Home / Animais / Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros itens da natureza. Pela grande biodiversidade que se tem na Floresta Amazônica, sobretudo, muitas espécies animais existem apenas no Brasil e não podem ser encontradas em qualquer outro canto do planeta Terra.

Esse é o caso de muitos macacos e primatas em geral, por exemplo, já que o país representa um ótimo abrigo natural, com clima bastante positivo para esse tipo de animal e uma oferta de alimentos muito vasta, além da ausência de alguns predadores existentes em outras partes do mundo.

Ademais, além da Floresta Amazônica, há ainda o Pantanal Mato-grossense e outras partes do Brasil que servem como ótimos abrigos para animais de todos os tipos, principalmente aqueles que só existem por aqui. Logo, o Brasil representa um país muito atrativo para a biologia e para a diversidade biológica.

Conheça o Jumento Pêga

Porém, nem todos os animais típicos do Brasil são originários da Floresta Amazônica ou do Pantanal, já que alguns animais tipicamente nacionais não vêm de nenhum dos dois biomas.

Esse é o caso do Jumento Pêga, um jumento originário do Brasil e que não existem em mais nenhum lugar do mundo. O Jumento Pêga surgiu como resposta para a necessidade do uso da força animal para o trabalho, sendo esse jumento, segundo relatos ainda não confirmados, parente do jumento egípcio.

O certo é que o Jumento Pêga não possui origem bem definida em relação a isso, tendo uma árvore genealógica bastante confusa e ainda com muitas dúvidas. De qualquer forma, o Jumento Pêga é bastante usado em muitos locais do país, servindo como mão de obra para o trabalho pesado e sendo bastante importante para toda a vida no campo em alguns locais do Brasil.

Jumento Pêga

O Jumento Pêga, ademais, é usado para a produção de mulas, que nada mais são do que o cruzamento de asnos com éguas. Dessa forma, o que se tem é uma mula, um animal bastante útil para todo tipo de serviço e que até hoje mantém a sua importância para a população brasileira.

Ademais, o Jumento Pêga ainda é usado para a montaria em pequenas distâncias, já que esse tipo de jumento não consegue suportar grandes locomoções, pois logo apresenta problemas físicos quando forçado a isso. Assim, o Jumento Pêga mede cerca de 1,3 metro quando macho, além de medir cerca de 1,25 metro quando fêmea.

A altura, portanto, impede que o animal seja utilizado para montarias de grande distância ou que seja utilizado para o transporte de itens muito pesados. Dessa forma, o uso do Jumento Pêga se dá realmente nos arredores das fazendas e sítios, além de servir como um ponto de aprendizado para quem deseja iniciar na montaria.

Veja abaixo mais informações sobre o Jumento Pêga, entendendo melhor as características do animal e como esse jumento se tornou uma espécie tipicamente brasileira, além de saber mais curiosidades sobre os jumentos.

Características do Jumento Pêga

O Jumento Pêga é um típico jumento, animal muito usado no interior do Brasil para o transporte de coisas e pessoas, sobretudo para aquelas pessoas com menos condições financeiras.

Dessa forma, o Jumento Pêga mede cerca de 1,3 metro quando macho e cerca de 1,25 metro quando fêmea. O Jumento Pêga pode ser descendente de raças europeias, como raças italianas e espanholas. Ademais, o Jumento Pêga, segundo se comenta historicamente, ainda pode ser descendente de espécies do Egito.

Características do Jumento Pêga

Toda essa mistura em sua composição faz com que o Jumento Pêga seja uma espécie de jumento muito confusa em relação ao histórico familiar, sendo complicado medir com certeza a evolução da raça.

Porém, o que se sabe é que o Jumento Pêga realmente é totalmente brasileiro e muito usado em todo o país. O Jumento Pêga ainda é muito usado para a produção de mulas, já que funciona bem nesse tipo de tarefa, relacionada com a reprodução para gerar a mula, um animal híbrido que possui um asno como pai e uma égua como mãe.

Curiosidades Sobre os Jumentos

Embora existam espécies de jumentos em todo o mundo, o Brasil é um grande abrigo para muitos desses jumentos. Isso porque, por ser um país de características historicamente agrária, o Brasil possui relação muito próxima com animais do campo.

Dessa forma, o jumento aparece como um desses animais, até mesmo pelo fato de poder ser usado de forma semelhante a um cavalo. Isso porque o jumento pode fazer muitas das coisas que um cavalo realiza, sendo mais barato e com custo de manutenção menor.

Assim, no passado as pessoas com mais limitações financeiras optavam pelos jumentos ao invés de comprar cavalos; e, em alguns casos, mesmo os mais ricos optavam por jumentos para não ter de usar cavalos em trabalhos de risco, como carregar grandes quantidades de coisas por longos períodos ou até mesmo subir montanhas, serras ou locais mais íngremes.

Um fato interessante sobre o jumento é que esse animal, apesar de ser muito usado para a produção de mulas ao cruzar com as éguas, costuma ser estéril. Ou seja, em muitos casos o jumento não é capaz de transmitir o seu código genético adiante, o que limita bastante a espécie e impede que haja um número ainda maior de jumentos em todo o Brasil.

Ademais, o jumento costuma viver cerca de 15 anos, um tempo de vida bastante considerável, levando em conta as variações cromossômicas “anormais” que o animal possui em relação aos cavalos, por exemplo.

Jumentos Valiosos

Por mais que muito se fale a respeito dos jumentos, sempre tendo esses animais em uma conta negativa, o animal pode ser bastante valioso para muitas pessoas. É isso que mostra o valor de mercado de muitos jumentos especiais, que podem chegar a valer cerca de 300 mil reais. Esse valor é mais comum para os machos reprodutores de porte mais elevado, que existem em haras de todo o Brasil.

Dessa forma, alguns desses jumentos são realmente belos e em nada parecem o padrão típico de jumento que se conhece no Brasil, sendo animais belos, grandes e com aparência muito interessante.

Veja também

Lagartixa na Mão

Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Dependendo da espécie, as lagartixas podem ter de um a meio a quarenta centímetros de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *