Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Aizoaceae: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Aizoaceae: Características e Nome Científico

Hoje trouxemos mais uma planta cheia de características próprias e curiosidades para vocês conhecerem e se encantarem. Sabemos que existe uma infinidade de flores no planeta, e fica quase impossível conhecer todas elas, por isso estamos aqui todos os dias trazendo coisas diferentes para enriquecer os seus conhecimentos. Se você é fã de plantas e flores não pode perder nenhuma informação, por isso fique com a gente até o final para não perder absolutamente nada.

Tudo Sobre a Flor Aizoaceae

Nome Científico: Aizoaceae

Na realidade se trata de uma família de plantas.

Essa planta tem o ciclo de vida de um ano, onde todo o processo de nascer até morrer se encerra no período de 365 dias, por outro lado tem um ciclo de vida longo e pode viver mais de dois anos. Faz parte de uma ordem de plantas vivazes chamada Caryophyllales, existem inúmeros espécies e gêneros dentro dessa ordem, mas aqui em nosso país são encontradas apenas quatro espécies e 4 gêneros da mesma.

Aizoaceae
Aizoaceae

A maior parte delas precisa se adaptar para conseguir se manter em regiões de clima tropical e também subtropical onde elas têm uma espécie de via metabólica que trabalha sintetizando os carboidratos presentes nela e assim sobrevivendo. 

Por se tratar de uma planta muito bonita, ela tem sido usada principalmente para embelezar ambientes, dentro da família podemos encontrar algumas bem diferentes como é o caso das Pedras Vivas, que são decorativas e especiais por se parecerem com pedras coloridas, na realidade se tratam de suculentas, bem bonitas e diferentes, elas se renovam todos os anos. Temos ainda outras belezinhas como a famosa rosinha do sol, uma outra suculenta muito bonita e delicada, temos também o cacto margarida, uma espécie delicada e muito bonita.

Características da Aizoaceae

A forma e características dessas plantas não mudam muito, apesar disso podem ser encontradas em diversas maneiras como uma pequena planta de ramo comprido, com os ramos caídos, que crescem cobrindo o chão, com ciclo de vida de dois ou anos, com ciclo de vida de um ano, carnuda, quase nunca tem escamas no caule, quase nunca são árvores ou em formato de arbustos.

Suas folhas podem crescer em sentidos alternados, ou sentidos opostos que podem ser cruzadas ou dísticas. Elas podem ser simples ou com sua lâmina foliar se prender de forma direta ao caule, elas podem conter bainha ou não. 

Geralmente elas são um grupo de flores em um mesmo ramo, elas podem ter apenas uma flor em cada eixo, ou ter apenas uma flor, raramente com várias flores, nascer entre o caule e a folha, as flores da parte de baixo crescem antes e assim seguem até o cume.

As flores dessas plantas costumam ser hermafroditas, seus elementos ficam no hipanto, o cálice não cai da flor, possui sépalos crescentes e não apresenta corola que é o conjunto de pétalas. Ela ainda possui cinco apêndices, mais deles do que de pétalas, eles podem estar em ciclos, livres, ou crescidos juntos com a base, seu estame pode ter um tamanho reduzido, o órgão feminino dela está acima do perianto, ela pode ter apenas um óvulo ou vários. O seu fruto tem um formato de cápsula que pode ter uma abertura no final do comprimento ou se abrem separadamente, quase nunca uma capa gelatinosa está presente. Por dentro possui um tecido vegetal recobrindo as sementes. 

Essas são algumas características das plantas dessa família. Embora cheia de nomes estranhos e diferentes, espero que tenha dado para entender pelo menos um pouco sobre  a sua composição.

Em resumo, essa é uma planta suculenta, super desenvolvida com capacidade de viver em regiões de climas tão desfavoráveis como é o caso especialmente de locais áridos e também semi áridos.

Classificação Botânica da Aizoaceae

Aizoaceae
Aizoaceae

Vamos classificar esse grupo e conhecer ainda um pouco mais sobre ele, são informações botânicas bem importantes:

Fazem parte de uma divisão chamada de Magnoliophyta, ou seja nesta divisão as plantas têm a semente dentro de seu fruto, dentro da classe dicotiledôneas, na ordem das Caryophyllales, pertencente à família Aizoaceae de ervas perenes.

Onde Encontrar a Aizoaceae?

Aizoaceae
Aizoaceae

Elas podem ser encontradas em regiões de clima tropical geralmente, elas são bem comuns ao sul da África pois se dão bem em climas áridos e semiáridos. Elas também podem ser encontradas na Austrália completando algo em torno de 2 mil espécies dentro de cerca de 130 gêneros. Já em nosso país elas estão limitadas a algumas regiões como o Maranhão e Rio Grande do Sul  onde podem ser vistas dunas de areia, e somente a Sesuvium portulacastrum pode ser vista.

Aizoaceae e Paisagismo

Essas plantas são muito procuradas para esse tipo de projeto, pois tem espécies muito lindas e também muito diferentes, por isso acaba chamando a atenção das pessoas para decorar ambientes em vasos, ou em jardins dentro e fora de casa. Outra coisa que chama a atenção é a variedade de formato e cores que tornam tudo ainda mais interessante.

Vamos conhecer uma espécie de Aizoaceae e saber mais sobre ela.

Lithops

Lithops
Lithops

Essa é uma espécie incrível originária da África do Sul, ela como dissemos está dentro da família das Aizoaceae, são chamadas carinhosamente como cacto pedras, o seu caule está na parte debaixo da terra, a estrutura dessa espécie é construída com duas folhas, elas são capazes de armazenar água para garantir a sobrevivência.  As folhas dela tiverem que se transformar para conseguir segurar essa água, elas hoje têm esse aspecto como uma forma de defesa. Dessa forma elas ficam protegidas de animais que em busca de comida acabam destruindo a sua estrutura.

Tudo isso aconteceu para se adaptar às necessidades do dia a dia, por isso essa cor que se parece muito com pedras, e também se confunde com o solo. Ao longo do tempo a natureza foi se adaptando e produzindo outras variações que podem ser marrom, verde ou cinza, além de ter outras marcas muito peculiares. 

As suas flores têm cores bem bonitas, podem ser brancas, amarelas e cor de rosa,  aparecem na estação do outono e lembram muito pequenas margaridas.

Veja também

Qual a Diferença de Salsinha e Cheiro verde?

Hoje vamos falar sobre esse tempero tão incrível e que está muito presente na casa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.