Home / Animais / Significado do Tigre no Budismo, na Bíblia, Xamanismo e Simbolismo

Significado do Tigre no Budismo, na Bíblia, Xamanismo e Simbolismo

O tigre é um animal fantástico! Possui características únicas, uma aparência diferenciada e hábitos peculiares.

O tigre ao longo dos anos influenciou pessoas, sociedades e religiões. E para cada uma delas, possui um significado diferente.

É um animal de rara beleza, imponente, um dos mais fortes do meio terrestre e claro, está no topo da cadeia alimentar, ou seja, é um predador nato.

Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito das características do tigre e o significado que ele tem dentro do Budismo, na Bíblia e no Xamanismo. Confira!

O Tigre: Um Animal Poderoso

O Tigre é um animal muito respeitado pelos outros que habitam o mesmo território que ele. É um animal astuto, independente e muito inteligente.

Ele é um mamífero, presente na família dos felídeos, cientificamente ele é conhecido como Panthera Tigris.

Habita principalmente o território asiático e é considerado um super predador, classificado como o terceiro maior animal carnívoro presente em meio terrestre, atrás apenas do Urso-de-Kodiak e do Urso-Polar.

É um animal muito observador. Ele observa por um longo período e aproxima-se lentamente de suas presas, até realizar um ataque fatal, impecável.

Além disso, o tigre é um exímio velocista e um animal muito resistente, para capturar suas presas ele é capaz de alcançar os 70 quilômetros ou mais e ainda percorrer longas distâncias.

Sendo assim, podemos perceber que ele é um animal muito grande, ele pode medir até 3 metros de comprimento e pesar nada mais, nada menos do que 500 quilos.

E por se tratar de um animal tão majestoso, tão grandioso, com o passar dos anos, os humanos atribuíram-lhe diferentes significados.

Em cada povoado, cada sociedade, em cada religião, ele está presente representando alguma divindade, ou mesmo com simbologias e ensinamentos.

Ele é um símbolo de proteção, de liberdade, independência, confiança, coragem, segurança, inteligência, força, garra. Em cada canto do mundo ele possui uma representação e um significado. Vamos conhecer algumas delas a seguir!

O Tigre e o Simbolismo

Sabemos que as culturas de modo geral, são representada por histórias, lendas e mitos, que são contados de geração em geração e mantém uma tradição ao longo dos milhares de anos. Sendo assim, o misticismo e a simbologia estão muito presentes nos tigres.

Por ser um animal habitante do território asiático; na Índia, China, Japão, Coreia, ele tem uma significado diferente.

Na Índia ele é serve de assento para o Pai-Céu, que é Shiva Shankara. E tratando-se de um dos animais terrestres mais poderosos, representa que Shiva superou e dominou a natureza, tornando-se um poderoso e que está acima de qualquer outra força.

Já na China ele representa o signo Yang, ou seja, um ser masculino, que é caracterizado pelo fogo, pelo céu e além disso, é o impulso, a generosidade, o afeto e o imprevisto. Para ter uma noção da importância do animal na cultura chinesa, ele é um dos 12 signos do horóscopo chinês

Em território coreano, o tigre é considerado o animal supremo. O rei de todos os animais, o mais poderoso e o mais temido.

No Japão, os antigos samurais utilizavam um emblema de tigre na cabeça, que representava a força, o poder, o equilíbrio e a disciplina.

Enfim, podemos perceber a importância deste animal sobretudo no continente asiático. Desta maneira, ele influenciou povos e diferentes religiões. Confira a seguir o significado do tigre para o budismo, xamanismo e também na bíblia do cristianismo.

Significado do Tigre no Budismo, na Bíblia, Xamanismo e Simbolismo

Diferentes religiões consideram o tigre como um animal sagrado, poderoso, uma divindade e para cada uma delas, possui um significado diferente.

Budismo

O budismo, uma religião oriental, considerada também uma filosofia de vida, tem como seu principal fundador e criador Sidarta Gautama, conhecido também como Buda.

Nesta religião acredita-se que a verdadeira libertação é realizada através da consciência, e que esta é alcançada a partir da espiritualidade, do controle da mente e de práticas como a yoga e a meditação.

Nesta religião, o tigre representa a fé, a força espiritual, a disciplina, a consciência modesta e a incondicional confiança.

Tanto que por muito tempo, tigres podiam ser vistos em templos budistas no continente asiático e há lugares onde eles ainda habitam e vivem em comunhão com os monges.

Xamanismo

Xamanismo não é uma religião, e sim um conjunto de rituais praticados desde os nossos ancestrais, pelos povos mais antigos. Estende-se do continente asiático, na Sibéria até o latino americano, no Peru.

Tais rituais vêm com o intuito de se conectar, de estabelecer uma ligação, com algo sagrado, divino, “com o que sabe”, como era conhecido pelo povo da Sibéria. Nos rituais são utilizados diferentes maneiras para estabelecer a conexão.

Varia desde substâncias psicoativas, diferentes ervas poderosas que facilitam tal conexão, como o chá de cogumelo Amanita Muscaria, utilizada na Sibéria, como também o Ayahuasca, utilizado aqui no Brasil, mas herdado dos Peruanos. Utiliza-se também incensos, ervas, danças para estabelecer tal conexão.

Enfim, o xamanismo não é considerado religião, pois não segue nenhum livro canônico específico, nem uma determinada mitologia. Mas é sim um conjunto de práticas que faz ligação com o sagrado.

O tigre para o xamanismo significa proteção. Por ser um animal cauteloso, observador e muito poderoso, é um símbolo de admiração e segurança dentro das práticas do xamanismo.

Na Bíblia

Já na Bíblia, o livro canônico utilizado pelos cristianismo, o tigre, representado também pelo leopardo traz ao tigre uma imagem de animal enganoso e cruel, que não perdoa; porém, ele é citado apenas em algumas passagens.

Mas isso se deve especialmente pela força que o tigre representa, como por exemplo o leão, que é citado como poderoso e enérgico.

Na bíblia, o que é muito citado é o Rio Tigre. Nome dado ao rio onde as primeiras civilizações foram fundadas. Nas margens do Rio Tigres e Eufrates. Rios que delineiam a Mesopotâmia e hoje é o Iraque e passa pela Síria, chegando até a Turquia.

São as diferentes visões utilizadas para representar o tigre, esse animal poderoso que vive em meio a natureza, que encantou tanto os seres humanos e ganhou espaço nas culturas, na mitologia, religiões e nas histórias contadas pelo ser humano.

Veja também

Por Que os Cachorros Rodam Antes de Defecar?

Alguns hábitos de nossos queridos cachorros são realmente curiosos. Dentro todas as manias, aquela de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *