Home / Animais / Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, já que são responsáveis por fazer com que muitos tenham um medo quase absurdo e outros poucos possuam admiração total.

Por mais que você seja indiferente a muitas coisas e não seja muito afeito a demonstrar emoções, é bastante difícil se manter alheio quando um jacaré está próximo de você. Por mais que o sentimento seja positivo, ainda assim haverá algo muito forte entre você o réptil mais temido pela humanidade.

O Convívio Humano Com Jacarés

Para quem vive diariamente perto de jacarés, porém, as coisas não são bem assim. Acostumados com a convivência diária com os grandes animais, as pessoas que habitam áreas também habitadas por jacarés são conhecidas por tratar esses animais quase como bichinhos de estimação.

No Brasil não é muito comum ver grandes cidades se desenvolvendo em locais habitados por jacarés, já que as regiões que mais possuem o réptil não são muito povoadas no país. Na região Norte do Brasil, por exemplo, a incidência de jacarés é muito grande e se torna particularmente difícil não ver jacarés em qualquer pedaço de água, seja um rio mais largo ou pequenos lagos formados naturalmente.

Isso faz com que não seja recomendado tomar banho em lagos naturais ou rios da região para quem é visitante, já que pode haver problemas inesperados e o turista não saberá como lidar com a situação da forma correta.

Outro local brasileiro em que os jacarés aparecem com bastante frequência é o Pantanal Mato-grossense, que, na época de cheia do Rio Paraguai, fica inundado por completo e se torna um prato cheio para os jacarés da região desfilarem por toda a extensão da floresta.

Contudo, tanto no Pantanal quanto na região Norte, pouco se vê a presença próxima de grandes centros urbanos.

Relação Humana Com o Jacaré Americano

Nos Estados Unidos, porém, a coisa é bastante diferente e o jacaré americano, também conhecido como aligátor americano, convive próximo a cidades e regiões plenamente habitadas.

Essa proximidade faz com que o jacaré americano seja bastante humanizado pelos cidadãos locais e apareça até mesmo em diversos programas de televisão a cabo que rodam todo o mundo, embora a natureza do aligátor seja bastante agressiva e suas características físicas não sejam muito convidativas para o contato com o ser-humano.

O jacaré americano, ademais, possui grande extensão, sendo muito maior que os jacarés tradicionais presentes no Brasil.

Jacaré Americano e Humanos
Jacaré Americano e Humanos

Veja abaixo mais informações e características do jacaré americano, típico dos Estados Unidos, além de conhecer o nome científico no animal e outros detalhes interessantes a respeito de um dos grandes símbolos do principal país do mundo.

As Características do Jacaré Americano

O jacaré americano somente pode ser encontrado na região Sudeste dos Estados Unidos, onde habita junto a riachos e pântanos dessa região, conhecida como o típico interior norte-americano. Essa espécie é a única típica dos Estados Unidos, já que outros jacarés além do jacaré americano não são naturais do país. Porém, com a grande circulação de animais pelo mundo, naturalmente já existem outras espécies de jacarés nos Estados Unidos, embora seja difícil encontrá-las em rios e lagos da região.

Quando em fase adulta, os jacarés americanos são capazes de medir até mesmo 3 metros, pesando quase meia tonelada – isso no caso dos machos, que são maiores e mais robustos que as fêmeas. Quando em fase de transição para a maturidade, esses jacarés comem insetos e crustáceos pequenos. Já quando adulto, o jacaré americano se alimenta de cobras, rãs, animais mortos e, sobretudo, peixes disponíveis.

Em alguns casos, esse tipo de jacaré também pode se alimentar de animais maiores, puxando-os para a água e atacando-os até a morte. Veados e até mesmo algumas pessoas podem ser vítimas do animal, embora os ataques a seres-humanos aconteçam menos do que se pode imaginar. Em geral, o jacaré americano apenas ataca um ser-humano quando se sente em situação de opressão, reagindo para salvar a sua vida.

Porém, no acasalamento o jacaré americano pode ficar bastante agressivo, não sendo recomendado se aproximar do animal nesse momento. Ademais, durante a fase acasalamento o jacaré macho grita e fica bastante inquieto para chamar a atenção da fêmea.

O jacaré americano possui, também focinho bastante curto. O jacaré americano é da família Alligatoridae, do gênero Alligator e possui nome científico de Alligator mississippiensis em alusão ao estado norte-americano que mais possui esse tipo de jacaré e que é conhecido mundialmente como a capital do aligátor.

As Lendas Por Trás do Jacaré Americano

O jacaré americano traz consigo uma série de mitos e lendas nos Estados Unidos, sendo um animal muito importante dentro do folclore norte-americano. As histórias costumam ser mais difundidas nos grandes centros, mais distantes do Mississipi e, naturalmente, onde lendas desse tipo ganham corpo e apreciadores em razão da distância e do pouco conhecimento em relação a esses animais.

A história mais curiosa a respeito do jacaré americano é, talvez, a de que esse tipo de jacaré pode ser encontrado no esgoto das grandes cidades dos Estados Unidos. A cidade de Nova York, por exemplo, nas décadas de 1960, 1970 e 1980, quando passou por graves problemas de criminalidade e caos social, era frequentemente relacionada à existência de jacarés nos esgotos.

Onde Está e os Riscos de Extinção do Jacaré Americano

O jacaré americano está longe de correr risco de extinção, tendo em vista que o animal recebe tratamento adequado em relação à caça na maior parte dos Estados Unidos. Calcula-se que existam cerca de um milhão de jacarés do tipo espalhados pelos estados Unidos, que impõem leis rígidas para impedir o ataque a um dos animais mais famosos do país.

Os jacarés americanos se encontram, sobretudo, em pântanos. Mais especificamente, nos pântanos da Flórida. Já em relação ao rio que mais possui jacarés do tipo americano, o Rio Mississipi é o local perfeito para a proliferação desses animais: há grande reserva de peixes e uma grande área para locomoção dos jacarés. A Carolina do Norte, a Carolina do Sul e o Texas também são locais onde a presença do jacaré americano é muito grande.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *