Home / Animais / O Que é Bom Para Curar Anemia de Cachorro?

O Que é Bom Para Curar Anemia de Cachorro?

A anemia é uma deficiência no sangue, caraterizada pela redução do número de glóbulos vermelhos, que são as células responsáveis pelo transporte do oxigênio na corrente sanguínea, e também coloração avermelhada.

Se, ao observar seu cachorro, você perceber que ele está indisposto, sem apetite, vive cansado, pode ser um indício de que ele esteja com anemia. Muitos ignoram esse problema, por se tratar de um cachorro.

Mas, para você que cuida e ama seu pet, todo cuidado é pouco. Toda enfermidade dá sinais que devemos observar com atenção.

Se você perceber mudança no comportamento do seu cão, o resultado de um tratamento logo no início da doença tem tudo para dar certo. O diagnóstico só pode ser dado por um veterinário. Que irá solicitar os devidos exames.

Enfim, continue lendo para conferir mais sobre a anemia em cães, o que provoca esse problema e como tratar.

Causas da Anemia Em Cachorros

O primeiro pensamento que vem em nossa mente quando pensamos sobre anemia em cães, é que ele está com falta de ferro no sangue.

É um pensamento comum, mas devemos estar cientes de que essa doença canina pode ser causada por diversos motivos. Esse tipo de anemia, o tipo causado pela baixa quantidade de ferro no sangue, é raro, desenvolvida apenas em animais que se encontram debilitados. Ao contrário do que muita gente pensa, nem todo cachorro está propenso.

O aumento de forma desordenada dos glóbulos vermelhos no sangue é o principal motivo, que caracteriza um cachorro quando ele está com anemia. Mas também pode ser causada por:

-Acidentes domésticos ou automotivos: considerada anemia hemorrágica, devido à perda de sangue;

Anemia de Cachorro

-Doença do carrapato: a doença transmitida pelo carrapato, atinge diretamente as células, destruindo-as;

– Má alimentação: alimentos com deficiência de ferro e vitaminas, essenciais para produção de sangue. Por isso, a escolha da ração é muito importante. Antes de oferecer ao seu cachorro, verifique se ela tem todas as vitaminas e nutrientes para proporcionar um desenvolvimento saudável do seu animal.

-Parasitas: carrapatos, vermes intestinais e pulgas em cães, que se alimentam do sangue do cachorro,

-Doença renal crônica: a medula óssea passa a sofrer interferência na produção das células vermelhas.

Sintomas de Anemia em Cachorros

Existem diversos sinais que o cachorro apresenta quando está com anemia. Alguns são facilmente notados, e outros não. Quando o cachorro está com anemia, ele não interage com seu dono, não brinca e passa a maior parte do tempo deitado.

O diagnóstico só é confirmado através de um exame que analisa no sangue a quantidade de glóbulos vermelhos. Assim, se a quantidade estiver muita baixa, é sinal de que o animal está com anemia.

A anemia em cães dá vários sinais. No entanto, alguns são simples e de fácil constatação, que pode ser feita através da observação, antes mesmo de o animal ser levado a uma clínica veterinária. São eles:

  • Perda de apetite;
  • Urina escura;
  • Gengivas pálidas;
  • Indisposição para brincadeiras e passeios;
  • Fraqueza e desmaios;
  • Perda de peso;
  • Aparência triste,
  • Dificuldade para respirar.

Citamos esses sinais, não como uma confirmação de que seu cachorro que está com anemia, apenas o exame de sangue pode afirmar se o cachorro está realmente anêmico ou não. Mas, ao identificar um ou mais desses sinais, leve seu cão ao veterinário o quanto antes.

Anemia Hemolítica

Ao falarmos da anemia hemolítica especificamente em cães, o resultado do exame feito deve constar uma destruição acelerada das hemácias (glóbulos vermelhos, transportadores de oxigênio no sangue). Mas, antes que ocorra uma destruição total das células, e elas completem seu ciclo, os cães apresentam alguns sintomas como, por exemplo:

Anemia Hemolítica
  • Alterações no funcionamento do intestino;
  • Febre;
  • Perda de peso,
  • Cansaço.

O Que São Plaquetas Baixas Em Cachorros?

Plaquetas são células produzidas na medula óssea, e fazem parte do processo de coagulação do sangue. Assim, quando detectamos plaquetas abaixas nos cães nos resultados dos exames, pode ser um indício de alguma alteração no sistema sanguíneo, causado por uma doença chamada trombocitopenia, ou distúrbios nas células responsáveis por formar os coágulos.

Tratamento de Anemia Em Cachorros

Após a confirmação de que o cachorro realmente está com anemia, o veterinário irá passar o tratamento mais indicado para cada caso. Para o tratamento da anemia hemorrágica, pode ser necessário que haja uma intervenção cirúrgica.

Já em outras situações, como a anemia causada por parasitas, o tratamento será direcionado para acabar com o agente causador.

O tratamento para cães com anemia é feito com medicamentos que atuarão estimulando a produção de sangue na medula. No caso da alimentação, as rações devem conter complementos vitamínicos, vermífugos. E, nos casos mais graves, ocorre o transplante de medula óssea e transfusão de sangue.

Tratamento de Anemia Em Cachorros

Para que seu cachorro não sofra de anemia, é necessário um cuidado especial voltado para sua alimentação, sob indicação do seu veterinário. Opte sempre pelas rações e complementos voltados para nutrir e fortalecer seu animal. Pois o resultado de uma alimentação correta e balanceada vai muito além que economia, garante uma vida saudável paro o seu cão.

Dicas de Alimentação Adequada Para Cachorro Com Anemia

Um dos sintomas mais comuns em cachorros com anemia é a falta de apetite. Portanto, é importante que você busque soluções saborosas, que atraiam a atenção do animal na hora de comer.

Além das rações, os patês também são indicados, pois a maioria deles é composta de nutrientes e vitaminas que seu cachorro vai amar. Os patês são feitos com carnes selecionadas, livres de corantes, conservantes que prejudicam a saúde do seu pet, transgênicos e glúten, o que significa que seu cachorro terá uma alimentação mais balanceada.

Os patês resolvem na maioria dos casos a falta de apetite do seu cachorro com anemia, pois contém aroma e sabor irresistíveis para os cães.

Alimentos Indicados Para Aumentar as Plaquetas

  • Água de coco: possui ferro, vitamina C, potássio e cálcio, que ajudam o organismo do cachorro a produzir mais plaquetas;
Água de coco
  • Fígado de frango ou vitela: são alimentos ricos em ferro, e esse nutriente é essencial para a produção de novas células sanguíneas. Por isso, é recomendado para animais com plaquetas baixas,
Fígado de frango ou vitela
  • Frango: além de ser um alimento rico em proteínas, o frango pode ser ótimo para auxiliar na recuperação de um cachorro com plaquetas baixas. O ideal é que seja servido cozido, sem adição de temperos como sal e pimenta.
Frango

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *