Home / Animais / Crocodilo-do-Orinoco: Características, Nome Científico e Fotos

Crocodilo-do-Orinoco: Características, Nome Científico e Fotos

O crocodilo do Orinoco, cujo nome científico é Crocodylus intermedius,  ocorre na Colômbia e na Venezuela, sendo encontrado nas lagoas aquáticas e tranquilas da bacia do rio Orinoco.  Intermedius significa “intermediário” (em latim), referindo-se à forma do focinho que se situa entre a forma em V da maioria das espécies de Crocodylus e o focinho Gavialis do lado paralelo.

À medida que a estação chuvosa chega, o nível da água aumenta e os crocodilos escapam para lagoas e lagos próximos, ficando lá até a água recuar. O crocodilo Orinoco é o maior predador encontrado na América do Sul. Esses répteis existem pelo menos 240 milhões de anos.

Habitat do Crocodilo-do-Orinoco

Prefere a savana de Llanos – que fica encharcada durante a estação chuvosa, criando rios sazonais temporários. Costumava ser encontrado em uma variedade maior de habitats como por exemplo na  floresta tropical perene e córregos no sopé dos Andes. Na estação seca, os níveis de água tornam-se muito baixos e o habitat disponível nos llanos desaparece, então o crocodilo do Orinoco retira-se para tocas escavadas nas margens dos rios em áreas onde permanecem pequenas bolsões de água durante esse período, embora também possa se deslocar por terra em busca de trechos mais profundos de água.

Houve relatos de indivíduos aparecendo em ilhas (por exemplo, Trinidad), a mais de 150 milhas ao norte da Venezuela. Presume-se que esses indivíduos foram levados para o mar durante as inundações ou foram transportados em esteiras flutuantes de vegetação. No entanto, indica uma certa tolerância para concentrações salinas mais altas.

Características do Crocodilo-do-Orinoco

O crocodilo Orinoco é uma das maiores espécies de crocodilos, com registros históricos de animais atingindo 6 e até 7 metros (não confirmados). Hoje, seria altamente improvável encontrar um animal com mais de 5 m – uma estimativa mais conservadora do tamanho máximo para os machos. O focinho é relativamente longo e estreito, semelhante ao C. cataphractus, e é relatado que se curva levemente para cima (embora essa seja uma característica comum em animais criados em cativeiro).

A armadura dorsal é simétrica,  geralmente semelhante à C. acutus. Ocorre variação de cor – três fases são descritas: ‘mariposo’ com corpo verde acinzentado e manchas dorsais pretas escuras; ‘amarillo’, a coloração mais comum com corpo bronzeado claro e áreas escuras espalhadas; ‘negro’, que é um cinza escuro mais uniforme. Mudanças na cor foram observadas em cativeiro por longos períodos.

O crocodilo Orinoco é um crocodilo grande, de nariz relativamente comprido, restrito às margens média e inferior do rio Orinoco na Venezuela e na Colômbia.  As medições típicas para adultos variam de 3 a 4,8 m. Eles têm pernas curtas e poderosas e uma cauda longa e poderosa.

Mulher Próxima de um Crocodilo-do-Orinoco
Mulher Próxima de um Crocodilo-do-Orinoco

Nos dois lados da mandíbula inferior, o animal possui quartos dentes grandes e proeminentes, que se encaixam em entalhes na mandíbula superior, permanecendo visíveis mesmo com a boca fechada. Ao todo, o crocodilo Orinoco possui 68 dentes. Esses crocodilos têm um olfato altamente desenvolvido, ajudando-os a definir o tempo de eclosão dos ovos. Essa incrível habilidade também permite que eles percebam o cheiro da presa a uma longa distância.

Comportamento do Crocodilo-do-Orinoco

Os crocodilos do Orinoco são animais sociais, vivendo na hierarquia de domínio. Esses répteis têm um sistema de comunicação com respostas bem desenvolvidas. Geralmente, esses crocodilos são muito lentos, exceto com a alimentação. Eles se alimentam à noite na água, tendo um comportamento alimentar coordenado. Eles se aproximam da margem do rio para pegar animais terrestres. Os crocodilos do Orinoco são excelentes nadadores. Quando na água, eles se impulsionam pelos pés palmados, bem como pelos impulsos de força da cauda. Esses répteis (principalmente machos grandes) às vezes podem ser extremamente agressivos.

Crocodilo-do-Orinoco Com a Boca Aberta
Crocodilo-do-Orinoco Com a Boca Aberta

Durante a estação seca, eles geralmente se reúnem em grandes grupos e viajam por terra em busca de habitat aquático adequado; quando a seção do rio dentro de sua área de origem seca, os animais se afastam em tocas.O crocodilo Orinoco difere em tamanho, formato da cabeça e padrão de armadura do crocodilo americano (C. acutus), mas geneticamente as duas espécies são muito próximas. É possível que o crocodilo Orinoco seja apenas uma subespécie de água doce do crocodilo americano.

Hábitos Alimentares

Os crocodilos adultos são carnívoros, alimentam-se principalmente de pássaros, peixes e pequenos mamíferos, incluindo as capivaras. Os juvenis, por outro lado, tendem a consumir mais insetos, caranguejos, caracóis e peixes.  Animais maiores levam muitos vertebrados aquáticos, entrando na beira da água. Há relatos ocasionais e sem fundamento de seres humanos, mas esses incidentes devem ser raros, dado o status da espécie.

Crocodilo-do-Orinoco Devorando Filhote
Crocodilo-do-Orinoco Devorando Filhote

Acasalamento

Esses répteis têm um sistema de acasalamento poligínico, onde um macho acasala com várias fêmeas. A estação de acasalamento ocorre em janeiro-fevereiro, coincidindo com a estação seca. À medida que o nível da água diminui, bancos de areia sem água aparecem onde as fêmeas cavam ninhos, colocando de 15 a 70 ovos com uma média de 40. Os ovos são incubados por cerca de 70 a 90 dias, geralmente eclodindo no início da estação chuvosa. Quando o tempo de incubação se aproxima, os jovens aparecem, emitindo sons de chilrear. A mãe dos crocodilos ouve o chamado de seus filhotes e os ajuda a sair, introduzindo os filhotes na água. Nos primeiros 1 a 3 anos de suas vidas, os jovens são protegidos e cuidados por sua mãe.  Embora as fêmeas permaneçam próximas ao ninho, a predação por lagartos tegu (o equivalente do Novo Mundo aos lagartos monitores) e abutres pode ser um problema.

Ameaças à Preservação da Espécie

Atualmente, o crocodilo Orinoco é caçado por sua carne e dentes usados ​​para fins médicos. Em certas áreas do seu alcance, os animais são mortos pela população local, sofrendo com a destruição de seu habitat natural, bem como com a coleta de seus ovos e juvenis. O crocodilo Orinoco também compete com o jacaré espetacular (Paleosuchus palpebrosus), que habita a mesma área.O crocodilo Orinoco é classificado como Criticamente em Perigo, enfrentando um risco extremamente alto de extinção na natureza.

O crocodilo Orinoco é um dos répteis mais raros do mundo, com menos de 250 espécimes restantes na natureza. O crocodilo Orinoco era muito comum até meados da década de 1930, mas seu grande tamanho e a falta de osteodermos na pele da barriga resultaram em uma exploração pesada de seus couros e toda a sua população agora está muito esgotada.

Devido à alimentação de uma grande variedade de animais, esses predadores desempenham um elo importante na cadeia alimentar de seu habitat, equilibrando e mantendo a saúde do ecossistema local.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *