Home / Animais / O que Dá Verme em Cachorro? Como evitar?

O que Dá Verme em Cachorro? Como evitar?

A infestação de vermes em cachorros pode ser ocasionada pelo consumo de alimentos ou águas que estão contaminadas, e além dessas duas maneiras de ocorrência mencionadas, existe a possibilidade de contrair os vermes através da sua própria pele, fazendo com que os parasitas invadam a corrente sanguínea e se instalem no intestino, causando diversos sintomas nocivos à saúde do animal. Além disso, dentre os sintomas causados pelo problema, estão à falta de fome, abdome inchado e indisposição, mas nem sempre será possível identificar tais reações, uma vez que podem evidenciar outras doenças.

Nesse contexto, é de suma importância que seja realizada a visita a um veterinário pelo menos a cada ano. Nessas visitas será possível identificar não só a existência de vermes no animal, mas também outros problemas que comprometam à saúde e também a vida dos mesmos, pois são tão frágeis quanto seres humanos, quando doentes. Dessa forma, o que dá vermes em cachorros são inúmeras presenças desses parasitas nos alimentos, ambiente habitado ou na água, e a informação de como evitar estes seres é essencial.

Sabendo-se disso, se pode evitar o problema por meio dos remédios de verme para cachorros, que além da função ligada à cura do problema, também estão ligados à prevenção. É válido salientar que os cuidados com filhotes recém nascidos em relação à iminência de vermes, devem ser redobrados. Isso porque é nessa fase que estão mais suscetíveis e vulneráveis a diversos tipos de problemas. Muitos dos vermes são vistos a olho nu, mas outros não necessariamente, pois se encontram internamente. Os cuidados que devem ser tomados com os cachorros devem ser estendidos também às pessoas conviventes, quanto à higienização dos ambientes.

De Quanto Em Quanto Tempo se Deve Aplicar os Remédios de Verme

Não existe um tempo predeterminado para passar os medicamentos aos cachorros. Cada organismo animal possui uma reação e cada problema afeta ou se dá de uma forma diferente. Para todos os casos, o ideal é fazer um acompanhamento adequado em um veterinário para descobrir que tipo de verme está sendo incidente, e entender qual é o remédio ideal que não prejudicará a saúde e a vida do animal.

Tipos de Vermes em Cachorros e como são Contraídos

Os principais vermes que são comuns nos cachorros de estimação são conhecidos como ancilostomo, tênia, lombriga e o chamado verme chicote. Entre os vermes, ainda existem o Ancilostomíase (Ancylostoma caninum), Toxocaríase (Toxocara canis), Dirofilariose (Dirofilaria immitis) e Giardíase (Giardia lamblia). Todos eles envolvem alguns sintomas característicos que quando observados podem evidencir o problema, mas, é necessário que existam exames comprovatórios que estes sinais sejam parte da problemática verminosa.

Tipos de Vermes em Cachorros
Tipos de Vermes em Cachorros

Como dito anteriormente, é possível que os animais contraiam os vermes habitando lugares e ingerindo alimentos, todos contaminados. Também é muito comum que os vermes sejam encontrados em cachorros de rua ou até mesmo em cachorros de estimação que visitam locais precários, e sejam passados por meio das pulgas. Além disso, quando uma fêmea está esperando filhotes e conta com o problema, podem os vermes ser passado pela placenta aos recém-nascidos, podendo permanecer até o nascimento. Fato que aponta inúmeras possibilidades de contaminação dos animais, implicando sempre na necessidade de existir acompanhamento profissional costumeiramente.

Sintomas

Diante disso, alguns dos sintomas mais comuns e indicativos de vermes em cachorros são a falta de apetite e a indisposição, além da ocorrência de sangue em suas fezes, perda de peso brusca e rápida, queda dos pelos, vômito, fraqueza, aparência barriguda e o hábito de arrastar o bumbum no chão. Dessa forma, é essencial que exista o acompanhamento de um profissional veterinário sempre que possível para avaliar rotineiramente a saúde dos cachorros, além de haver no caso da existência de vermes, o diagnóstico adequado do problema.

Como Tratar e Evitar a Ocorrência dos Vermes

A maneira mais prudente de tratar os vermes do animalzinho é leva-lo a uma visita ao veterinário. Lá será possível identificar que tipo de parasita é presente e qual será a forma mais adequada de combatê-lo, pois se utilizar de medicamentos ou outras formas de eliminação das verminosas de maneira avulsa, pode colocar em risco a saúde e a vida de um pet. Após a visita ao veterinário, é de suma importância que sejam seguidas à risca as suas orientações, uma vez que para efetivação do tratamento é preciso  aplicabilidade.

Para evitar os vermes em cachorros, é necessário que haja uma maior fiscalização e higienização dos locais em que os animais habitam ou frequentam. Além disso, é de grande importância verificar os alimentos que lhes são impostos, tratar sempre a água de maneira adequada e remediar sempre que possível com o uso de medicamentos direcionados à prevenção de vermes aos pets.

Verme Tênia
Verme Tênia

Assim, como dito anteriormente, os cuidados a serem tomados na fase do nascimento e desenvolvimento iniciais dos filhotes de cachorros, devem ser tomados constantemente para que seja garantida a prevenção do problema, ou o seu agravamento. Os medicamentos devem ser passados por um profissional para que não seja colocada em risco a vida dos animaizinhos.  Os medicamentos podem ter dosagens diferentes para animais menores ou maiores, de mais idade ou menos idade e tudo isso tem que ser averiguado pelo veterinário correspondente. Tratar os animais de maneira avulsa pode colocar em risco as suas vidas ou não sanar o problema corretamente, tornando os parasitas ainda mais resistentes.

Nem sempre os sintomas dirão de fato que o que está se passando com a saúde dos animais é proveniente dos vermes. Algumas doenças caninas possuem reações parecidas com aquelas que foram mencionadas e não estão ligadas a tal problema. Dessa forma, exames devem ser realizados para tornar real a carência de medicamentos que os livrem das verminosas, sem que a saúde dos animais seja posta em risco.

Portanto, conclui-se que os cuidados a serem tomados serão sempre ligados às visitas aos profissionais adequados para cuidar desses animais, que são os veterinários. Existindo uma variedade de espécies de vermes, também existe uma variedade de exames e tratamentos, que quando adequados, promovem à cura do problema e também a sua prevenção corretamente. Nos casos em que são contraídos mediante locais inapropriados de habitação, recomenda-se uma limpeza excessiva e costumeira, como suplementação do tratamento, de maneira prudente.

Veja também

Canguru Vermelho

Quais São os Predadores do Canguru e Seus Inimigos Naturais?

O Canguru é um animal muito conhecido e muito popular, ele é um mamífero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *