Home / Animais / Javali Gigante EUA

Javali Gigante EUA

O javali gigante dos Estados Unidos é uma subespécie do javali comum (nome científico Sus scrofa), cujo nome oficial e não científico é javali-dos-cárpatos. Em razão das suas grandes proporções corporais, ele já foi chamado de Javalizilla em uma das suas aparições nos Estados Unidos.

O javali gigante (nome científico Sus scrofa atila) é considerado o maior javali do mundo, e apesar da sua presença já ter sido registrada nos Estados Unidos, esta subespécie é bastante endêmica a longo da ala oriental do sistema de montanhas da Europa, conhecida como Cárpatos, a qual faz fronteira com países como a Polônia, Eslovênia, República Tcheca, Romênia e Ucrânia.

O javali gigante é considerado uma das principais subespécies do javali comum, juntamente com o javali europeu (nome científico Sus scrofa scrofa), o javali-do-ussuri (nome científico Sus scrofa ussuris), o javali indiano (nome científico Sus scrofa cristatus), e o javali malaio (nome científico Sus scrofa cristatus). Ao todo, o javali comum possui 12 subespécies, no entanto, esse número é questionável, em virtude do porco doméstico (nome científico Sus scrofa domesticus) também estar inserido nesta listagem.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre o javali gigante.

Então venha conosco e boa leitura.

Javali Gigante dos EUA Classificação Taxonômica

A classificação científica para o javali gigante obedece à seguinte ordem:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Artidactyla

Família: Suidae

Gênero: Sus

Espécie: Sus scrofa

Subespécie: Sus scrofa attila

Listagem de Subespécies do Javali Comum

Javali Comum
Javali Comum

Segue abaixo uma listagem didática de algumas subespécies do javali comum (sem a inclusão do porco doméstico, e do javali gigante):

  • Javali do Mediterrâneo (nome científico Sus scrofa meridionalis);
    Sus Scrofa Meridionali
    Sus Scrofa Meridionali
  • Javali da Ásia Central (nome científico Sus scrofa davidi);
    Sus Scrofa Davidi
    Sus Scrofa Davidi
  • Javali europeu (nome científico Sus scrofa scrofa);
    Sus Scrofa Scrofa
    Sus Scrofa Scrofa
  • Javali-do-ussuri (nome científico Sus scrofa ussuris);
    Sus Scrofa Ussuris
    Sus Scrofa Ussuris
  • Javali indiano (nome científico Sus scrofa cristatus);
    Sus Scrofa Cristatus
    Sus Scrofa Cristatus
  • Javali da Anatólia (nome científico Sus scrofa libycus);
    Sus Scrofa Libycus
    Sus Scrofa Libycus
  • Javali maremano (nome científico Sus scrofa majori);
    Sus Scrofa Majori
    Sus Scrofa Majori
  • Javali japonês (nome científico Sus scrofa leucomystax);
    Sus Scrofa Leucomysta
    Sus Scrofa Leucomysta
  • Javali norte-africano (nome científico Sus scrofa algira);
    Sus Scrofa Algira
    Sus Scrofa Algira
  • Javali malaio (nome científico Sus scrofa vittatus).
    Sus Scrofa Vittatus
    Sus Scrofa Vittatus

Características Gerais dos Javalis

Há dimorfismo sexual em relação ao comprimento e peso, visto que os javalis machos são consideravelmente maiores do que as fêmeas.

Na boca, há dentes caninos enormes e projetados para fora, os quais funcionam como arma de ataque e defesa.

Ao redor do pescoço, há músculos bem desenvolvidos com força suficiente para cavar profundidades de até 10 centímetros, assim como levantar pedras de até 50 quilos.

O corpo de modo geral é robusto e peludo. As patas podem ser consideradas curtas, caso sejam avaliadas no contexto das proporções corporais. A cabeça é grande e triangular, com olhos pequenos.

Como animal onívoro, seus hábitos são diversificados, podendo ingerir pequenos insetos, ovos de aves, sementes, raízes e cultivos vegetais.

Javali Gigante dos EUA Características

Um javali gigante adulto pode pesar mais do que 300 quilos. Ele é conhecido por ser o terror dos camponeses, pois causa destruição nas plantações por onde passa. Em razão das suas grandes dimensões corporais e força física, acredita-se que este animal quando adulto não possua predadores naturais.

Esta subespécie possui uma presa de 42 centímetros de comprimento, maior que a média de 38 centímetros encontrada nas subespécies europeias.

Em razão, do grande dano que o javali gigante causa às plantações, muitos têm empreendido estratégias de caça ao animal. Porém, convém lembrar que além de robusto, ele é selvagem. Uma boa estratégia é enganar o animal antes de caçá-lo, sem esquecer-se de ser bastante calmo e paciente.

Javali Gigante dos EUA Algumas Histórias de Caçadores

O registro oficial de maior javali desta subespécie pertence a um indivíduo com 355 quilos, caçado na Turquia por um turista português. No entanto, nos Estados Unidos, mais precisamente estado do Texas em 16 de janeiro de 2015, foi encontrado um javali pesando 358 quilos.

Este javali ‘americano’ foi apelidado com o título Javalizilla, tendo sido caçado por Wyatt Walton e Blaine Garcia, os quais contaram com o auxílio de espingardas e cães farejadores. Para matar o mamífero, eles solicitaram autorização do governo local. Os caçadores foram acionados pelo proprietário de um terreno rural que continha bastante mato, pois ele suspeitava que o animal estivesse nas suas redondezas.

Um fato curioso sobre a caça aos javalis gigantes é que a sua carne pode ser comercializada pelo valor de até R$ 7 mil.

A carne de javali é famosa por seu sabor exótico, e acredite se quiser, esta carne é relativamente saudável, visto que não sofre ação de hormônios ou outros aditivos químicos, a concentração de colesterol e gordura também são considerados baixos.

O mais incrível é que a carne de javali pode conter um teor de colesterol inferior à carne de peru.

Bônus: Receitas com Carne de Javali

As sugestões culinárias para preparo de pratos com carne de javali são inúmeras, uma dessas opções inclue marinar a carne (seja em formato de lombo ou lâminas finas) em cerveja. Para a primeira opção, a carne deve descansar no tempero (no qual inclue-se a cerveja) durante um período de duas horas, sendo que o tempo de forno é de 30 minutos; para a segunda opção o descanso no tempero é bem maior, na verdade são 24 horas de espera, e um tempo de cozimento estimado em 4 horas.

O javali também pode ser marinado em uma mistura de vinhos e temperos, no qual o tempo de descanso até ir ao forno é de 20 horas, e o tempo no forno, 2 horas.

Uma outra opção é combinar carne de javali com noques feitos à base de mandioca e salsa. A dica é finalizar a massa desses noques na frigideira, de modo que fiquem com uma casquinha crocante. Quem quiser também pode adornar o prato com legumes, os quais oferecerão um agradável sabor contrastante.

*

Agora que você já conhece algumas características do javali gigante encontrado nos EUA, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Extra. Caçadores abatem javali de 385 kg nos EUA. Disponível em: < https://extra.globo.com/noticias/mundo/cacadores-abatem-javali-de-358kg-nos-eua-15199028.html>;

Gent Side. O maior javali do mundo: o Sus Scrofa Atilla é um gigante das florestas. Disponível em: < https://www.gentside.com.br/javali/o-maior-javali-do-mundo-o-sus-scrofa-attila-e-um-gigante-das-florestas_art299.html>;

HERMANN, V. Reiceteria. 7 receitas com carne de javali para conhecer novos sabores. Disponível em: < https://www.receiteria.com.br/receitas-com-carne-de-javali/>;

Nature Tours. The Sus scrofa Atilla. Disponível em: < http://en.naturetours.com.tr/the-sus-scrofa-atilla/>;

Organomix. Javali é carne saudável. Disponível em: < http://organomix.com.br/blog/2013/01/javali-e-carne-saudavel/> ;

Wikipédia. Javali. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Javali>.

Veja também

Alimentação do Tubarão: O Que Eles Comem?

Os hábitos alimentares dos tubarões são muito diferentes se você levar em conta o número …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *