Home / Animais / Porco Sente Frio? Ele é Mamífero?

Porco Sente Frio? Ele é Mamífero?

Confesso que essa não é uma pergunta das mais comuns, mas, sim, podemos dizer que o porco (ou “porco doméstico”) é um mamífero que sente frio, reage a carinhos e a gestos de bondade. Eles também não são nada porcos; o que eles gostam mesmo é de um ambiente arejado, limpo, amplo e tranquilo.

O porco doméstico é o “Sus scrofa domesticus”, um provável resultado de diversas mutações genéticas – ao que tudo indica do javali (europeu ou malaio), das distantes regiões europeias e asiáticas, respectivamente; e que acabou se tornando uma das espécies mais importantes para a pecuária; mas também como animal, digamos, exótico de estimação.

Ele pertence à família Suidae, e é descrito como uma espécie não ruminante, onívoro, com as suas singulares patas diminutas, e que terminam em uma espécie de casco com 4 dedos.

Com relação aos seus dotes como animal de estimação, o que se diz é que eles não deixam nada a dever aos cães e gatos – as principais referências de animais domésticos em praticamente todo o mundo.

E a partir de determinados estímulos e do chamado “reforço positivo”, é possível criar um porco como se fora um “bichano”, ou mesmo um cãozinho de estimação.

Ele aceitará uma coleira, aprenderá a fazer as necessidades no local adequado, sairá para passear num fim de tarde; esteja certo de que companhia é que não irá faltar com uma dessas criaturinhas perto.

Os que adotaram os porcos como animais de estimação são quase unânimes em confirmar a facilidade com que eles se apegam e convivem com os seres humanos.

Os Porcos Sentem Frio, são Mamíferos, e Agora Excelentes Animais de Estimação

Eles pertencem ao mesmo exótico gênero “Sus”, porém, devido a uma daquelas mutações ou alterações genéticas que só mesmo a mãe natureza pode explicar, eles não se desenvolverem o suficiente, e por isso passaram a ser apelidados simplesmente como “micro pigs” ou “mini pigs”.

Os mini pigs, como todos os porcos, diferentemente do que é comum acreditar, sentem frio e são mamíferos não ruminantes, dóceis e facilmente adaptáveis ao convívio humano.

A descoberta de que eles podem ser domesticados como um cãozinho, com direito até a perambular pela vizinhança com uma bela coleira como adorno, vem fazendo com que eles tornem-se uma das mais novas sensações entre os chamados “animais exóticos de estimação”.

Mini Pig
Mini Pig

Os mini pigs na verdade não são uma espécie à parte. Eles são apenas e tão somente o resultado de uma variação genética, que fez com que, do cruzamento de porcos com tamanhos reduzidos, nascessem sempre outros com essas mesmas características: não mais do que 30kg, entre 25 e 35 cm de altura e no máximo 90cm de comprimento.

Os mini pigs, quando cuidados com todo o zelo, podem viver até os impressionantes 20 anos. No entanto, já existem registros de animais que conseguiram ultrapassar a incrível barreira dos 30 anos de idade – tornando-se um companheiro para praticamente toda a vida do seu dono.

Cuidados com um Porco de Estimação

Algo que costuma surpreender os que não são assim tão familiarizados com os mini pigs ou simplesmente mini porcos de estimação, é justamente o fato de que eles sentem frio (como a maioria dos mamíferos), são sensíveis e podem ser criados como se cria um cãozinho, um gato ou outro animal de estimação mais comumente apreciado.

Eles, como outras espécies, podem ser criados soltos dentro de uma apartamento, pois não são nada bravos; e ainda podem aprender (mais uma vez, a partir do “reforço positivo”) a fazer as suas necessidades num canto da casa, num artefato como aqueles disponibilizados aos gatos; ou mesmo com as mesmas estratégias utilizadas para os cães.

Acreditem, eles aprendem a fazer as suas necessidades no local indicado – da mesma forma que um cãozinho –, e você só terá mesmo que evitar que o material se acumule, pois o que se diz é que o odor que eles exalam não são dos melhores!

Eles só precisam tomar banho 1 vez na semana. Imaginem! Apenas um bom shampoo neutro e água quentinha serão suficientes para mantê-los limpos e higienizados durante toda a semana.

Mas é preciso saber que os porquinhos também precisam ter as suas unhas aparadas (já que no ambiente de uma casa elas não serão desgastadas); e é o veterinário o profissional indicado para realizar essa tarefa.

Por isso, mantenha o seu local de abrigo o mais confortável possível, aplique constantemente um hidratante em seu corpo (e protetor solar) nos horários de passeio, entre outros cuidados.

Por Sentir Frio, ter a Pele Sensível e uma Estrutura Delicada, o Porco é uma Mamífero que Exige Cuidados

Um mini pig deve ser tratado como se trata um ser da sua espécie. Logo, é necessário que a sua alimentação seja capaz de mantê-lo em todas as suas necessidades básicas de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

Por isso, dê preferência por adquirir a sua ração em uma loja especializada em suínos, e evite sempre a oferta de restos de comida ou as rações que disponibilizam para os cães e gatos que porventura tenha.

Um porquinho de estimação também deverá visitar um veterinário com alguma regularidade. Esse é o profissional responsável por administrar-lhe um bom vermífugo, além da vacina contra leptospirose (uma vacina obrigatória para qualquer espécie do gênero “Sus”).

Outra coisa a se saber sobre essa espécie, é que eles adoram fuçar um bom terreno (de preferência com uma grama verdinha, que eles não hesitarão em destruir!). Portanto, leve-o para passeios diários, nos quais ele possa correr, saltar, e com isso exercitar as suas articulações.

E por fim, para os interessados em adquirir um animal como esses, fica o conselho de que procure um pet shop bem avaliado pelos seus clientes, ou então um criadouro legalizado e que cumpra com todas as obrigações que lhe cabem para a administração desse tipo de negócio.

Além de certificar-se de que pode adquirir tal espécie (com base na legislação), avaliar se realmente pode oferecer-lhe tempo e carinho suficientes para que ele cresça de forma saudável e, ao invés de configurar-se num transtorno, possa transformar-se, para a insatisfação dos cães e gatos de estimação, no seu melhor amigo.

Deixe o seu comentário sobre esse artigo. E aguarde as próximas publicações.

Veja também

Os Ratos Tem Ossos? Quantos Ossos Eles Tem?

Hoje vamos falar um pouco sobre algumas curiosidades a respeito dos ratos que todo mundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *