Home / Animais / Jabuti: Alimentação

Jabuti: Alimentação

O Que os Jabutis Comem?

Os jabutis são adorados e cuidados por muitos seres humanos; conseguiram se adaptar muito bem ao nosso lado, de modo que hoje muitos estão presentes em residências.

Eles são répteis nativos da América do Sul, estando presente em quase todos os Estados brasileiros, tendo como habitat diversos lugares, desde o Cerrado, a Caatinga, até a Amazônia e a Mata Atlântica; é possível observa-los em campos abertos, matas e ainda em florestas.  Mas não é somente no Brasil que eles estão presentes, eles também podem ser encontrados na Venezuela, na Colômbia, na Guiana e na Argentina, que são lugares onde a espécie teve uma boa adaptabilidade.

Mas algo é necessário saber para pode criar um em sua casa, se deseja domestica-lo, é necessário que procure a certificação do IBAMA para que você possa adquirir o seu, e sempre, sempre mesmo, procure lojas autorizadas para comercio pelo próprio IBAMA; se comprar de lojas que fazem o comércio ilegal do réptil, estará contribuindo para a diminuição da população da espécie e ainda para extinção de um dos animais mais fantásticos que habitam há muito tempo o mesmo território que nós.

Jabuti Piranga e Jabuti Tinga

Existem duas espécies de jabutis que são domesticáveis, a Piranga e a Tinga; existem certas diferenças entre elas, como os detalhes do casco, as patas, os escudos. Ambas são espécies adaptadas totalmente à vida terrestre.

O Jabuti Piranga é o mais comum no Brasil, onde existe em grande quantidade, tanto no seu próprio habitat, quanto em casas, onde são domesticados. Ele é caracterizado pela sua carapaça (casco) cinza conter alguns polígonos, como se fossem desenhados, na cor amarela; sua cabeça é pequena e suas patas são cilíndricas, onde são protegidas por escudos (gular e inguinais), que geralmente possuem coloração avermelhada e/ou preta.  Ele pode viver até 70 anos, seu tamanho varia entre 50 centímetros (machos) e 45 centímetros (fêmeas) e ambos pesam aproximadamente de 7 a 10 quilos. No Brasil, eles estão presentes de Norte a Sul do país.

O Jabuti Tinga, não possui a população tão vasta quanto a do Jabuti Piranga; ele está presente principalmente no Norte, Nordeste e Centro Oeste. Seu casco possui um tom opaco, com leves tons amarelados, tanto na carapaça quanto nas patas; é maior do que o Jabuti Piranga, ele chega a medir 10 centímetros a mais, cerca de 60 centímetros e ainda vive até os 80 anos. A incubação deles demora em média de 7 a 9 meses, nascendo um total de filhotes que varia entre 4 a 10.

Domesticação

Ambas as espécies de jabutis passaram a ser domesticados ao longo do tempo, de modo que estão presentes em muitas casas. Se você já tem um ou deseja tê-lo, lembre-se do que foi falado a cima, certifique-se a cerca do IBAMA, tanto para compra em loja, quanto para a criação. Então, se você simpatiza com esses dóceis animais, lembre-se sempre de dar muita atenção e carinho a seu animal de estimação, é fundamental para sua saúde e também para sua longevidade. Vamos dar algumas dicas que te auxiliem nos cuidados do seu novo amigo.

Cuidados

Lembre-se, os jabutis possuem diversos tamanhos, variam alguns centímetros de um para outro, então, escolha o jabuti adequado ao espaço que você vai cria-lo, eles ficam muito bem em quintais, com gramas, com a presença de a luz solar; é recomendado que possua um local onde ele possa caminhar livremente, pois apesar de parecerem animais lentos, eles adoram caminhar.

Atente-se também a temperatura, a temperatura ideal para um jabuti viver é entre 25 a 30 graus no período diurno e de 22 a 26 graus no período noturno. Se você mora em regiões que possui altas temperaturas, é melhor atentar-se ao local que seu animal irá viver, pois o calor em excesso pode ser totalmente prejudicial a saúde dele.

Fique atento ainda aos perigos que seu Jabuti pode correr, pois cachorros, ratos, gatos geralmente atormentam-nos. Se necessário, utilize telas, para que esses animais não consigam chegar até o jabuti. Fique atento também aos ovos, que podem ser quebrados facilmente caso algum cachorro morda-os.

A incubação deles demora em média de 7 a 9 meses, nascendo um total de filhotes que varia entre 4 a 10. Caso seu Jabuti entre em período fértil e reproduza, é recomendado o uso da incubadora, que consiste em um recipiente de vidro ou de plástico que possua uma tampa (30 a 40 cm), pois não é bom deixa-lo em locais abertos.

Filhotes de Jabuti
Filhotes de Jabuti

Um fator importantíssimo é referente à alimentação do animal, fique atento a ela, não se pode alimentar seu Jabuti com qualquer coisa. Saiba como alimentar seu Jabuti!

Jabuti: Alimentação

Eles são seres onívoros, ou seja, comem praticamente tudo, desde frutas, legumes, vegetais até carnes moídas, rações adequadas e ratos ou minhocas abatidos. Nunca se esqueça de deixar um pote com água na sombra sempre disponível para o animal. Eles adoram também o osso de Siba, para quem não sabe, é um osso retirado de moluscos, que possui grande quantidade de cálcio, que é importantíssimo para o jabuti, pois aumenta a imunidade e fortalece os ossos, ideal para a fase de crescimento do animal.

Então para alimentar seu jabuti, leve esses fatores em consideração, mas atente-se a estas dicas:

A dieta do jabuti de estimação deve ser a maior parte em legumes e verduras, cerca de 80%; estes são os alimentos ideais para o jabuti, pois são fontes importantes de minerais, vitaminas e nutrientes. Você pode alimentar seu jabuti com alface, com repolho, com espinafre, com brócolis, couve, rúcula, agrião; ainda pode incluir beterraba, abóbora, milho, cenoura e até feijões brancos.

Mas se 80% da alimentação constitui de verduras e legumes, o que são os outros 20%?

Bom, esses 20% são divididos em duas partes, 10% estão entre as frutas, que possuem uma ótima quantidade de fibras, fortalecendo o funcionamento do intestino do jabuti, entre elas estão: morango, maçã, mamão, banana, laranja, jabuticaba, abacate, entre muitas outras.

Os outros 10% da alimentação são composto por fontes de proteínas animais, que também são importantes, onde podemos destacar diferentes tipos de alimentos, como: carne moída,  insetos, ratos já mortos, minhocas; ainda pode dar rações de tartaruga, rações de cachorro (pouca quantidade) e ovos cozidos.

Os jabutis se alimentam também de algumas pétalas de flores, mas busque as flores naturais, não as de floricultura, pois estas podem conter substancias nocivas ao seu animal de estimação.

É importantíssimo destacar que não é recomendado dar restos de comida ao seu jabuti, exclua da dieta dele o macarrão que sobrou do almoço, ou ainda o arroz de ontem à noite. Busque alimentos frescos, saudáveis, que facilitem e leve seu Jabuti a ter uma ótima qualidade de vida.

Veja também

Convulsão Canina

O Que É Mioclonia Em Cães? É Uma Doença? Como Tratar?

O termo ” mioclonia ” é usado para denotar uma condição na qual uma porção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *