Home / Animais / Cachorro com 6 Meses Já Pode Cruzar e Engravidar Uma Cadela?

Cachorro com 6 Meses Já Pode Cruzar e Engravidar Uma Cadela?

Cuidar de cachorros é uma atividade desempenhada por muitos brasileiros, já que faz parte da cultura de nosso país ter muitos cachorros para cuidar no dia a dia, sendo que é extremamente  comum a presença de até mesmo mais de 2 cachorros em uma única casa.

Apesar de isso ser extremamente comum, pode acontecer de isso gerar muitas dúvidas na mente dos criadores de cães, principalmente porque muitas pessoas não sabem muito bem como cuidar dos cachorros, independente da raça.

Nesse contexto, o que gera mais dúvidas entre as pessoas é com relação a reprodução desses animais. Ou seja, quando um cachorro pode reproduzir, como essa reprodução funciona, quando ela é permitida etc.

Por esse motivo, neste artigo falaremos um pouco mais sobre como funciona a reprodução dos cães, quando eles atingem a fase de maturidade sexual, e consequentemente se um cachorro macho de 6 meses já pode acasalar ou não. Continue lendo para saber tudo isso e ainda mais!

A Reprodução dos Cães

A reprodução é algo essencial na vida de qualquer ser vivo, tanto dos seres humanos quanto dos animais, já que a sua importância biológica é extremamente grande e sem ela nós literalmente não existiríamos.

Dizemos que a importância da reprodução é muito grande porque nós basicamente dependemos dela para continuar a espécie, e isso é o que ocorre com todos os seres vivos do mundo. Dessa forma, ela é essencial para que os seres não desapareçam do planeta.

Reprodução dos Cães

No caso dos cães, eles tendem a acasalar quando a cadela se encontra no período de cio, e é claro que esse período chega apenas após o aparecimento da maturidade sexual, e por isso é essencial esperar esse momento caso você queira fazer com que seu cão se reproduza.

Assim, podemos dizer que os cachorros possuem uma reprodução sexuada interna, o que significa que os espermatozóides do macho se encontram com os óvulos da fêmea na parte interna do corpo da fêmea, e ela é sexuada justamente porque existe essa troca de material genético.

A Maturidade Sexual dos Cães

A maturidade sexual pode também ser chamada de “puberdade” e ela basicamente indica que o cachorro já está pronto para acasalar e, consequentemente, para continuar a sua espécie por meio da reprodução dos animais.

Assim como ocorre com os seres humanos, a maturidade sexual do macho e das fêmeas não acontece ao mesmo tempo, e por isso é importante saber exatamente quando esses animais estão realmente prontos para acasalar, já que acasalar antes do necessário pode trazer diversos problemas.

No caso da fêmea, o normal é que ela esteja pronta para acasalar após o seu 3° cio, ou seja, mais ou menos nos 6 ou 8 primeiros meses de vida, o que é uma idade bastante jovem. Apesar disso, nessa idade ela apenas conseguirá acasalar com machos mais velhos, já que a idade de maturidade sexual do macho é diferente.

No caso do macho, a tendência é que ele apenas atinja a maturidade sexual aos 18 meses de vida, ou seja, com 3 anos de idade; nesse caso, antes disso ele praticamente não poderá desenvolver maturidade sexual.

Portanto, agora você já sabe exatamente com quantos anos o macho e a fêmea começam a desenvolver suas atividades sexuais e, dessa forma, quando começam a desenvolver a espécie por meio da reprodução.

Macho com 6 Meses Pode Acasalar?

A cultura de fazer com que cachorros se acasalem para vender os filhotes está, infelizmente, se tornando cada vez mais comum ao redor de todo mundo. E isso basicamente porque as pessoas visam apenas o lucro e não se preocupam com o bem estar dos animais.

Apesar disso, muitas pessoas podem se fazer essa pergunta apenas por mera curiosidade, e por isso é extremamente importante saber se um cachorro macho já pode acasalar aos 6 meses de idade ou não, já que fazer esse animal se reproduzir antes do indicado é extremamente maléfico.

Como já dissemos no tópico anterior, o macho tende a atingir a maturidade sexual apenas aos 3 anos de idade, e por isso pode não ser (na verdade não é) indicado fazer com que ele acasale antes dessa idade para a maioria das raças, sendo que algumas possuem uma idade de maturidade anterior a isso.

Assim, é interessante pesquisar especificamente sobre a raça de cachorro que você possui; dessa forma será mais possível dizer se o macho pode ou não acasalar aos 6 meses de idade, mas na dúvida o indicado é que ele comece a acasalar apenas após os 18 meses de idade.

Portanto, agora você já sabe se um cachorro macho de 6 meses pode ou não acasalar nessa idade. É interessante ter cuidado com o animal, já que a reprodução deve ser algo natural e de acordo com o desenvolvimento biológico de cada ser vivo.

Curiosidades Sobre Cães

Aprender por meio de curiosidades é essencial para que você entenda bem o que está sendo estudado e ao mesmo tempo grave mais rápido a matéria, já que esse é um estudo mais dinâmico e muito mais interessante do que apenas ler textos.

Dessa forma, vamos listar agora algumas curiosidades sobre os cães para que você aprenda ainda mais sobre esse animal!

  • Os cachorros tendem a fazer xixi em todo lugar e muitas pessoas se perguntam o porquê disso, mas a verdade é que eles fazem isso para marcar território, ou seja, o cão é um animal territorialista que deixa rastros por meio da urina;
  • O cachorro lambe o ser humano na grande maioria das vezes para demonstrar afeto, mas esse ato também pode representar fome ou necessidade de atenção;
  • Cachorros precisam passear e brincar com frequência para liberar o excesso de energia acumulada que pode acabar gerando irritação;
  • Os cachorros não são daltônicos como a maioria das pessoas diz, mas sim eles enxergam o mundo em tons de cinza, azul e amarelo.

Portanto, agora você já sabe algumas curiosidades sobre os cães e também entende exatamente se um cão pode ou não se reproduzir com 6 meses de idade. Quer saber ainda mais informações sobre outros animais? Leia também: Qual é o Animal Mais Velho do Mundo, O mais Antigo do Planeta?

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *