de estimação, mas no caso, você não quer deixá-los de fora. Antes de usar um pente para pulgas com dentes estreitos, certifique-se de que o pêlo do seu cão não esteja enrolado para evitar a dor ao penteá-lo.

Embora existam muitos xampus específicos para pulgas no mercado, você também pode transformar xampu ordinário para cães em um xampu para pulgas em casa. Adicione meia xícara de qualquer bom shampoo para cão a meia xícara de suco de limão espremido na hora e duas xícaras de água. Despeje esta mistura em uma garrafa e use-a para banhar seu animal de estimação toda semana. Para raças maiores, aumente as quantidades em proporção. Depois de banhar seu animal de estimação, não deixe seu animal de estimação correr em trilhas gramadas ou gramados onde as pulgas residem.

O vinagre de maçã mantém os pêlos dos cães ligeiramente ácida, o que naturalmente repele as pulgas e até mesmo carrapatos para esse assunto. Consulte o seu veterinário quanto vinagre seu animal de estimação pode ingerir com segurança com base no seu peso corporal.

Lave tudo aquilo que você costuma usar na casinha de seu animal de estimação, principalmente tecidos como roupas e itens como colchões, fronhas, etc. Mas lembre-se que secar é tão importante quanto lavar, em especial porque queremos também exterminar os ovos, larvas e pulgas adultas. A secagem tem de ser em temperatura máxima pra garantir o extermínio destes mais resistentes.

Use o pó de ácido bórico para limpar o pó de áreas que não estejam expostas à luz solar e áreas onde a umidade seja superior a 50%. Certifique-se de que seu cão não lambe o pó de ácido bórico, pois alguns cães não toleram isso. Depois de alguns dias, todos os ovos secarão e serão neutralizados. As larvas também sufocarão até a morte. Depois, tudo o que você precisa fazer é aspirar os detritos e o pó de ácido bórico.

Pulgas gostam de áreas úmidas e quentes. Se você não é diligente sobre limpeza e aspiração, pense novamente. Seu animal de estimação vai ao redor da casa durante todo o dia e, provavelmente, repousa em todos os cantos da casa. Portanto, limpe-a periodicamente e com cuidado para evitar que as pulgas se multipliquem e infestem toda a sua casa e quintal.

A maioria dos óleos essenciais são formas eficientes e naturais de se livrar de pulgas, ovos e larvas, incluindo lavanda, mas quantidades excessivas podem prejudicar o seu cão e causar muitos problemas. Consulte o seu veterinário para as quantidades certas que ajudarão a manter as pulgas na baía sem prejudicar o seu animal de estimação. Depende em grande parte da percentagem de concentração do óleo em questão e da imunidade e saúde do seu cão.

Ferida de Pulga em Cachorro: o que Fazer? Como Resolver?

Existe situações em particular de eczema úmido que pode ter sido causado por uma picada de carrapato ou proliferação de pulgas. A pele então precisará ser raspada sobre o eczema úmido para facilitar a aplicação de medicação, bem como para permitir a secagem.

Aquela minúscula mancha preta no topo da lesão é uma área onde a pele realmente morreu e pode ser onde um carrapato esteve ativo. Por que um carrapato iria desencadear uma dermatite ainda é um mistério. Se cada picada de carrapato causasse tanta reação, a magnitude dos problemas de pele em cães seria preocupante.

Mas pode ocorrer e, portanto, precisa de tratamento. A limpeza diária da lesão, mesmo a cada duas horas durante o primeiro ou segundo dia, acelerará a cura. Além disso, quaisquer pomadas anti-bacterianas tópicas ou produtos de sarna de cães irão impedir o crescimento das bactérias.

Essas lesões de pele podem levar uma semana para finalmente secar e parecer que vão cicatrizar. Uma vez que não estejam mais escorrendo, simplesmente manter a área da lesão limpa será tudo o que precisa fazer. O pêlo começa a crescer de volta (às vezes com uma cor diferente) dentro de duas semanas.

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *