Home / Animais / Significado do Tigre no Budismo, na Bíblia, Xamanismo e Simbolismo

Significado do Tigre no Budismo, na Bíblia, Xamanismo e Simbolismo

O tigre é um animal fantástico! Possui características únicas, uma aparência diferenciada e hábitos peculiares.

O tigre ao longo dos anos influenciou pessoas, sociedades e religiões. E para cada uma delas, possui um significado diferente.

É um animal de rara beleza, imponente, um dos mais fortes do meio terrestre e claro, está no topo da cadeia alimentar, ou seja, é um predador nato.

Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito das características do tigre e o significado que ele tem dentro do Budismo, na Bíblia e no Xamanismo. Confira!

O Tigre: Um Animal Poderoso

O Tigre é um animal muito respeitado pelos outros que habitam o mesmo território que ele. É um animal astuto, independente e muito inteligente.

Ele é um mamífero, presente na família dos felídeos, cientificamente ele é conhecido como Panthera Tigris.

Habita principalmente o território asiático e é considerado um super predador, classificado como o terceiro maior animal carnívoro presente em meio terrestre, atrás apenas do Urso-de-Kodiak e do Urso-Polar.

É um animal muito observador. Ele observa por um longo período e aproxima-se lentamente de suas presas, até realizar um ataque fatal, impecável.

Além disso, o tigre é um exímio velocista e um animal muito resistente, para capturar suas presas ele é capaz de alcançar os 70 quilômetros ou mais e ainda percorrer longas distâncias.

Sendo assim, podemos perceber que ele é um animal muito grande, ele pode medir até 3 metros de comprimento e pesar nada mais, nada menos do que 500 quilos.

E por se tratar de um animal tão majestoso, tão grandioso, com o passar dos anos, os humanos atribuíram-lhe diferentes significados.

Em cada povoado, cada sociedade, em cada religião, ele está presente representando alguma divindade, ou mesmo com simbologias e ensinamentos.

Ele é um símbolo de proteção, de liberdade, independência, confiança, coragem, segurança, inteligência, força, garra. Em cada canto do mundo ele possui uma representação e um significado. Vamos conhecer algumas delas a seguir!

O Tigre e o Simbolismo

Sabemos que as culturas de modo geral, são representada por histórias, lendas e mitos, que são contados de geração em geração e mantém uma tradição ao longo dos milhares de anos. Sendo assim, o misticismo e a simbologia estão muito presentes nos tigres.

Por ser um animal habitante do território asiático; na Índia, China, Japão, Coreia, ele tem uma significado diferente.

Na Índia ele é serve de assento para o Pai-Céu, que é Shiva Shankara. E tratando-se de um dos animais terrestres mais poderosos, representa que Shiva superou e dominou a natureza, tornando-se um poderoso e que está acima de qualquer outra força.

Já na China ele representa o signo Yang, ou seja, um ser masculino, que é caracterizado pelo fogo, pelo céu e além disso, é o impulso, a generosidade, o afeto e o imprevisto. Para ter uma noção da importância do animal na cultura chinesa, ele é um dos 12 signos do horóscopo chinês

Em território coreano, o tigre é considerado o animal supremo. O rei de todos os animais, o mais poderoso e o mais temido.

No Japão, os antigos samurais utilizavam um emblema de tigre na cabeça, que representava a força, o poder, o equilíbrio e a disciplina.

Enfim, podemos perceber a importância deste animal sobretudo no continente asiático. Desta maneira, ele influenciou povos e diferentes religiões. Confira a seguir o significado do tigre para o budismo, xamanismo e também na bíblia do cristianismo.

Significado do Tigre no Budismo, na Bíblia, Xamanismo e Simbolismo

Diferentes religiões consideram o tigre como um animal sagrado, poderoso, uma divindade e para cada uma delas, possui um significado diferente.

Budismo

O budismo, uma religião oriental, considerada também uma filosofia de vida, tem como seu principal fundador e criador Sidarta Gautama, conhecido também como Buda.

Nesta religião acredita-se que a verdadeira libertação é realizada através da consciência, e que esta é alcançada a partir da espiritualidade, do controle da mente e de práticas como a yoga e a meditação.

Nesta religião, o tigre representa a fé, a força espiritual, a disciplina, a consciência modesta e a incondicional confiança.

Tanto que por muito tempo, tigres podiam ser vistos em templos budistas no continente asiático e há lugares onde eles ainda habitam e vivem em comunhão com os monges.

Xamanismo

Xamanismo não é uma religião, e sim um conjunto de rituais praticados desde os nossos ancestrais, pelos povos mais antigos. Estende-se do continente asiático, na Sibéria até o latino americano, no Peru.

Tais rituais vêm com o intuito de se conectar, de estabelecer uma ligação, com algo sagrado, divino, “com o que sabe”, como era conhecido pelo povo da Sibéria. Nos rituais são utilizados diferentes maneiras para estabelecer a conexão.

Varia desde substâncias psicoativas, diferentes ervas poderosas que facilitam tal conexão, como o chá de cogumelo Amanita Muscaria, utilizada na Sibéria, como também o Ayahuasca, utilizado aqui no Brasil, mas herdado dos Peruanos. Utiliza-se também incensos, ervas, danças para estabelecer tal conexão.

Enfim, o xamanismo não é considerado religião, pois não segue nenhum livro canônico específico, nem uma determinada mitologia. Mas é sim um conjunto de práticas que faz ligação com o sagrado.

O tigre para o xamanismo significa proteção. Por ser um animal cauteloso, observador e muito poderoso, é um símbolo de admiração e segurança dentro das práticas do xamanismo.

Na Bíblia

Já na Bíblia, o livro canônico utilizado pelos cristianismo, o tigre, representado também pelo leopardo traz ao tigre uma imagem de animal enganoso e cruel, que não perdoa; porém, ele é citado apenas em algumas passagens.

Mas isso se deve especialmente pela força que o tigre representa, como por exemplo o leão, que é citado como poderoso e enérgico.

Na bíblia, o que é muito citado é o Rio Tigre. Nome dado ao rio onde as primeiras civilizações foram fundadas. Nas margens do Rio Tigres e Eufrates. Rios que delineiam a Mesopotâmia e hoje é o Iraque e passa pela Síria, chegando até a Turquia.

São as diferentes visões utilizadas para representar o tigre, esse animal poderoso que vive em meio a natureza, que encantou tanto os seres humanos e ganhou espaço nas culturas, na mitologia, religiões e nas histórias contadas pelo ser humano.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *