Home / Animais / Qual A Temperatura Ideal Para Peixes De Aquário?

Qual A Temperatura Ideal Para Peixes De Aquário?

Existem muito enfeites que podem ficar belíssimos em sua casa, mas nada pode ser tão belo quanto um aquário, com ele é como se você tivesse um pouquinho do fundo do mar dentro da sua própria casa!

Se você deseja ter um aquário, então precisa saber que não é algo tão fácil assim, pois há uma série de cuidados que é preciso ter com os peixes neste ambiente e que se não forem observados podem matar estes frágeis bichinhos.

Eu lhe pergunto: Quer ter seu aquário? Então vem comigo, pois vou lhe mostrar como cuidar destes bichos da maneira adequada!

A Temperatura Ideal Para Os Seus Peixes

Já escolheu qual vai ser o tamanho do seu aquário? Existem pessoas que gostam de aquários bem grandões e há outras que preferem algo mais discreto! Sabia que dá para ter até mesmo Carpas em aquário? Mas é preciso ter um aquário bem espaçoso para manter estes peixões, pois eles crescem segundo o espaço disponível!

Você precisa entender que para cada espécie de peixe há uma temperatura ideal, mas não precisa ficar aflito(a), pois eu descobri que não importa qual seja o tipo de peixe que você possui, todos eles toleram uma temperatura de 21 a 25 ° C!

Peixes de Aquário
Peixes de Aquário

Caso seja do seu desejo, dá para ter muitas espécies diferentes em um mesmo aquário no qual a água possui uma única temperatura, mas é preciso ficar atento(a) quanto ao conflito entre os peixes, pois muitas espécies diferentes em um mesmo espaço pode ocasionar disputas territoriais.

Existem muitos aparatos que você pode usar para moldar a temperatura do seu aquário, as luzes e aquecedores são ferramentas muito utilizadas para tal processo, essa é uma boa opção para manter seus peixes sempre bem acomodados. Lembrando que em épocas mais frias a temperatura da água pode sofrer algumas alterações, por isso, é bom que você tenha estas ferramentas para ajudá-lo(a) a cuidar bem dos seus bichinhos!

Este papo de manter a temperatura da água sempre confortável para os seus peixes é algo bem sério, saiba que as espécies como os Kinguios e as Carpas não toleram as mínimas variações térmicas, sendo assim, podem morrer rapidamente com pequenas mudanças de temperatura.

Por mais que os tempos mais frios sejam bem preocupantes quando o assunto é manter seu aquário em temperatura estável, saiba que nos períodos de verão a água também pode sofrer mudanças térmicas capazes de aquecer demais os seus peixes, isso pode acabar matando-os.

Se você entende bem de informática vai saber do que estou falando: sabe o cooler, aquele ventiladorzinho que auxilia na refrigeração das peças do seu computador? Então, existem coolers para aquário também, eles são usados para abaixar a temperatura deste recipiente nos tempos de calor mais intenso.

Você possivelmente faz uso de lâmpadas comuns, sendo assim, vou ter que lhe pedir que as troque por aquelas que são de LED, estas são melhores pois não produzem tanto calor quanto as tradicionais. Elas serão uma ótima opção para o seu bolso e também seus peixes!

Nunca, mas nunca mesmo tente colocar água fria no aquário para moldar a temperatura!!! Você vai estar cometendo um tremendo erro ao fazer isso, seus peixes podem sofrer um choque térmico e acabarem morrendo na hora. Esta prática acontece como resultado de mais um daqueles conhecimentos leigos que aprendemos sabe lá aonde e executamos sem sabermos o mal que estaremos fazendo aos nossos animais!

Mais uma das técnicas para abaixar a temperatura do seu aquário, é a de tirar a tampa dele, isso fará com que água quente saia evaporada e assim a temperatura baixe.

Ei meu(a) amigo(a) leitor(a), tudo que eu sei sobre a temperatura ideal para um aquário está aí! Mas quero que você também leia este tópico a respeito dos cuidados que se deve ter com um aquário, tenho a certeza de que isso será muito importante para você!

Cuidados Com O Seu Aquário

Cuidados Com O Seu Aquário
Cuidados Com O Seu Aquário

Se você não quer ter trabalho ao cuidar de seus peixes, então sugiro que desista da ideia de ter um aquário, pois para cuidar de qualquer animal, é preciso um mínimo de esforço e dedicação.

A primeira coisa que você precisa observar ao ter um aquário em sua casa, é a troca de água, ela precisa ser constante. A água do aquário polui facilmente em questões de dias, por isso precisa ser trocada sempre.

Em hipótese nenhuma use produtos químicos para limpar o aquário, eles com certeza irão matar seus peixes rapidamente.

Tudo bem se você quiser ter mais de um peixe em seu aquário, mas entenda que você pode correr riscos se colocar uma quantidade exagerada, pois eles podem brigar por território ou então pelas femêas, se houver.

Tome cuidado com o excesso de comida no aquário! Se você exagerar na porção, tudo que ficar como resto vai para o fundo do aquário e logo vai entrar em estado de decomposição, com isso esta comida apodrecida vai começar a liberar uma substância chamada amônia, ela mata em questão de dias os seus peixes.

Alguns leigos podem pensar que quanto maior for o aquário mais tempo é gasto para a manutenção dele, este pensamento é completamente equivocado visto que os mais entendidos do assunto sabem que um aquário maior é bem mais fácil de limpar e ainda dará mais conforto aos peixinhos, isso garante que eles fiquem bem felizes com o ambiente em que estão!

Limpar demais o seu aquário pode ser algo bem maléfico para os seus peixes sabia? Existem bactérias benéficas que ficam na água, elas são responsáveis por transformar elementos tóxicos em não tóxicos, se você limpar demais o recipiente vai acabar matando elas!

Como última dica, eu não lhe recomendo colocar mais de um macho misturado a uma femêa, isso pode ocasionar briga entre eles e um pode acabar matando o outro. Peixes podem parecer animais bem tranquilos e na verdade o são, mas mesmo assim podem demonstrar uma certa fúria quando estão dividindo seu espaço com outros animais de sua espécie. Fique atento(a) a isso!

Então, aqui está tudo que eu sei sobre os peixes! Espero que tenha gostado da matéria!

Até a próxima!

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *