Home / Animais / Maiores Felinos do Brasil e do Mundo

Maiores Felinos do Brasil e do Mundo

Os maiores felinos do Brasil e do Mundo pertencem a uma comunidade (a Felidae) que abriga nada mais nada menos do que 40 espécies.

São animais carnívoros e com as mais singulares características. Você poderá topar por aí com verdadeiras “forças da natureza”, como os leões, panteras, onças e tigres, mas também com indivíduos, digamos, bem mais discretos, como os nossos conhecidos gatos-domésticos, os linces, o singular gato-ferrugem, entre outras espécies de menor porte.

Mas apesar de tratar-se de um universo com tantas peculiaridades, algumas características unem a todos: São predadores natos, ágeis e velozes como poucos na natureza. Possuem visão e olfato privilegiadíssimos. Sem contar o fato de serem belos! Extremamente belos! Uma comunidade que apresenta alguns dos exemplares mais esbeltos e imponentes da natureza.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista apenas com aqueles que são considerados os maiores felinos do Brasil e do Mundo. Espécies incomparáveis na natureza, e que por isso mesmo, em sua maioria, precisam conviver, diariamente, com os riscos de extinção.

1.Tigre (Panthera-tigris)

Ele é uma verdadeira celebridade! O Panthera-tigris junta-se ao Panthera leo (o leão) para compor a dupla considerada a dos maiores felinos do planeta.

Essa espécie é capaz de nos presentear com indivíduos com vertiginosos 300 kg de peso, como o quase mítico tigre-siberiano, ao passo que também pode nos apresentar espécies como os tigres-de-bali, com os seus “modestos” e “discretos” 100 kg.

Esse é um animal típico do continente asiático, especialmente de países como Índia, Japão, Nepal, China, Bali, mas também da Rússia, Turquia, Azerbaijão, entre outros países da Eurásia, onde eles habitam matas fechadas, com densidade suficiente para que utilizem-se das suas características físicas como uma excelente camuflagem.

2.Tigre de Bengala (Panthera tigris tigris)

Tigre de Bengala Deitado em Uma Pedra
Tigre de Bengala Deitado em Uma Pedra

O seu nome não deixa dúvidas de que se trata de um animal típico das selvas indianas, onde sobrevive alimentando-se de cervídeos, mamíferos de médio e grande porte, além de aves, roedores, entre outras espécies desse, para nós, quase inexpugnável território asiático.

Os indivíduos dessa espécie são capazes de atingir, facilmente, o peso de 265 kg e uma altura de até 1,12 m, e por isso mesmo estão entre os maiores felinos do mundo.

Não por outro motivo, os tigres de bengala também estão entre os mais ameaçados de extinção, e a estimativa é a de que não haja mais do que 400 ou 500 exemplares extremamente cobiçados pelos seus aspectos exuberantes e imponentes.

3.Leão (Panthera leo)

Para se ter uma ideia do grau de respeitabilidade que os leões conseguiram adquirir ao longo do tempo, o seu apelido, “Rei das Selvas”, seria uma marca que conseguiu resistir a pelo menos 12.000 anos, quando, nessa época, era, sem dúvida, o maior e mais imponente mamífero depois do homem.

Hoje eles perderam esse posto para os tigres, mas no seu habitat de origem (as savanas da África Subsaariana e de trechos da Ásia) eles ainda são reis!

De lá eles atraem verdadeiras caravanas de turistas, de todas as partes do mundo, desejosos de ficar frente a frente com uma exuberância capaz de atingir os assustadores 250 kg de peso e até 1,2 m de altura.

4.Onça-Pintada (Panthera onca)

Essa é a nossa conhecida Onça-pintada, uma espécie que já faz parte, inclusive, da cultura e do imaginário popular brasileiro.

Com um peso que pode atingir os 93 quilos e uma altura que oscila entre 1,13 e 1,84m, a Panthera-onca desliza, insinuante, em meio à mata fechada e áreas alagadas, como as de trechos da Floresta Amazônica, Mata Atlântica e do Pantanal Mato-grossense.

Ela é considerada o maior felino das Américas, infelizmente já praticamente extinto nos Estados Unidos e quase ameaçado em praticamente todas as regiões do continente.

5.Onça-Parda (Puma concolor)

A onça-parda é outro dos maiores felinos do Brasil. Ela é a nossa conhecida suçuarana, que chega a pesar cerca de 72 kg e medir até 1,56 m de altura.

A Onça-parda é considerada uma das espécies mais singulares dentro dessa imensa família Felidae, especialmente pelo fato de ser a mais facilmente encontrada em diversos tipos de ecossistemas, desde a fria e montanhosa região da Colúmbia Britânica, até nas florestas com clima tipicamente tropical.

Dentro da subfamília Felinae – que inclui os singulares gêneros Caracal, Felis, Lynxs, entre vários outros – ela é a maior espécie, também famosa pela sua resistência, facilidade de viver em regiões modificadas pelo homem, entre outras singularidades.

6.Leopardo das Neves (Panthera-uncia)

Tão ou mais exótico quanto o seu habitat de origem (as distantes paragens do Tibete, Nepal, Paquistão, Índia, entre outros países desse trecho da Ásia), surge esse que pode muito bem ser considerado um dos maiores felinos do mundo.

O animal é uma extravagância, com hábitos solitários, discretos e tão misteriosos que até fizerem com que recebesse o não menos sugestivo apelido de “gato-fantasma.”

O leopardo-das-neves chega a medir até 1,16 m de altura e pesar cerca de 55 kg, e costuma habitar altitudes superiores a 2.900m, em regiões montanhosas e sub-alpinas, onde passa os seus dias à caça de cervídeos, pequenos mamíferos, faisões, “iaques”, e até mesmo, em períodos de escassez, lagartos de pequeno e médio porte.

7.Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Por fim, um dos maiores felinos do Brasil, o Leopardus pardalis, capaz de atingir até 1 metro de altura e pesar entre 15 e 18 kg.

Esse animal também pode ser encontrado desde o sul dos EUA até a Argentina, e também com diversos nomes, como: gato-maracajá, jacatirica, maracajá-açu, gato-do-mato, tigrillo, manigordo, entre diversas outras denominações que eles recebem em função dos seus aspectos físicos e biológicos.

O seu nome, “jaguatirica”, tudo indica que seja o resultado da junção dos termos tupis “îagûara” (onça) e “tyryka” (“recuo, fuga”), em uma clara alusão à característica que mais chamava a atenção dos nativos, que era a de simplesmente evitarem ao máximo o contato com os humanos, tornando-se quase como um “ente fantasma” – tema de inúmeras lendas e mitos ligados, inclusive, à cultura popular brasileira.

Essa foi a nossa lista com alguns dos maiores felinos do Brasil e do mundo. Mas, e a sua? Deixe-a na forma de um comentário, logo abaixo. E continue acompanhando, discutindo, refletindo, questionando e aproveitando-se das nossas publicações.

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *