Home / Animais / Chimpanzé: Filo, Reino, Ordem, Classe, Família e Domínio

Chimpanzé: Filo, Reino, Ordem, Classe, Família e Domínio

Chimpanzé, cujo nome científico é Pan troglodytes, é uma espécie de macaco que, juntamente com o bonobo, está mais intimamente relacionado aos seres humanos. Tal como os humanos, chimpanzés são animais altamente sociais, cuidam de seus filhos por anos e podem viver até mais de 50 anos.

Em seu habitat nas florestas da África central, os chimpanzés passam a maior parte de seus dias nas copas das árvores. Quando eles vêm à terra, os chimpanzés geralmente viajam de quatro, embora possam andar sobre as pernas como seres humanos por até uma milha. Eles usam varas para pescar cupins de montes e cachos de folhas para absorver a água potável.

A taxonomia recomenda que os quatro gêneros de grandes símios sejam combinados em uma família, Hominidae, com orangotangos em uma subfamília separada das outras três (Pongoidae). Bonobos e chimpanzés são espécies irmãs, e cada um está igualmente intimamente relacionado aos seres humanos. Juntos, eles são os parentes mais próximos dos humanos. Neste texto analisaremos os aspectos gerais desta classificação:

Reino: Animalia

Os chimpanzés estão entre as mais de 1 milhão de espécies que compõem o reino Animalia, uma das seis classificações taxonômicas dos reinos de organismos na Terra. As criaturas do reino Animalia se enquadram em um dos nove principais filos, ou subgrupos, e variam de cães a aranhas e águas-vivas. Dentro do reino há uma diversidade inimaginável, assim como animais que compartilham características notáveis ​​em comum, embora estejam distantes taxonomicamente dentro do reino Animalia:

Estrutura Celular – Criaturas no reino Animalia são todos organismos multicelulares com células eucarióticas que possuem núcleos e organelas. Ao contrário de plantas e fungos, as células animais não possuem parede celular. Além disso, com exceção das esponjas, as células são divididas em tecidos ou órgãos especializados.

Locomoção – Todos os membros da Animalia são móveis em algum momento de suas vidas. O movimento é alcançado através do sistema músculo-esquelético e é um dos fatores que permitem que os animais vivam em diversos ecossistemas, incluindo oceanos, montanhas e desertos. O movimento é realizado de várias maneiras, incluindo pernas, barbatanas e asas.

Alimentação – Todos os membros do reino Animalia são “heterotróficos”. Eles obtêm alimento de outros organismos e digerem os alimentos internamente. Além disso, os animais utilizam respiração aeróbica para energia celular e quebra de alimentos em nível molecular. O oxigênio trabalha em um nível molecular para concluir os processos metabólicos necessários para transformar gordura e açúcar em energia para as células.

Reprodução – A maioria dos animais se reproduz sexualmente, o esperma de um macho fertilizando o óvulo de uma fêmea. Ovos e espermatozoides são células haploides com apenas uma cópia do material genético. Todos os animais têm células diploides, que contêm duas cópias de material genético – uma cópia do óvulo e uma do esperma. O ovo fertilizado, ou zigoto, é o primeiro estágio do ciclo de vida de um animal. À medida que a célula se divide e se multiplica, ela entra no próximo estágio da vida chamado blástula. As células continuam a se dividir, multiplicar e se especializar em diferentes tipos de tecido na idade adulta. Outras fases da vida variam para diferentes animais. Por exemplo, após o estágio da blástula, alguns animais passam por um estágio larval antes da idade adulta.

Filhote de Chimpanzé
Filhote de Chimpanzé

Filo: Chordata

Os chimpanzés pertencem ao filo dos Cordados.  São indivíduos do reino animalia, que possuem um cordão nervoso tubular (como a medula espinhal) acima da notocorda, que é semelhante à gelatina e envolto em uma membrana resistente. Uma estrutura com  fendas branquiais que levam à garganta ou faringe.

Os indivíduos deste filo caracteristicamente têm sangue fechado nos vasos sanguíneos, embora possam não ter células sanguíneas. Todos têm uma cauda que não contém órgãos internos e se estende para além da coluna vertebral e do ânus

Order: Primatas

Primatas
Primatas

Um primata é um mamífero eutério que constitui a ordem taxonômica dos primatas . Os primatas surgiram 85 a 55 milhões de anos atrás de pequenos mamíferos terrestres (Primatomorpha), que se adaptaram à vida nas árvores das florestas tropicais: muitas características dos primatas representam adaptações à vida nesse ambiente desafiador, incluindo cérebros grandes, acuidade visual , visão de cores , alterações cintura escapular e mãos hábeis.

Os primatas variam em tamanho, desde o lêmure de camundongo de Madame Berthe, que pesa 30 g., até o gorila do leste, com mais de 200 kg.  Existem 190 a 448 espécies primatas vivos, dependendo de qual classificação é usada.

Classe: Mamíferos

Mamífero designa qualquer membro do grupo de animais vertebrados em que os filhotes são nutridos com leite de glândulas mamárias especiais da mãe. Além dessas glândulas características do leite, os mamíferos se distinguem por várias outras características únicas:

O cabelo é uma característica típica dos mamíferos, embora em muitas baleias tenha desaparecido, exceto no estágio fetal;

A mandíbula inferior do mamífero é articulada diretamente ao crânio , em vez de através de um osso separado (o quadrato), como em todos os outros vertebrados;

Uma cadeia de três ossos minúsculos transmite ondas sonoras pelo ouvido médio;

Um diafragma muscular separa o coração e os pulmões da cavidade abdominal . Somente o arco aórtico esquerdo persiste;

Chimpanzés Com Seus Filhotes
Chimpanzés Com Seus Filhotes

Os glóbulos vermelhos maduros ( eritrócitos ) em todos os mamíferos não possuem núcleo ; todos os outros vertebrados têm glóbulos vermelhos nucleados.

Família: Hominidae

Os hominídeos são membros da família biológica Hominidae (os grandes símios ).  Isso inclui seres humanos , chimpanzés , gorilas e orangotangos . “Grande macaco” é um nome comum, e não um rótulo taxonômico, e há diferenças no uso.

Os hominídeos variam em peso de 48 kg a 270 kg. Os machos são maiores que as fêmeas. Os hominídeos são primatas sem cauda, ​​corpos robustos e antebraços bem desenvolvidos. Seus polegares (e dedões do pé, exceto em humanos) se opõem aos dedos e formam um aperto. Todos os dígitos têm unhas achatadas.

Domínio: Eukaryota

Eucarioto designa qualquer célula ou organismo que possua uma núcleo . A célula eucariótica tem uma membrana nuclear que circunda o núcleo, na qual os cromossomos bem definidos (corpos contendo o material hereditário) estão localizados. As células eucarióticas também contêm organelas , incluindo mitocôndrias (trocadores de energia celular), um aparelho de Golgi (aparelho secretor), um retículo endoplasmático (um sistema de membranas do tipo canal dentro da célula) e lisossomos (aparelho digestivo de muitos tipos celulares).

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *