Home / Animais / História Do Bijupirá E Origem Do Peixe

História Do Bijupirá E Origem Do Peixe

Os peixes são animais que vivem em um habitat completamente distinto do nosso, por isso pode ser que as vezes não saibamos muito a respeito deles, mas hoje eu me desafiei a pesquisar sobre uma raça que é mais conhecida como “Salmão Brasileiro”, o Bijupirá!

O Bijupirá é considerado por comerciantes como o peixe que pode levar a economia brasileira a um outro nível dentro do mercado de pesca.

Se você não conhece este peixe e quer aprender algumas coisas sobre ele, então sugiro que me acompanhe nesta interessante matéria pois hoje eu vou lhe contar a história por trás dele!

Bijupirá
Bijupirá

História e Origem do Bijupirá

Olha, eu confesso que não conhecia este peixe, mas na boca dos comerciantes ele é bem famoso por causa do seu sabor e da lucratividade que pode oferecer aos que buscam vender um bom peixe com um índice bem alto de produtividade.

Alguns mais estudados no assunto afirmam que a produtividade por trás do Bijupirá é maior do que a do Salmão e ainda segundo estas pessoas, este peixe pode alcançar proporções de peso muito grandes em pouquíssimos anos, isso facilita e viabiliza a venda dele de maneira bem rápida.

Os nordestinos são os personagens principais da história por trás do Bijupirá, eles dizem que quem pesca este peixe deve hastear uma bandeira branca ou vermelha como sinal de honra, afinal de contas, não é qualquer um que pode pegar um animal desses. Se você conseguiu, então está com sorte!

Talvez você esteja se perguntando o porque os nordestinos consideram a pesca deste peixe um momento de sorte, mas fique sabendo que isso ocorre porque o Bijupirá não dá em cardume, ou seja, você não vai vê-lo por ai nadando em grupos numerosos como ocorre com outros tipos de peixe. Isso sem dúvidas dificulta a sua pesca porque ele se torna mais seletivo!

O Bijupirá é um peixe que não possui um lugar fixo, você pode encontrar ele tanto aqui como lá, tudo o que se sabe é que ele tem bastante incidência nas águas do Rio Grande do Sul, mais especificamente naquelas que possuem uma temperatura quente. Agora você entende o porque os nordestinos veneram aqueles que conseguem pegar este peixe?

O apelido de “Rei dos Peixes” se deu por conta de toda essa história por trás do Bijupirá e existe um relato de um pescador que ao deixar a sua rede ao mar, num outro dia encontrou vários Bijupirás nela, todos eles eram jovens e estavam aparecendo constantemente naquela região na qual o homem morava. Dizem que este lugar era em Ubatuba e que ainda tal acontecimento ainda ocorre!

A pesca desta espécie de peixe é bastante difícil, há pescadores que afirmam ter passados 4 madrugadas tentando pegá-lo e só depois de todo este tempo é que conseguiram.

Bijupirá no Fundo do Mar
Bijupirá no Fundo do Mar

Então, resumindo: o Bijupirá é um peixe recorrente nas águas brasileiras do Amapá e Rio Grande do Sul e pega-lo não é tarefa fácil nem mesmo para os pescadores mais experientes!

Amigo(a) tudo o que sei sobre este peixe está aí, mas já que o assunto foi sobre um peixe difícil de pescar, então eu lhe trouxe outras espécies as quais os pescadores passam perrengue na hora de caçá-los, veja logo abaixo!

Peixes Difíceis de Pescar!

Você conhece o Tambaqui? Esta espécie é mais uma daquelas que transformam a pesca esportiva num momento de puro estresse caso o pescador não seja dos mais experientes.

Este animal se assusta com muita facilidade e evita qualquer local o qual tenha a incidência de muito barulho, isso quer dizer que se você estiver num barco o barulho deste pode ser um problema para o seu objetivo de pegá-lo.

Olha, se você quer fisgar um peixe desses para demonstrar suas habilidades de pescaria, então saiba que vale a pena a tentativa, com certeza o seu nome vai para o ranking dos melhores caso consiga tal proeza!

Tambaqui
Tambaqui

Agora vamos conhecer o Agulhão-vela, este peixão recebeu tal nome por causa de seu focinho agudo semelhante a uma longa e fina agulha, ao fisga-lo é melhor que você não cante vitória antes da hora, pois este animal dá longos saltos bem agitados ao perceber que caiu em uma armadilha. Se você conseguir capturá-lo os demais pescadores sem dúvidas irão lhe respeitar!

Por acaso já ouviu falar no Dourado? Este peixe recebeu tal nome por causa da sua coloração dourada que nas aguas faz com que ele brilhe e se destaque perante as demais espécies de peixes.

Se está tentando pegar o lindo dourado, então é melhor que suas mãos e seus olhos sejam bem rápidos, este peixe é bastante rápido e forte, por isso saiba que ele pode lhe dar um bocado de trabalho!

Quer pegar um Tarpon? Este grande peixe não é para qualquer um, se você não tem habilidades de domar a movimentação do animal na hora que consegue fisga-lo, então é melhor desistir de capturar um animal desses!

Tarpon
Tarpon

Quando fisgado o Tarpon começa uma sequência de saltos bem altos e bastante agitados, esta é a forma a qual o animal usa para se livrar do anzol e deixar o pescador com as mãos abanando.

Antes de tentar pegar o Tarpon é bom que você avalie o seu nível como pescador ou então vai passar muita raiva tentando fisgá-lo!

O Pirara é o sonho de consumo de muitos pescadores esportivos, também qual pescador não quer fisgar um dos peixes de couro mais bonito da Amazônia? Este animal pode ser um pouco difícil de pegar por conta dos seus 50kg, talvez puxá-lo seja uma tarefa bastante complicada e que pode lhe render um pouco de trabalho e estratégia!

Se o Pirara já é difícil de pegar com seus 50kg, imagine então pegar um peixe que pesa de 150 a 300kg? Estou falando do Marlin-Azul, esta espécie é o sonho de consumo da maioria dos pescadores e constantemente muitos aventureiros navegam pela Oceania em busca deste animal!

Espero que você já esteja pronto para pescar, afinal de contas, eu duvido que não tenha ficado empolgado para começar!

Eu lhe agradeço pela sua presença aqui neste site e já lhe espero em uma próxima oportunidade!

Até a próxima!

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *