Home / Animais / Tem Águia Careca no Brasil?

Tem Águia Careca no Brasil?

Nosso país é riquíssimo em fauna diversa, muitos animais que a gente nem imagina podem ser encontrados por aqui. Infelizmente poucas pessoas conhecem todas as espécies nativas e não nativas daqui, falta um pouco mais de divulgação e um trabalho mais concentrado em enaltecer nossos animais.

Hoje o assunto são aves, esses incríveis seres que tomam o céu com sua beleza e tudo de mais lindo que podemos observar.

Podemos citar especificamente as águias, as aves carnívoras são conhecidas como de rapina, e elas levam esse nome porque “roubam” comida, elas são ágeis e com apenas um  rasante consegue capturar a sua presa. Em todo planeta conhecemos ao menos 70 espécies dessas, elas enfeitam o céu. São animais imponentes e muito poderosos, por isso são sempre atrelados a esses significados, coragem, força e independência. Seu significado se tornou tão popular que passou a ser utilizado em bandeiras de alguns países, também em brasões familiares.

Tem Águia Careca no Brasil?

A resposta é não, essa ave americana não se encontra por aqui.

Falando da águia careca e em sua foto estampada em locais importantes, ela aparece como símbolo da democracia dos EUA.

É uma águia de grande porte, carnívora e com hábitos diurnos. São conhecidas ao menos 70 espécies no planeta, as mais famosas são a Aquila chrysaetos e a Haliaeetus leucocephalus. Tantas espécies por aqui e habitam cada uma uma região diferente, florestas mais fechadas, montanhas, desertos e savanas.

 Águia Careca
Águia Careca

Essa águia em específico tem uma série de características próprias, e assim elas são facilmente distinguidas das outras tantas espécies existentes. A primeira característica única é sua visão aguçada, por isso elas conseguem enxergar as suas presas lá de cima antes de chegar perto, tem o bico bem afilado o que facilita pescar rapidamente a presa, suas garras são fortes e bem afiadas, as suas asas se abrem totalmente planando no ar com ainda mais facilidade. Tudo isso junto faz com que sejam mais rápidas e habilidosas que outras e por isso excelentes predadores.

Já aqui no Brasil há outras espécies de águias que podemos ver por aqui, por exemplo na Mata Atlântica e no Cerrado podemos ver a Buteogallus coronatus que habitam campos e também em savanas. Existem cerca de 1000 dessas águias na América do Sul, ou seja, são poucas e por isso são consideradas raras.

Quais as Águias Brasileiras?

O nosso país concentra alto em torno de 8 espécies desses animais, elas são classificadas em alguns subgrupos:

Buteonine

Essas vivem em locais com montanhas e campos, se deslocam facilmente em voo planado. Elas gostam de ambientes bem abertos, pois assim fica bem mais fácil para caçar, elas podem voar livremente e rapidamente ir direito em sua presa. Em nosso país temos duas representantes desse subgrupo: a águia-chilena e a águia-de-topete.

As águias de topete são bem raras de serem encontradas, elas vivem geralmente em locais de vegetação rasteira, campo em uma parte mais ao sul e sudeste daqui. Elas medem cerca de 85 cm de comprimento, pesam em média 3Kg, elas medem 1,80 m de uma ponta da asa a outra quando aberta, uma envergadura assustadora se comparado com seu tamanho. Comem animais grandes, como algumas aves, serpentes, alguns roedores, gambás e até tatus.

Já a águia chilena é encontrada em locais mais limitados, prefere ambientes com mais montanhas, com isso elas conseguem planar livremente pelo céu. São um pouco semelhantes com a águia de topete, e a alimentação é basicamente as mesmas.

Águias Pesqueiras

O nome não é à toa, mas sim por serem aves que pescam seu alimento literalmente. Por esse motivo elas têm características muito únicas, se diferenciando das outras do mesmo subgrupo. Todo o seu corpo é desenvolvido para facilitar a caça, os dedos dessas águias por exemplo são capazes de se mover para trás e também para frente, também os dedos tem aderência para segurar a presa sem que ela deslize pelos dedos. As suas narinas são perfeitamente desenvolvidas para que ao entrar na água para pescar, não entre água por ali. A dieta dessa espécie é baseada em peixes. Elas medem algo em torno de 60 cm, de asas abertas medem de ponta a ponta 2 metros de comprimento, pesam algo em torno de 1 Kg. São aves nativas da América da Noite, mas elas migram para o nosso país nesse período de compreende entre setembro e abril.

Águias Açores

Essa é uma ave de médio porte, muito rápida, habilidosa e forte. Tem uma cauda longa, com um lindo conjunto de penas, parte do pé ornando com plumas. O formato do seu corpo facilita muito sua agilidade na hora de voar. Aqui no nosso país temos algumas conhecidas como o apacanim: Essa gosta de ficar mais na dela, é muito raro vê-las de perto, ficam  dentro de florestas e por isso encontrar elas voando por aí é bem difícil. A alimentação se baseia em iguanas, quatis e aves maiores e curias. A águia viúva são caçadoras raiz, inclusive tem uma habilidade muito grande de caçar aves emblemáticas e de médio porte como tucanos, papagaios e araçaris. O cutiú-preto, esses são os mais fáceis de serem vistos, pois possuem uma vocalização bem característica, no período matutino quando está mais quente podem ser vistos planando no ambiente de florestas. Eles comem saguis, algumas ratazanas e etc.

Harpias

Esse animal é um tanto quanto misterioso, são animais lindos e cheios de curiosidades. Aqui no nosso país a mais famosa é a Harpia harpyja, inclusive foi eleita a maior águia do planeta, além de muito poderosa. Essa é uma águia de grande porte, que pode ser vista na Amazônia assim como outras florestas. Possuem asas avantajadas, cauda longa, os pés são diferenciados e garras robustas. Enormes que medem entre 90 e 105 cm no total, de asas abertas podem medir de ponta a ponta cerca de 200 cm de comprimento, elas podem pesar em média 9 Kg. Sua dieta apropriada para uma águia grande se baseia em cobras, bichos preguiças, cachorro do mato, veado e etc.

Veja também

Affenpinscher

História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a raça Affenpinscher, já fizemos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.