Home / Animais / História do Flamingo e Origem do Animal

História do Flamingo e Origem do Animal

A fauna de nosso planeta é constituída por um número muito grande de espécies, o que acaba fazendo com que as pessoas não conheçam bem a grande maioria dos animais, o que é extremamente normal quando levamos em conta a quantidade de seres vivos que temos no mundo.

Apesar disso, dentre todos esses animais que conhecemos alguns acabam sendo muito famosos e até mesmo são considerados ícones, o que é justamente o caso do flamingo, já que esse animal é representado em diversas decorações ao redor de todo o mundo, sendo considerado um símbolo de hype.

Diversos Flamingos na Praia

Por esse motivo, entender um pouco mais sobre a história desses animais é muito interessante para que a gente saiba até mesmo porque eles se tornaram famosos dentre todas as espécies que conhecemos atualmente.

Portanto, neste artigo falaremos sobre o flamingo. Continue lendo o texto para saber exatamente qual a história desse animal, qual sua origem, curiosidades sobre ele e muito mais!

História e Origem do Flamingo

O flamingo é um animal originado em dois continentes do mundo: o continente americano e o continente africano, o que significa basicamente que ele não está presente nos outros continentes que temos ao redor do planeta.

Dessa forma, ele é um animal que acabou se tornando símbolo de hype em diversas culturas, principalmente aquelas da América do Norte e, agora com o passar do tempo, aquelas também da América do Sul, o que claramente inclui o Brasil.

Basicamente, o flamingo foi ganhando fama ao longo de sua história por causa de suas penas em tons de rosa vivo, que são consideradas extremamente bonitas e, acabaram fazendo com que esse animal se tornasse um dos mais famosos entre os pássaros conhecidos como pernaltas.

Outra coisa constituinte da história do flamingo é que essa cor de rosa que tanto amamos na plumagem do animal é na verdade resultado de sua alimentação, já que os alimentos desse animal são ricos em caroteno, o que acaba promovendo essa cor em sua plumagem.

Portanto, agora você já sabe mais informações interessantes e que você provavelmente ainda não sabia sobre a história e a origem desse animal tão interessante que vem se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo.

Curiosidades Sobre o Flamingo

Aprender por meio de algumas curiosidades é algo essencial para que você guarde ainda mais informações e, ao mesmo tempo, não sinta que está estudando por meio de livros didáticos, que frequentemente são considerados muito entediantes.

Por esse motivo, vamos agora estudar algumas curiosidades interessantes sobre o flamingo que você provavelmente ainda não sabia, mas que com certeza vai amar saber!

  • Apesar de ser famoso em nosso país, assim como em muitos outros da América do Sul, o flamingo está em extinção no Brasil, e por esse motivo só pode ser encontrado em algumas partes do Amapá;
  • O flamingo possui uma característica adaptativa muito interessante: ele fica em pé com apenas uma perna, como uma forma de controlar a temperatura do seu corpo, imagina se os seres humanos fizessem isso?;
  • Os flamingos tendem a acasalar com apenas um outro flamingo ao longo de toda a sua vida, o que é considerado muito romântico para o reino animal;
  • As penas desse animal são rosas apenas porque os alimentos que ele comem são ricos em caroteno;
  • Fósseis de flamingos com mais de 7 milhões de anos foram encontrados recentemente, o que demonstra como essa é uma espécie antiga em nosso mundo.

Portanto, essas foram apenas algumas curiosidades interessantes sobre essa espécie que você provavelmente ainda não sabia, viu como é muito mais divertido estudar informações densas por meio de curiosidades?

Características Físicas do Flamingo

É claro que você já sabe que o flamingo possui uma plumagem cor de rosa que chama muito atenção, e provavelmente também sabe que as pernas desse animal são bem longos, dando uma maior ar de imponência para a espécie.

Apesar disso, é claro que existem muitas outras características físicas que podemos citar sobre essa espécie, e é por isso que vamos ver agora algumas delas.

Em primeiro lugar, podemos dizer que o flamingo é sim um animal bem alto, sendo que ele pode medir desde 80cm até mesmo 1,5m, como é o caso do flamingo-pequeno e do flamingo-comum, respectivamente; o que mostra que o flamingo mede mais do que uma criança, e está na mesma altura que muitos adultos.

Em segundo lugar, como esse animal possui um grande tamanho também é claro que ele pode pesar bastante dependendo da espécie, sendo que esse peso varia de 1,2kg (flamingo pequeno) até mesmo 4kg (flamingo comum).

Em terceiro lugar, podemos dizer que as pernas longas do flamingo fazem com que ele corra muito rápido, e por conta dessa característica física, esse é um animal que pode atingir uma velocidade de 60km/h quando quer correr, o que é o caso do flamingo de James.

Portanto, essas são algumas características físicas sobre o flamingo que você provavelmente ainda não sabia!

Nome Científico do Flamingo

Estudar o nome científico de uma espécie pode ser considerado algo chato por muitas pessoas que não gostam nem um pouco de ciência, mas a verdade é que o nome científico é essencial para diferenciar os animais de acordo com seu gênero e espécie, já que existem muitos no mundo, e com certeza sem ele a ciência seria muito mais bagunçada.

No caso do flamingo, podemos dizer que o seu nome científico sempre começará com Phoenicopterus, pois esse é o nome do seu gênero. Após isso, cada uma das 5 espécies de flamingo possuirá um nome diferente como segundo termo, e é por isso que o nome científico é tão abrangente.

Portanto, além de saber características físicas, história e curiosidades sobre o animal, agora você também já sabe um pouco mais de informações sobre o seu nome cientifico.

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos, mas não sabe exatamente onde encontrar bons textos pela internet? Sem problemas, sempre temos os melhores textos para você! Leia também aqui em nosso site: Soim-Preto, Mico-Preto ou Taboqueiro: Nome Científico e Imagens

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *