Home / Animais / Golfinho De Crepúsculo: Características, Nome Científico, Fotos

Golfinho De Crepúsculo: Características, Nome Científico, Fotos

Os golfinhos são bem conhecidos, por serem animais dóceis e que tê m muita familiaridade com os humanos e hoje vamos falar mais sobre uma espécie de golfinhos, mais conhecidos como golfinhos de crepúsculo. Você provavelmente já ouviu falar sobre os golfinhos, sobre sua inteligência e grande capacidade de comunicação, tanto entre eles quanto em interação com os humanos. Estudos dizem que são os únicos animais que usam mais de 10% da capacidade cerebral. Vamos aprender mais sobre uma espécie de golfinhos, aprender sobre sua reprodução e comportamentos e além disso, entender melhor como funciona seu sistema de ecolocalização.

Características do Golfinho do Crepúsculo

Seu nome científico é Lagenorhynchus Obscuros, o golfinho do crepúsculo ou golfinho cinzento é encontrado nas águas temperadas e frias continentais da América do Sul, Austrália, África do Sul, Ilhas Kerguelen.

Basicamente, as características físicas dessa espécie de golfinho são muito parecidas como outra qualquer, as únicas diferenças são: o focinho é menor, mais achatado, a cor dessa espécie é mais acinzentada com um pouco de manchas brancas, ou seja, o nome ‘golfinho do crepúsculo’ vem do fato de serem um pouco mais escuros que as outras espécies de golfinhos, os mais comuns e mais conhecidos são os cinza claro.

O estado de conservação desta Espécie de golfinho, encontra-se em estado ameaçado e vulnerável, na verdade, a maioria das espécies de golfinhos estão ameaçadas, bem como as várias espécies de peixes grandes. Todos sofrem diversas ameaças ambientais.

Golfinhos São animais marinhos e mamíferos que pertencem a ordem cetácea, que é a mesma ordem das baleias, sendo a maior família dessa ordem, tendo mais de 35 espécies conhecidas, vivendo com muita sintonia as águas, estando presente em todos os oceanos e até mesmo em algumas águas de rios, os golfinhos conseguem atingir 40 km/h em seu nado e podem saltar até 5 metros acima da água, pois eles são conhecidos por suas acrobacias, como dito anteriormente são animais que tem fama de serem dóceis e sociáveis, são uma espécie que vive em grupos, podendo socializar com outras espécies por exemplo com os humanos.

Os golfinhos possuem dentes e alimentam-se principalmente de alguns peixes e lulas. Dependendo da espécie, o tamanho pode variar entre 1,5 metro 10 metros e pesam entre 50 quilos e 7000 quilos, os tamanhos e pesos maiores são normalmente machos das maiores espécies. Eles têm uma testa um pouco achatada uma estrutura longa e fina parecendo mais com bico, mas dependendo da espécie o formato da cabeça muda algumas parecem um pouco mais quadradas.

Golfinhos De Crepúsculo em Grupo
Golfinhos De Crepúsculo em Grupo

Aspectos e Comportamento dos Golfinhos do Crespúsculo

Na região da testa dos golfinhos a internamente um tipo de depósito chamado melão,  geralmente as espécies possuem barbatanas dorsais, que são aquelas barbatanas que ficam na parte de cima do corpo cilíndrico dos golfinhos, costumam viver de 25 a 30 anos.

Os golfinhos fêmeas dão a luz a seus filhotes durante um período reprodutivo, geralmente, nas espécies de golfinhos os machos são maiores que as fêmeas, mas não é tão discrepante a ponto de ser considerado um dimorfismo sexual.  Algumas pessoas acreditam que o sexo para os golfinhos, é como é para os humanos, não é somente para reprodução, mas também por prazer, nenhum outro animal considera a atividade sexual dessa forma. Os golfinhos respiram pelos pulmões e quando estão dormindo apenas uma parte cerebral descansa a outra continua ativa para que eles não se afoguem assim cuidando da respiração.

Golfinhos De Crepúsculo Saltando da Água
Golfinhos De Crepúsculo Saltando da Água

Geralmente estão mais próximos a superfície. Não é tão comum mergulhos profundos como outras espécies da ordem cetáceos, eles caçam em grupos nos quais seguem acompanhando os cardumes, eles mantêm um ciclo anual dependendo do movimento das espécies dos peixes. Eles são conhecidos por sua inteligência, e podem aprender comandos para várias tarefas. Após os humanos eles são considerados animais com uma quantidade maior de diversidade de comportamentos não ligados a produção e alimentação.

Ecolocalização dos Golfinhos

Os golfinhos conseguem usar e ecolocalização para auxiliar a sua orientação. Eles produzem Ultrassons (em torno de 150 khz), este ‘sons’ que são enviados por uma estrutura que citamos anteriormente chamada melão, as ondas emitidas são propagadas nas águas de forma muito mais rápida que no ar, sendo assim conseguem atingir o objetivo e voltam na forma de eco, é receptado por um órgão adiposo que se encontra na mandíbula ou maxilar inferior, o som transmitido no ouvido e posteriormente no cérebro, processa interpreta os dados que são recebidos, eles emitem sons durante a sua comunicação porém os sons da Ecolocalização têm maior frequência e com eles, podem identificar a distância, a movimentação, a densidade, o formato e a textura da presa, isso faz com que o sistema biossonar seja muito melhor do que os que são criados pelos humanos, existem especialistas que afirmam que os golfinhos usar um som de alta frequência para poder desnortear suas presas enquanto isso o grupo cercam numa caça. O sistema Sonar criado por humanos baseia-se nessa estrutura de localização dos golfinhos, pois é muito avançado. Todas essas características fazem dos golfinhos um dos animais mais incríveis que existe.

Ameaças aos Golfinhos

Os golfinhos são presas para tubarões, humanos e cachalotes. Infelizmente o Japão é um dos maiores causadores de golfinhos usando a carne de animal para substituir a carne de baleia da qual a caça foi proibida. E também são capturados para algumas atrações em parques, ficando em cativeiro a sua reprodução é muito improvável e sua idade média cai bastante. Hoje em dia existem diversos grupos de resistência e de boicote à grandes industrias de entretenimento que se aproveitam de animais para faturar cada vez mais dinheiro. Há um tempo atrás, esse era o caso dos grandes circos. Muitos foram a falência devido a exposição dos maus tratos aos animais para que eles obedecessem a comandos sob pressão e fome. Hoje ainda acontecem essas torturas com os golfinhos e algumas espécies de baleias com maior capacidade de aprendizagem. Basicamente eles passam horas sem comer para que na hora dos espetáculos eles obedeçam aos comandos à risca em troca de alguns petiscos. Por isso muitos instruem aos turistas para que não financiem esse tipo de entretenimento.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *