Home / Animais / Diferenças De Tamanho Entre Pinscher 0, 1, 2, 3 E 4

Diferenças De Tamanho Entre Pinscher 0, 1, 2, 3 E 4

Existem muitas raças de cães espalhadas pelo mundo, ao mesmo tempo em que existem diversos tipos de cachorros diferentes dentro dessas raças, cada um com as suas características. Temos o caso do pinscher, cuja principal diferenciação está no tamanho. Tanto é que há os tipos 0, 1, 2, 3 e 4.

Vamos descobrir o que diferencia esses tipos?

Origem E Um Pouco Da História Do Pinscher

Especialistas acreditam que essa raça é originária da Alemanha. Inclusive, a sua ascendência esbarra em outra raça ali daquele lugar: o doberman pinscher. Porém, quem é estudioso no assunto afirma que um não é a versão mirim do outro (até porque o pinscher em si é mais antigo do que o doberman pinscher).

Portanto, temos muito pouco de concreto em se tratando de sua origem. Outra suposição (esta, mais aceita) é que ocorreu a miscigenação de 3 linhagens distintas: o pinscher alemão, dachshund e greyhound italiano. Afinal, há características em comum com essas três raças em relação ao pinscher.

Duvida Dessa Teoria?

Então vejamos alguns pontos interessantes. Do pinscher alemão, provavelmente herdou a hiperatividade e o estresse, além de uma estrutura óssea vigorosa, e as tonalidades castanha e preta. Já do greyhound italiano, pegou a agilidade e o porte ereto. Por fim, a senso de valentia veio do dachshund.

Os antepassados dessa raça tinham como função caçar pequenos animais nocivos e parasitas. Uma qualidade, inclusive, que ainda hoje é encontrada nos pinschers atuais, que têm uma ânsia enorme de correrem atrás de bichinhos, e cavarem buracos para enterrá-los.

Em termos de tamanho, podem medir entre 25 e 30 cm, variando o peso entre 2 e 6 kg. O pelo é curto e bem liso, e é justamente devido a essa característica que esse cão pode suportar temperaturas mais quentes. Sua expectativa de vida, por fim, pode chegar aos 14 anos.

Aqui no Brasil, contudo, essa raça ganhou uma espécie de classificação extraoficial a depender do tamanho do animal. Essa classificação é feita por números (de 0 a 4), e quanto menor é o número, menor o porte.

Pinschers 0, 1, 2, 3 E 4: Diferença De Tamanho E Problemas De Saúde

Como já dissemos anteriormente, essa classificação brasileira feita através de numerações não são reconhecidas por órgãos internacionais do ramo. O chamado pinscher 0, pela lógica, seria o menor de todos, aquele de no máximo, uns 25 cm de comprimento.

O pinscher 1, por sua vez, já é um pouco maior, podendo pesar cerca de 3 kg. O da raça 2 é maior e mais alto, chegando a 4 kg. O 3, quando adulto, chega a uns 5 kg. E, por fim, o 4 é o maior de todos, podendo medir 30 cm de comprimento e pesando cerca de 6 kg.

Essa classificação em si serve apenas para facilitar tutores e amantes da raça quando se expressam a respeito do tamanho dos seus cãezinhos. No entanto, alguns exemplares podem ser menores do que esses tipos citados aqui. O recomendável é que um veterinário consulte o pet para saber qual deveria ser o tamanho ideal dele.

O problema é que, muitas vezes, para se chegar a um pinscher de determinado número, é preciso fazer cruzamentos para criar essas variedades, e isso pode acarretar sérios problemas de saúde para o animal, já a a genética dele acaba ficando bastante alterada devido a esse processo.

Por isso, e para evitar que o animalzinho fique muito doente, o mais recomendado é optar pela versão original do cachorro sem tanta preocupação assim em obter um cão desses pelo tipo de número que representa.

Principais Cuidados Com O Pinscher

Cuidados Com O Pinscher
Cuidados Com O Pinscher

Dentre várias raças de cães, a do pinscher, sem dúvida, é uma das mais fáceis de cuidar. Até porque o seu pelo é curto e liso, o que já ajuda bastante. Pra se ter uma ideia, uma escovação apenas uma vez por semana já é mais do que suficiente.

Já os banhos também podem ser espaçados, sendo feitos 1 ou 2 vezes por mês, mais ou menos, visto que essa raça se suja bem pouco. Contudo, é normal eles terem problemas nos dentes, o que obriga o dono do animal a escová-los com certa frequência.

As visitas ao veterinário, por sua vez, precisam ser feitas 1 vez a cada 6 meses para que se evite o aparecimento de sérios problemas de saúde. Nessas visitas, também é bom fazer check-ups regulares para evitar o aparecimento de pulgas e carrapatos.

Ah sim, a higiene das unhas também é importante. Por isso, é aconselhável apará-las com regularidade para evitar que fiquem demasiadamente grandes.

Dicas Para Atividades E Adestramento Do Pinscher

Essa daqui é uma raça bastante hiperativa, em espacial, os animais menores do tipo pinscher 0, que é menor em estatura. Por isso, o ideal é encher o pet com atividades o tempo todo para que possa gastar a grande energia que possui.

É preciso fazer exercícios com ele, mas cuidado para não exagerar, afinal, ele é um cão de estatura muito pequena. Brincadeiras de correr, de pegar, caminhadas, entre outras atividades, são bastante adequadas para esse animal.

Já o adestramento dele deve começar assim que ele chega em casa, com a idade que for. É bom salientar que se trata de uma raça de cão bem teimosa, e que se forem mal-acostumados, eles, certamente, não obedecerão comendo algum.

O adestramento dele precisa ser feito com muita paciência, precisando ser usado um reforço positivo bem firme. É o tipo de cachorro que está sempre em busca de gastar a sua energia de alguma forma. Portanto, é recomendável que ele seja vigiado para se evitar problemas.

Em suma, independente do tamanho (se 0, 1, 2, 3 ou 4), o pinscher possui uma personalidade bem forte, porém, mesmo sendo um tanto temperamental, ele também é um cão muito fiel e amigo. Sem contar que ele tem instinto de cão de guarda, defendendo o seu território custe o que custar, sempre disposto a defender seus donos.

Não raro late sem parar e investe em algum estranho que chegar próximo. Muitos, devido a isso, acham que se trata de um cão nervoso e histérico, mas, não é bem assim. No geral, ele só quer proteger o que é seu, o que faz dele um exímio amigo em forma de pet.

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *