Home / Animais / Rato Come Filhote de Cachorro? Eles são Perigosos?

Rato Come Filhote de Cachorro? Eles são Perigosos?

Muitas histórias e lendas são contadas sobre os ratos. Mas será que eles são realmente perigosos? Que animais os ratos costumam ter como presas? Se você deseja descobrir essas respostas basta acompanhar o nosso artigo! Vamos lá?

Prejuízos Causados por Ratos

Os ratos são sempre retratados no cinema e nos desenhos animados como criaturas fofinhas e espertas. Eles são mamíferos e podem ser encontrados em todas as partes do mundo. Estima-se que existem duas mil espécies de ratos, sendo algumas delas urbanas e amplamente encontradas nas cidades. As mais comuns são: rato de telhado, camundongo e ratazana.

A realidade é que esses bichos podem ser responsáveis por grandes estragos no ramo da agricultura e podem gerar prejuízos gigantescos. Os roedores possuem dentes que não param de crescer. A habilidade de roer desses animais pode chegar a causar até mesmo incêndios, já que eles costumam atacam os fios elétricos.

Ratos Comem Filhote de Cachorro?

De que animais eles se alimentam? Os ratos são considerados animais onívoros, ou seja, podem se alimentar tanto de vegetais quanto de animais. Geralmente se alimentam grãos, frutas e resto de comida dos seres humanos. Podem também comer alguns pequenos animais como aves e até mesmo outros tipos de roedores. Dessa forma, não é comum que os ratos se alimentem de filhotes de cachorro.

No município de Jaú (no estado do São Paulo) houve um episódio em que uma bando de ratos atacou um filhote de cachorro que já se encontrava muito debilitado e doente. Porém, isso pode ser considerado uma situação muito isolada, já que os ratos não costumam se alimentar de cachorros.

Cachorro e Rato
Cachorro e Rato

O que costuma acontecer com alguma frequência é que animais de estimação acabem mordendo um rato. Nessa situação, o rato pode oferecer ameaça para o seu pet?  A resposta é sim! O primeiro passo é lavar a região que foi mordida com água e sabão para evitar que a área fique contaminada. Observe se o rato também não mordeu o pet e caso você localize alguma mordida, procure também lavar bem a região.

A orientação é levar o animal para o veterinário para que ele possa realizar uma avaliação mais especializada. Em algumas ocasiões pode ser necessário fazer curativos ou  usar remédios.

Os Ratos são Perigosos? Eles Transmitem Doenças?

Os ratos são responsáveis por transmitir mais de trinta doenças, dentre elas: raiva, leptospirose, peste bubônica, micoses, hantavírus e outras. A leptospirose, por exemplo, é uma doença causada por uma bactéria e que pode ser adquirida por meio da urina do rato.  Trata-se de uma grave enfermidades que apresenta dores, febre alta, vômitos e até mesmo o desenvolvimento da meningite.

Mas foi muito anos atrás que os ratos provocaram milhares de morte em todo mundo através da transmissão da peste bubônica. Após a apresentação dos sintomas, é necessário que o indivíduo seja levado com urgência para atendimento médico, já que em torno de dois dias a doença pode levar a morte se não for tratada.

Mas não é somente para os seres humanos que os ratos transmitem doenças. Os pets também podem sofrer com esse pequeno roedor. Você sabia que os ratos podem comer a ração dos cachorros? Sabia que eles adoram essa refeição e ainda podem deixar o alimento dos cães contaminados com a sua urina. Dessa forma, é muito importante deixar o pote de ração em locais que os ratos não possam alcançar e manter sempre os sacos fechados e em locais seguros.

Reprodução dos Ratos

A reprodução desses animais é surpreendente, já que eles podem começar o processo de acasalamento apenas com três meses de idade. A gestação dura até vinte e dois dias, que pode gerar novos dez ratinhos. A mamãe alimenta seus filhotes nos primeiros dias de vida e eles nascem totalmente indefesos e sem pelos. Com o passar dos dias nascem os dentes e eles vão adquirindo mais autonomia com relação a alimentação.

Já com um mês de vida, os ratos já começam a comer outros alimentos e assim permanecem até o fim da sua vida. Eles podem viver até dois anos de idade, mas isso costuma variar de acordo com a espécie.

Curiosidade Sobre os Ratos

Separamos algumas curiosidades sobre os ratos. Vamos conferir?

  • Os ratos vivem pouco, mas consegue se reproduzir com apenas um mês de idade. Em apenas um ano, a fêmea pode colocar no mundo aproximadamente duzentos novos ratos. Inacreditável, não é?
  • Os ratos podem ser responsáveis por transmitir mais de quarenta doenças. A mais conhecida é a leptospirose, transmitida pela urina do roedor.
  • Existem espécies que podem medir mais de oitenta centímetros. Já outras possuem indivíduos com pouco mais de 3 centímetros.
  • São animais inteligentes e capazes de fugir muito rapidamente criando sempre saídas alternativas.
  • Algumas regiões da Ásia são conhecidas por utilizarem os ratos na alimentação.
  • A peste negra foi uma epidemia que aconteceu no século XIV. Após serem contaminados por uma bactéria, os ratos transmitiam a doença para as pulgas, que ao picarem os seres humanos passavam uma mortal enfermidade.
  • Para cada ser humano, existem aproximadamente três ratos. Homem e rato tem uma convivência antiga de aproximadamente dez mil anos.
  • Mais de 80% de pesquisas realizadas em laboratórios utilizam os ratos como cobaias.
  • Estudiosos destacam que se os ratos não existissem no mundo para comer o lixo, outros tipos de animais iriam surgir e transmitir ainda mais doenças.
Curiosidades dos Ratos
Curiosidades dos Ratos

Gostou no nosso artigo? Não esqueça de comentar deixando sua opinião ou dúvida. Aproveite e também compartilhe o texto nas suas redes sociais.

Veja também

Cavalier King Charles Spaniel

Tudo Sobre a Raça Cavalier King Charles Spaniel: Características e Fotos

Essa raça tem sua origem no Reino Unido, foi um cão de companhia de reis …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.