Home / Animais / História do Coton de Tuléar, Personalidade e Origem da Raça

História do Coton de Tuléar, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a história e origem dessa ração tão incrível e linda. Se você se interessa por raças de cães não pode perder nenhuma informação, por isso fique ligado até o final deste post. Vem com a gente!

História do Coton de Tuléar, Personalidade e Origem da Raça

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Coton de Tuléar, essa raça tem origem na África, ela vem de raças do período colonial, especificamente os franceses. Pouco se sabe sobre sua origem exata, o que se sabe é que alguém o levou para Ilha de Madagascar e presenteou moradores. Inclusive um deles foi adotado justamente pela família real da época no século XVII, depois disso os cidadãos comuns não podiam ter um igual. Acabou se popularizando na França e acabou sofrendo algumas mudanças ao longo do tempo, e hoje ele é bem diferente.

Ele se parece bastante com a raça Bichon frisé, podem medir cerca de 28 cm de altura a partir dos ombros e pesar cerca de 6Kg.

História e Origem do Coton de Tuléar

Coton de Tuléar
Coton de Tuléar

Como dissemos, esse se trata de uma raça bem antiga, por esse motivo pouco se sabe como ele veio parar ali. Os primeiros cães surgiram em Toliara no sudoeste de Madagascar. Segundo a lenda que roda por ali, eles teriam chegado de navio após um naufrágio, e foram nadando até terra firme e se misturando no meio dos cães que residiam ali. Já outra lenda conta que eles chegaram por lá levados por comerciantes. Curiosamente em um longo período de tempo era proibido que essa raça saísse do país. Aliás era pet exclusivamente da nobreza, por isso ficaram conhecidos como Cão Real de Madagascar.

As características físicas dessa raça deixam claro que são parentes dos Bichon frisé, outro parente talvez distante é a raça maltês, aliás algumas pessoas acreditam que a raça do Coton surgiu depois do cruzamento do Bichon com o maltês. 

Por muitos anos essa raça era desconhecida no mundo todo, só era popular em Madagascar. Algumas pessoas contam que na década de 60 a região recebeu a visita de um francês que se encantou pela raça, por isso acabou escolhendo alguns e levando com ele para França. Na mesma época esses animais foram vistos também na América do Norte.

Personalidade do Coton de Tuléar

Rosto do Coton Tuléar
Rosto do Coton Tuléar

É um cão muito tranquilo, especialmente com as pessoas que moram com ele. É uma raça muito fiel e apegada ao dono, certamente vai te seguir por onde for. É bem doce e amigável, muito carinhoso e amoroso. É recomendado com um cão de companhia, perfeito para idosos e crianças.

Ele também tem facilidade para se adaptar a família, com isso reflete claramente a personalidade dos seus donos, eles realmente têm uma sensibilidade bem grande. É bastante esperto, inteligente e curioso.

Os filhotes são a coisa mais linda que você vai ser, não tem como não se derreter por eles. Eles vão querer brincar e chamar a atenção o tempo todo. Por isso precisam de bastante carinho, aliás eles não gostam de ficar sozinhos. Evite deixá-lo sozinho por longos períodos.

Deixe o ambiente sempre interessante e confortável para o novo membro da família, tenha diversos brinquedos para que ele se distraia e deixe uma cama confortável para ele. Quanto mais rápido ele se adaptar melhor, aliás capacidade de adaptação não é um problema para essa raça.

Dicas de Adestramento do Coton de Tuléar

Para que a convivência de vocês fique cada dia melhor, separamos algumas dicas de adestramento para que você possa se divertir com seu melhor amigo.

  • Ele tem facilidade para ser adestrado, pois é muito ativo e inteligente. Incentive o aprendizado dele desde filhote, pois nesse período ele está mais aberto para aprender truques e aprender as regras de boa convivência. Tudo isso em forma de brincadeiras funcionam bem.
  • Invista em brinquedos, eles amam. E com brinquedos os treinamentos vão ficar muito mais divertidos. Utilize brincadeiras nos treinamentos, em atividades que os deixem animados. Pode apostar em reforço positivo com carinhos e elogios, os petiscos também ajudam.

Curiosidades a Respeito do Coton de Tuléar

  • Para começar essa lista podemos dizer que essa raça foi escolhida como pet por algumas estrelas de Hollywood, uma das estrelas é Barbra Streisand que é atriz e cantora e possui uma fêmea chamada Sammie. Outras estrelas como Catherine Zeta-Jones, Jane Fonda e Debra Messing são apenas alguns exemplos;
  • Você sabe de onde surgiu esse nome? Pois é a sua aparência física de uma bola de algodão foi a inspiração. A palavra Cotón é francesa e significa algodão, foi daí que surgiu seu nome, a junção com Tulear é porque ele é nativo de Toliara em Madagascar;
  • Uma das lendas a respeito de sua origem conta que eles chegaram na Ilha depois de nadarem bastante assim que o navio que estavam naufragou perto dali;
  • Curiosamente na França esse raça é conhecida como um cachorro anti stress,
  • Na Ilha de Madagascar, de onde ele veio, ele é muito famoso nos selos postais.

Muitas pessoas se questionam se eles podem viver bem em apartamentos, saiba que sim eles se adaptam com facilidade a ambientes pequenos, assim como em ambientes bem grandes. De qualquer forma, ele precisa ter um bom espaço em algum momento do dia para brincar e correr.

Saiba que essa raça se dá bem com crianças, mas cuide para que crianças não o machuquem ou estresse. Eles vão entrar na brincadeira certamente e vai ser uma diversão só, mas não recomendamos para crianças muito pequenas que não tenham muito cuidado com ele. Não são agressivos, mas eles vão fugir de crianças se forem machucados por elas.

Não se esqueça que eles não gostam nenhum um pouco de ficarem sozinhos, podem sofrer com a separação.

Não é uma raça que late excessivamente, se notarem algo diferente ou quando a campainha tocar deve latir um pouco. 

Não é uma raça que solta muito pelos, por isso pessoas alérgicas não precisam se preocupar com eles.

Veja também

Face do Potro

Tudo Sobre o Potro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o potro, se você tem curiosidades sobre esse …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.