Home / Animais / Tigre-Malaio: Características, Fotos e Nome Científico

Tigre-Malaio: Características, Fotos e Nome Científico

O Tigre-Malaio é um animal peculiar, exótico. Ele é definido como uma subespécie dos tigres.

Com suas listras brancas e pretas, junto ao corpo alaranjado, de grande porte, o animal é considerado um dos mais belos de todo o mundo.

O Tigre Malaio habita pequenos fragmentos de terra na Ilha de Malásia e Indonésia. É um animal tão especial para o povo local, que é símbolo do país, de brasões, das forças armadas e até do time de futebol do país.

Mas infelizmente toda essa beleza, não é capaz de protegê-lo; com o mercado ilegal, a caça e a devastação de florestas, o animal está na Lista Vermelha da IUCN como “perigo critico”.

Continue acompanhando este artigo para saber características, o nome cientifico e claro, ver muitas fotos deste incrível animal, que vem perdendo seu habitat, e corre sérios riscos de extinção. Confira!

Tigre-Malaio: Características, Fotos e Nome Científico

O tigre-malaio é uma subespécie de tigres. A família é conhecida como Panthera Tigris.

E já que o tigre malaio é subespécie descoberta e estudada posteriormente, recebeu o científico de Panthera Tigris Jacksoni; isso por que é uma homenagem ao pesquisador e ambientalista Peter Jackson, que dedicou grande parte da sua vida a estudar, catalogar e preservar as mais diferentes subespécies de tigres.

Mas isso causou muita polemica, pois a população e o governo da Malásia gostariam que a espécie endêmica do local, recebesse o nome de lá (justo não é?), ficaria então Panthera Tigris Malayensis, mas não chegaram em um acordo e o nome ficou em homenagem ao ambientalista Peter Jackson.

Mas o fato é que independente do nome cientifico, estes animais são conhecidos pelas suas características, hábitos, comportamento. Vamos conhecer um pouco mais a cerca deste incrível animal.

Características do Tigre-Malaio

Tigre-Malaio No Meio do Mato Em Cima de Um Tronco
Tigre-Malaio No Meio do Mato Em Cima de Um Tronco

O Tigre-Malaio é um animal de grande porte e um dos maiores felinos do mundo – se não o maior –, e é dono de uma beleza impar.

Ele possui coloração corporal alaranjado com listas pretas por todo o corpo,na face e na barriga, a cor branca mistura-se a essas listras, dando uma bela aparência, e deixando-o um dos seres mais bonitos do planeta.

E o que nos impressiona, é o tamanho deste animal, que com certeza, é um dos maiores felinos, podem chegar aos incríveis 2,5 metros de comprimento e 90 centímetros de altura.

Ele pode pesar até 120 kg (machos) e 100 kg (fêmeas). Já podemos imaginar que eles precisam se alimentar muito bem para satisfazer todo esse tamanho. E o que eles comem?

Bom, os tigres em geral são carnívoros, alimentam-se basicamente de carne, e um tigre-malaio, come por dia, cerca de 30 kg de carne, então ele consegue capturar animais de grande porte, como veados, porcos, javalis, até filhotes de rinocerontes, entre outros.

Eles vivem e habitam em florestas, locais com pastagens, e vegetações de pequenos arbustos, onde possam estar sempre perto de suas presas para captura-las quando sentir fome.

Ele é um símbolo da Malásia. Está no brasão do país, no brasão das forças armadas e até no time de futebol. Ele representa coragem e bravura. Desta maneira, é conhecido no folclore local e representa muito para a população do país; que busca mante-lo em preservação.

E toda essa luta para preservar esta subespécie continua, pois o animal é uma vitima de tudo que o ser humano é capaz de fazer, sofrendo com ameças e principalmente, sérios riscos de extinção.

Algo preocupante é que diversas outras subespécies de tigres já foram extintos, como é o caso do Tigre-de-Bali, do Tigre-de-Java e do Tigre-do-Cáspio.

Extinção e Ameaças

Tigre-Malaio Dentro da Água
Tigre-Malaio Dentro da Água

E nos impressiona muito a decorrente diminuição da população de tigres-malaios; estima-se que existam pouquíssimos indivíduos no mundo todo. E localizados em apenas uma região – Malásia e Indonésia.

Desde de 2008 o governo local, junto a organizações de preservação vem tentando medidas e experiências para multiplicar a população de tigres; mas o fato é que não conseguem, pois a perda de vegetação nativa e de pequenos fragmentos de mata prejudica muito esta subespécie, que perde todo o espaço e não tem para onde correr, nem caçar, ou mesmo viver.

Livres, soltos na natureza, existem menos tigres-malaios do que presos em cativeiros nos zoológicos do mundo. Estima-se que existam apenas 180-300 indivíduos livres, que compõem a população de tigres malaios na península da Malásia.

Infelizmente estes animais tão belos e  excelentes predadores, fundamentais para o regulamento do sistema ecológico sofrem diariamente com ações humanas.

Desde 1980 até 2000 eles perderam cerca de 1,50% de suas florestas a cada ano. O que antes era 98.818 km² em 1970, virou 75.079 km² em 1980, nos anos 2000 apenas 55.387 km² e atualmente, de 2014 para cá, o que restou para eles foi menos da metade do seu território,, estimados 44.761 km².

E o pior, apenas 15% da população de tigres vivem em áreas de preservação, apesar das tentativas de ações. A agricultura local, com enormes plantações e a caça ilegal deixam este animal com pouca expectativa de um futuro tranquilo em meio as suas áreas nativas.

Não se sabe qual o futuro do tigre malaio. Se ações sérias e eficientes não forem tomadas rapidamente, esta será outra subespécie de tigres que irá ser extinta do Planeta Terra.

Muitos animais sofrem com estas ações e estão em perigo de extinção, além das que já foram extintas. Isso é algo que devemos nos atentar, pois também aqui no Brasil, muitos animais sofrem com a perda de suas florestas, de sua vegetação nativa. E a destruição de inúmeros biomas, prejudica todos os seres vivos que habitam estas determinadas áreas.

Confira agora algumas fotos deste incrível animal; veja sua rara beleza e peculiaridade. O que nos resta é a indignação com o ser humano que prejudica uma espécie e tantas outras tão belas e fundamentais para a natureza.

Tigre-Malaio: Fotos

São animais fantásticos! Suas listras pretas destacam-se em meio ao corpo todo alaranjado. Com manchas brancas na parte inferior, próximo à barriga e também no rosto, dão aspectos imponentes ao animal, que é um exímio predador e fundamental para o funcionamento do sistema ecológico.

Informe seus amigos e familiares, a Educação Ambiental é muito importante; procure preservar a natureza, nossa fauna e flora, para que todos os seres vivos possam viver em harmonia com o meio que habitam.

Veja também

Quantos Rinocerontes Existem no Mundo? Ele Está em Extinção?

Maior entre todos os rinocerontes, o rinoceronte-branco pertence ao grupo dos mamíferos perissodáctilos e sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *