Home / Animais / Tucano-Grande Ou Tucano-Boi: Características, Habitat e Fotos

Tucano-Grande Ou Tucano-Boi: Características, Habitat e Fotos

Sabe quando a sua mãe lhe pergunta o porque você está “bicudo”? Bom, eu gostaria de te apresentar um amigo meu que não é bicudo por causa do seu mal humor e sim por natureza. Conheça a partir de agora o grande Tucano-Boi!

Por acaso você pensou que eu chamei este animal de grande à toa? Nada disso meu amigo, eu o chamei assim porque um dos apelidos dele é exatamente “Tucano Grande”. Não era apenas um elogio meu e sim um fato, algo característico dele e que o define totalmente!

O apelido de Tucano Grande é referente ao tamanho deste meu amigo bicudo, ele é realmente grande e considerado o maior de sua espécie.

Característica e Habitat do Tucano-Boi

Este carinha é completamente brasileiro, em lugares como: Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia dá para vê-lo parado por sobre as árvores e pomares.

Como eu já disse, meu amigo Tucano-Boi adora sobrevoar por sobre as árvores e pomares, ele não perde a oportunidade de saborear boas frutas.

Este animal possui uma coloração negra sendo que o seu bico é amarelado e alaranjado com um tom bem vibrante, é impossível não reconhecer um animal desse. Sabia que o Tucano emite um som bem semelhante ao dos sapos? Não estou inventado, por mais estranho que pareça saiba que isso é 100% verdade!

Os cientistas quando encontraram este animal, trataram logo de dar a ele uma nomenclatura que tivesse tudo a ver com as suas características, por isso o chamaram de Ramphastos que quer dizer: ave de bico grande. Essa é mais uma daquelas espécies cujo o nome tem tudo a ver com as suas características!

Tucano Boi Característica

É óbvio que quando nos deparamos com um Tucano, a primeira coisa que vemos é o “bicão” dele, o Tucano-Boi possui um bico que alcança exatos 20 cm, ainda o seu tamanho é de 56 cm com um peso de 540g. Ele é realmente um animal grande!

Muitas pessoas ficam perplexas e surpresas quando descobrem que o Tucano-Boi e os demais de sua espécie comem os ovos de outras aves. Isso realmente acontece, esta é chamada lei da sobrevivência, portanto, não se assuste!

Mas da mesma forma como o Tucano-Boi é um predador, ele de vez em quando também pode acabar sendo a presa, saiba que as aves de maior porte adoram comer este animal, por isso, ao sair para caçar ele não pode dar bobeira ou então acabará sendo caçado.

Quando é chegada a época de reprodução, as aves ficam bastante atentas e não é a toa, pois nosso amigo Tucano sai por aí a saquear os ninhos e roubar os ovos que estiverem dando bobeira. Viu como ele é malandro?!

Agora falando sobre a reprodução do próprio Tucano-Boi, o macho neste período possui uma função muito importante: ele alimenta a femêa assim como os filhotes, assim garante a saúde de toda a sua família.

O meu amigo Tucano-Boi não é alguém que gosta da solidão, sendo assim, ele anda sempre em bando sobrevoando vários lugares e as vezes faz isso em fila indiana juntamente com os outros de seu grupo.

Ao chegar o seu momento de descanso, este Tucano vira o seu bico por de trás das costas, é assim que ele dorme. Será que o bicão dele o atrapalha na hora de dormir?

Saiba que este animal não é sociável, portanto, uma tentativa de aproximação pode falhar facilmente, mesmo que você tenha em mãos um alimento que ele goste bastante. Este carinha só gosta mesmo é de viver entre o seu bando!

Tucano Grande

A espécie Tucano-Boi não permanece em áreas florestais, pelo contrário, prefere mais aqueles ambientes rurais, sendo assim, pode ser que você o veja em cima de árvores por aí, mas lembre-se de que se aproximar dele é algo praticamente impossível.

Agora que você já está familiarizado com o Tucano-Boi, porque não aproveita e fica mais um tempinho aqui comigo aprendendo sobre outras espécies deste animal? Garanto que será bem legal!

Outras Espécies de Tucano

Já ouviu falar no Tucano de Peito Branco? Este sujeito possui tal nome por simplesmente ter o seu peitoral na cor branca, suas características fazem jus a seu nome da mesma forma com que ocorre com o nosso amigo Tucano-Boi!

O Tucano de Peito Branco possui um bico com uma coloração bem diferente da do Tucano-Boi: ele é laranja escuro com detalhes amarelos e na ponta há um azul claro bem bonito. Neste aspecto ele difere muito do nosso Tucano-Boi que possui um bico apenas laranja e amarelo.

Lembrando que tanto o Tucano-Boi quanto o de Peito Branco são animais brasileiros e há algumas regiões em que os dois podem ser encontrados numa mesma área.

Sabe o que eu percebi? Que todos os tucanos possuem um bico com tonalidades diferentes, você reparou que essas duas espécies que eu lhe apresentei são divergentes neste aspecto? Por mais que o corpo destes dois tucanos tenha a cor preta, o bico é uma parte na qual podemos ver que não há uma total uniformidade!

Para reafirmar o que eu acabei de dizer no parágrafo anterior, eu gostaria de lhe apresentar o Tucano – de – Bico – Preto, eu tenho a certeza de que não preciso justificar a você o porque ele recebe este nome não é mesmo?!

O Tucano-de-Bico-Preto possui mais da metade do bico na cor preta, porém, em uma determinada parte dele também tem a presença do amarelo e ainda do azul. Viu como estas espécies apesar de serem um tanto semelhantes, ainda podem apresentar características diversas?!

Tucano de Bico Preto

Gostou de conhecer meu amigo Tucano-Boi e seus outros companheiros? Se um dia você desejar vê-los bem de perto sugiro que siga para as áreas mais rurais, é lá que você vai encontrar aves como estas e muitas outras espécies as quais somente quem mora em áreas de mata, possui o privilégio de poder ver!

Muito obrigado por me acompanhar até aqui, espero que tenha gostado desta matéria e que volte outras vezes para conferir os próximos conteúdos que eu irei postar neste maravilhoso site.

Fico aguardando o seu retorno!

Até a próxima!

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *