Home / Animais / Lista dos Top 10 Animais que Vivem Mais Tempo

Lista dos Top 10 Animais que Vivem Mais Tempo

Existem animais que não vivem mais do que 24 horas no ambiente externo. Alguns podem chegar a um mês de vida e outros… Podem chegar a mais de um milênio de idade! Conheça aqui as espécies que vivem por mais tempo no planeta!

A lista não está em ordem, pois depende muito de como o animal foi encontrado, habitat onde está inserido e expectativa média que os cientistas dão para a espécie. Porém, todos eles estão entre os mais velhos do planeta! Sem mais demora, veja  a lista!

Peixe-Rocha Rougheye

Eles são considerados pela ciência como peixes “imortais”. Calma que eles morrem sim, porém, o seu falecimento pode acontecer depois de 2 séculos vividos. Isso mesmo! Os peixes Rougheye vivem por mais de 200 anos na terra!

A média de idade deles é de 150 anos. Seu peso é de, aproximadamente, 7 quilos e seu comprimento fica próximo dos 100 centímetros, não mais do que isso. Ele vive em águas bem profundas e sua localização está bem perto do Japão.

Ouriço-do-Mar-Vermelho

O ouriço do mar vermelho encontrado nas águas rasas do Oceano Pacífico é um dos animais de vida mais longa da Terra. A pequena criatura espinhosa pode durar mais de 200 anos com poucos sinais de doenças relacionadas à idade, foi o que descobriu uma equipe de pesquisa dos EUA no Oregon e na Califórnia. O animal, que cresce a mais de 15 cm de diâmetro, pasta em plantas marinhas e usa seus espinhos para impedir predadores. Os ouriços (Strongylocentrotus franciscanus) já foram considerados o flagelo do mar.

Eles comiam plantas nas florestas de algas e as pessoas acreditavam que eram pelo menos em parte responsáveis ​​pelo declínio desse ecossistema marinho — e, portanto, tentaram envenená-las.

No entanto, os equinodermos esféricos se tornaram valiosos na década de 1970, quando os EUA os venderam para o Japão, onde seus órgãos sexuais eram considerados uma iguaria. Eles trouxeram preços altos e, em algum momento da década de 1990, era um dos recursos marinhos mais valiosos da Califórnia.

Agora, estudos indicam que os ouriços do mar vermelho crescem muito mais lentamente e vivem muito mais do que se pensava — certamente, mais do que os 7 a 15 anos anteriormente assumidos.

Baleia da Groenlândia

A baleia da Groenlândia é de cor escura, não possui nenhuma barbatana dorsal e, hoje, é a segunda maior baleia azul — tratando apenas o comprimento. Geralmente, vive até os 70 anos, como qualquer outra baleia.

Alguns estudiosos indicam que elas possuem um número razoável entre sua espécie que vivem mais do que o dobro das outras. Assim, é “comum” encontrar uma baleia da Groenlândia com 150 anos ou mais. A mais velha delas faleceu com, impressionantes, 211 anos de idade.

Peixe-Martelo (Sebastes Borealis)

Antes de o Alasca ser um estado, um peixe nasceu por lá. E, por 200 anos, esses peixes viveram na costa do Alasca, alheios aos séculos de dramas nacionais e pessoais que apareciam nas proximidades. Até agora. Um morador de Seattle capturou um peixe-martelo de 1 metro de comprimento, estimado em cerca de dois séculos.

Se a idade estiver correta, será o mais antigo captador de costa já capturado, bem como um dos peixes mais antigos já capturados. Essa é a história rápida de como esta espécie foi descoberta com tamanha longevidade. Por ser uma espécie pouco conhecida — até mesmo pelos cientistas — seus dados são bastante confusos.

As medidas registradas da espécie variam de 1 metro de comprimento a 2 metros. E, seu peso é ainda mais difícil de medir: Os exemplares encontrados variam de 8 a 20 quilos.

Mexilhões de Pérola de Água Doce

O mexilhão de pérolas de água doce (Margaritifera margaritifera) é um grande bivalve, encontrado em habitats de água doce quase intocados. Assim como todos os moluscos bivalves, possui uma concha com duas metades envolvendo o corpo mole do animal. Esses animais têm vida extremamente longa e são capazes de sobreviver por até 140 anos, tornando-os o animal mais longo da Irlanda.

Os mexilhões-pérola adultos de água doce podem atingir comprimentos de 12 a 15 cm e vivem enterrados ou parcialmente enterrados no leito do rio. Os mexilhões de água doce da pérola são alimentadores de filtro, inalando e expelindo até 50 litros de água por dia através de sifões, mantendo as partículas de alimentos.

Essa atividade de filtragem significa que os mexilhões pérola podem ajudar a manter e melhorar a qualidade da água, onde estão presentes em grande número.

Warty Oreo

Os peixes Warty Oreos têm corpos profundos, lateralmente comprimidos, e cabeças de moderadas a grandes, com olhos grandes. Seus corpos variam de cor, de cinza azulado a marrom acinzentado a preto acinzentado, dependendo da espécie. O Oreo preto tem barbatanas pretas. O warty oreo tem duas fileiras de escamas semelhantes à verruga na barriga. O Spikey Oreo tem espinhos dorsais e anais mais distintos do que as outras espécies.

São encontrados em profundidades entre 300 e 1.600 metros. Seu comprimento é de até 42 centímetros e sua expectativa de vida é por volta de 210 anos. Com isso, ele é o macro vertebrado com a vida mais longa em todo o mundo!

Tartaruga Gigante

A documentação real da idade de qualquer espécie de tartaruga marinha é difícil. O que sabemos é que as tartarugas marinhas vivem muito tempo (algumas podem viver até 50 anos ou mais) e têm expectativa de vida semelhante à dos seres humanos.

A maioria das tartarugas marinhas leva décadas para amadurecer — entre 20 e 30 anos — e permanece ativamente reprodutiva por mais 10 anos. Agora, as tartarugas gigantes, possuem uma vida longa. O Adwaita, uma tartaruga macho gigante de um zoológico pertencente à Índia, viveu até os 250 anos.

Quahog do Oceano

Mais um molusco para a lista! Os Quahogs oceânicos são moluscos bivalves — eles têm duas conchas articuladas que envolvem seu corpo. As conchas são grossas e ovais.Do lado de fora da concha é um cinza fosco com anéis de crescimento que podem ser usados ​​para determinar sua idade. O interior é branco com uma borda roxa.

A maioria dos quahogs nas águas dos Estados Unidos mede de 6 a 12 centímetros de comprimento. Eles não se movem rapidamente. Além disso, a espécie cresce de maneira bem lenta. No ano de 2006, uma espécie desse molusco foi capturada. Ele estava vivo e, acredite só, sua data de nascimento era no ano de 1499. Isso mesmo! Quando foi localizado, ele tinha 507 anos de vida!

Esponja da Antártida

Pouco se sabe sobre esta espécie. O pouco que sabemos é que o seu crescimento é lento. Uma esponja pode fica séculos, ou até milênios parada no mesmo local quando é deixada sozinha. A amostra mais velha encontrada por cientistas foi de uma com 1550 anos de idade.

Água Viva (Turritopsis Dohrnii)

As águas vivas por si só já possuem uma expectativa muito alta de vida. Porém, uma espécie delas ainda surpreende. A Turritopsis dohrnii — conhecida popularmente como água-viva Benjamin Button — é oficialmente conhecida como a única criatura imortal.

O segredo da vida eterna, como se vê, não é apenas viver um tempo muito, muito longo.  É tudo sobre maturidade, ou melhor, a falta dela. As águas-vivas imortais se propagam e, então, diante da carreira normal da morte, optam por voltar a um estágio sexualmente imaturo.

Acontece que, uma vez reproduzida a forma adulta da espécie Turritopsis dohrnii de 4,5 mm de largura, elas não morrem, mas se transformam novamente em seu estado de pólipo juvenil. Seus tentáculos se retraem, seus corpos encolhem e afundam no fundo do oceano e iniciam o ciclo novamente.

Entre as amostras de laboratório, todas as Turritopsis adultas observadas passam regularmente por essa alteração. E não apenas uma vez: elas podem fazer isso repetidamente. Ambientes propensos como um estresse ambiental ou traumas físicos podem fazer com que ela retraia ao seu estado juvenil, assim, ficando imortal.

Veja também

Saiba Tudo Sobre as Cabras

Qual Animal é Membro da Família das Cabras?

As cabras são mamíferos ruminantes pertencem à grande família taxonômica Bovidae, na qual estão presentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *