Home / Animais / O Que Aranhas Domesticas Comem? Como É Sua Alimentação?

O Que Aranhas Domesticas Comem? Como É Sua Alimentação?

Existem dois grupos gerais de aranhas, as aranhas de caça e as aranhas de construção de teia. A anatomia de ambos os grupos é semelhante, porque são todos aracnídeos com dois segmentos corporais, com cabeça-tórax fundida chamada cefalotórax e abdômen e oito patas.

Ambos os tipos podem criar seda, mas as aranhas de caça geralmente usam a seda para linhas de arrasto (como cordas elásticas), envolvendo ovos ou criando túneis. Ambos os tipos de aranhas também têm múltiplos olhos, mas o arranjo desses olhos é diferente.

Aranhas de caça tendem a ter dois olhos grandes e vários menores dispostos ao redor deles. Aranhas de tecelagem domésticas tendem a ter fileiras de olhos minúsculos, porque confiam mais no toque e nas vibrações do que na visão. O que tudo isso tem a ver com como as aranhas comem?

O Que Aranhas Comem?

Então, o que tudo isso que falamos até agora tem a ver com como as aranhas comem? Tem a ver com a forma como a aranha capta e subjuga sua presa, bem como como ela escolhe a sua dieta. Primeiro, vamos olhar para um comparativo rápido para ajudar a identificar os dois tipos de aranhas:

Aranhas de caça: muitos olhos, dois grandes, boa visão; pernas são peludas com almofadas arejadas para tração e teia; essas aranhas procuram e caçam presas; tem mandíbulas poderosas; suas pernas são mais grossas e mais poderosas para saltar sobre a presa; as presas dessas aranhas são geralmente para cima e para baixo, serrilhadas.

Aranhas de tecelagem: muitos olhos, toda a visão minúscula e pobre; as pernas são peludas com três ganchos para pendurar em fios; essa aranha espera pela presa; tem mandíbulas fracas; as pernas são mais finas e ágeis; as presas são mais horizontais, e nem sempre serrilhadas.

As aranhas domésticas são ágeis e pacientes. Elas esperam pela comida pendurada nas teias que constroem e não confiam na visão para encontrar sua presa. Aranhas de caça têm boa visão, fortes pernas musculosas e modificaram e acolchoaram pés que lhes permitem escalar paredes, correr rapidamente e saltar sobre presas.

Outra grande diferença é como elas dominam e consomem suas presas. Lembre-se, as aranhas não têm dentes verdadeiros, em vez disso, têm presas que injetam veneno. O veneno é feito em suas glândulas salivares e é liberado através dos seus buracos pontiagudos nas extremidades.

A maioria dos venenos de aranha é especificamente tóxica para os artrópodes (insetos e outras aranhas), o que faz sentido, porque essa é a maioria de suas presas. É isso o que elas invariavelmente comem. Embora seja repugnante para a maioria das pessoas, eu acho que as aranhas comem é muito original e fascinante.

Como É Sua Alimentação?

Agora vamos ao bocado de alimentação. Como as aranhas não têm dentes, elas vivem em uma dieta líquida. Como eles conseguem que o líquido varie. A maioria das aranhas de caça (e algumas aranhas construtoras de teias) têm quelíceras serrilhadas.

Estas partes da boca serrilhada funcionam melhor quando a presa está contra o chão (ou outra superfície dura) e as partes da boca podem mover-se para trás e para rasgar e rasgar a comida (daí a necessidade de veneno que pode quebrar as paredes das células). O veneno de aranha é geralmente armazenado armazenado nas quelíceras (partes da boca) em “pedaços”, como se fosse uma receita de cozimento, nas glândulas da aranha.

Se o veneno foi pré-fabricado e sentado em suas glândulas, ele poderia envenená-los, afinal eles também são artrópodes. As aranhas podem juntar essas “peças” da receita para fazer mais um tipo de veneno, o que também faz sentido, considerando que elas usam o veneno para defesa, subjugando e digerindo suas presas. Alguns venenos podem ser uma neurotoxina, enquanto outros venenos podem ser citotoxinas que decompõem as paredes e tecidos celulares ou até mesmo enzimas digestivas.

Aranha Venenosa
Aranha Venenosa

É também por isso que a maioria das aranhas de caça tem partes verticais da boca que se movem para cima e para baixo e podem criar um bolo mole de presas. As aranhas domésticas nem sempre têm a vantagem de poder segurar suas presas contra uma superfície dura, então elas podem não ter as quelíceras serrilhadas. Independentemente disso, ambos os grupos usam veneno injetado para liquefazer suas presas.

As aranhas de caça podem cuspir as enzimas no bolo de presas e depois deixar trabalhar um pouco. As domésticas podem embrulhar suas presas e depois injetá-las e deixar a presa se liquefazer em seu próprio copo de canudinho. As aranhas de caça às vezes fazem isso também, elas envolvem suas presas e as carregam como um prêmio para seu companheiro, ou jovem, e depois a bebem depois de ter um pouco de tempo para se transformar num “pote de barro com algumas enzimas”.

Constituição Alimentar Das Aranhas

As aranhas têm uma parte anterior do canal alimentar onde o alimento pode ser armazenado, e um intestino posterior onde ocorre mais digestão. Acredita-se também que eles podem cuspir enzimas para trás e para a frente, sugando-as para dentro, como um veado mastigando, mas neste caso ela está reutilizando enzimas digestivas em vez de uma bola de grama que está sendo mastigado.

O estômago sugador se liga ao intestino da aranha e, no meio do intestino, uma área de armazenamento é formada por uma série de canais ou tubos que se estendem para fora em uma roda de vagão, ou formação de raio, chamada “cecum digestivo”. Ao comer muitas aranhas também têm a capacidade de expandir seu abdômen, como sua barriga se expande após um grande jantar de Natal. Às vezes, você pode dizer quando uma aranha se alimentou olhando para a expansão do abdômen, especialmente nas tarântulas.

Como a Aranha Alimenta Seus Filhotes?

Poucos invertebrados alimentam sua prole. Geralmente, os ovos são colocados em um lugar onde as larvas podem encontrar comida e cuidar de si mesmas. A maioria dos insetos e aracnídeos adultos não vive muito e desaparece antes da chegada da próxima geração. Portanto, não há “cuidado da juventude” (com algumas exceções dentre as espécies, é claro).

Algumas aranhas ainda estão vivas quando os filhotes nascem e, nesse caso, os filhotes se alimentam dos “restos” enfaixados pela mãe, pelos que caem ou pelos que pegam na boca. Algumas aranhas carregam os filhotes nas costas por um tempo e se alimentam do mesmo princípio. Em geral, as primeiras aranhas recém-nascidas procuram pequenas presas porque, como seus pais, elas são predadoras.

Aranhas são perfeitamente projetados para seu pequeno mundo, e seus métodos de alimentação nos dão controle de pragas e mantêm as populações de insetos sob controle. Da próxima vez que você vir uma teia de aranha, ou uma aranha-caçadora se alimentando, dê uma olhada mais de perto e veja se consegue observá-los fazendo seus métodos de alimentação, mas seja educado.

Veja também

Reprodução da Chinchila, Filhotes e Tempo de Gestação

As chinchilas constituem várias espécies de roedores comuns à mesma família taxonômica, a qual é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *