Home / Animais / Habitat do Ofiúro: Onde Eles Vivem?

Habitat do Ofiúro: Onde Eles Vivem?

Ofiúro: O Que É?

Espécie menos conhecida, tem um formato de estrela do mar com longas pernas finas. Os ofiúros vivem em águas rasas, gostam de se alimentar de moluscos, crustáceos e pequenos peixes. Para os que não apreciam a vida aquática, quando estão em conjunto, eles podem parecer com as estrelas do mar e serem identificados como, porém, para os cientistas e apreciadores, essa espécie possui suas qualificações bem diferentes.

Gostam de viver em comunidade de cem a dois mil ofiúros. A parte central do seu corpo onde fica uma espécie de boca que suga e puxa os alimentos, pode medir até 2 centímetros de diâmetros e suas longas caudas, que são 5, podem chegar até 10 centímetros.

Quando se sentem ameaçados, eles cortam uma dessas caudas, se regenerando depois. Igual o rabo da lagartixa, essa é uma técnica muito comum de animais com essa capacidade para dispersar seus predadores, pois enquanto a cauda ou rabo se move, o animal em si corre e se esconde.

Mas, onde vive o Ofiúro? Esse animal tão curioso e incomum vai ser abordado mais abaixo pelo Mundo Ecologia. Ficou curioso? Então, vamos lá!

Habitat do Ofiúro: Onde Eles Vivem?

Reconhecidos como estrelas serpentes ou estrelas cesto, os ofiúros podem ser encontrados no Mar Mediterrâneo e Atlântico. Embora sua descrição não mude muito, nem seus modos de vida, existem mais de mil espécies de ofiúros.

Podem viver em águas rasas e cristalinas, porém, são encontradas com maior facilidade em ambientes rochosos, abaixo de 500 metros.

Eles gostam desses locais pois é onde conseguem se esconder de peixes maiores, já que sua cor é muito parecida com das pedras, e suas caudas parecem com as algas. Por conta disso, também possuem hábitos noturnos, já que a visão dos peixes por mais privilegiada que seja, a noite eles conseguem se esconder melhor e suas cores e nem seus movimentos se tornam tão distintos da paisagem.

Algumas vezes ficam submersos no lodo em temperaturas de 20 a 30 graus. Ou seja, gostam de mares mais quentes e tropicais próximos a linha do equador.

Caso participe de alguma expedição aquática por esses locais, pergunte ao responsável se é possível ver um ofiúro, mas atenção: assim como as estrelas do mar, os ofiúros não sobrevivem por fora da água, por isso não os tire dos oceanos para tirar foto, nem algo do tipo!

Veja a seguir algumas curiosidades sobre o que ofiúro.

Ofiúro: Curiosidades

Apenas a existência desse animal já é uma curiosidade e tanto no mundo aquático, não é mesmo? Porém, abordaremos outras curiosidades sobre esse animal tão impressionante e ao mesmo tempo tão pouco conhecido.

  • Os ofiúros não possuem olhos, ele possui um nervo em cada braço que o faz sentir o ambiente ao seu redor.
  • Também não possuem cérebro, sua adaptação por cor e por conseguir se assemelhar as algas que lhe permitem sobreviver bem e em grande quantidade é uma estratégia evolutiva dada pela natureza já que esses animais possuem descobertas e registros recentes.
  • Todos seus órgãos vitais ficam na sua parte central de 10 centímetros.
  • Sua maior parte é feita por um estômago e um esôfago.
  • Além disso, possuem 5 cavidades com mandíbulas.
  • Não possuem intestino, nem anus, ou seja, todo alimento que eles ingerem é transformado em energia ou devolvido pela boca.
  • Geralmente, se reproduzem em épocas quentes, como Primavera e Verão.
Ofiúro
Ofiúro
  • Embora seja um animal fácil de ser capturada, as maiores ameaças para sua sobrevivência são os detritos, ou seja, destruição do seu habitat natural e poluição das águas.
  • Algumas espécies possuem espinhos em seus braços, além de ajuda-los a se locomover pelos oceanos, ajuda a se defender e evitar predadores.
  • Sua reprodução é assexuada e pode ocorrer de suas formas: eles se dividem ao meio e se tornam duas cópias gêmeas, ou a fêmea possui a aparelhagem completa e faz todo o processo sozinha desde a fecundação.
  • Podem viver no máximo por 6 anos, um tempo considerado pequeno em relação aos peixes, mas grande considerando um animal sem cérebro e demais questões importantes para sobrevivência.
  • Por ser todo feito de cartilagem, não possuem fósseis e por conta disso, ele não tem estudos científicos específicos sobre a sua origem, embora pesquisadores afirmem que eles têm a mesma origem da estrela do mar, e ambas evoluíram de acordo com seu melhor habitat, tendo o ofiúro surgido primeiro.

Ofiúros: Outros Animais Semelhantes

Caso o ofiúro tenha causado certo interesse, é legal também saber de outros animais que possuem características parecidas e muitas vezes são poucos estudados, já que a maioria das pessoas apenas conhece a estrela do mar.

  • Estrela do mar: a mais famosa de todas, do mesmo filo que os ofiúros, a diferença que seus órgãos também estão presentes em suas caudas que servem para rastejar e elas tem anus, o que de acordo com pesquisas, é um indicador que elas teriam surgido posteriormente dos ofiúros, já que seu sistema é mais completo o que as torna mais “inteligentes”;
Estrela do mar
Estrela do mar
  • Ouriço do mar: com corpo circula ou oval, parecem uma bola com espinhos que servem para se defender. A diferença dele entre os dois desse texto é que antes de chegar a fase adulta, o ouriço do mar passa pelo estágio de larva.
Ouriço do mar
Ouriço do mar
  • Pepinos do mar: Parecem como a cauda do Ofiúro, são minúsculos e parecem o vegetal pepino, algumas espécies podem ter espinhos pelo seu corpo, tentáculos na boca e já alguns ossos o que se tratando de pesquisas é ótimo, já que são essas calcificações que permitem que a posterioridade saiba o que ocorreu por aqui, assim como os dinossauros!
Pepinos do mar
Pepinos do mar
  • Lírio do mar: pode ser muito facilmente confundido com uma alga, inclusive seu nome em homenagem a uma flor, faz com que muitas pessoas nem desconfiem que se trata de um animal. É a mais afetada pela destruição do meio ambiente, já que seu corpo fica preso em rochas e ela não pode se locomover para sobreviver e depende somente da sua reprodução se estenda para outros locais, o que pode ser um pouco demorado.
Lírio do mar
Lírio do mar

Para saber mais, procure esse e outros animais nos artigos do Mundo Ecologia e bons estudos!

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *